Existem quatro maneiras principais pelas quais as pessoas reagem à tecnologia:tecnófilos, tecnófobos, tecnocéticos e indivíduos desinteressados.
Tecnófilos estão entusiasmados com a tecnologia e acreditam que ela trará mudanças positivas na sociedade. Eles estão ansiosos para adotar novas tecnologias e vê-las como uma forma de melhorar suas vidas.
Tecnófobos têm medo da tecnologia e acreditam que ela terá um impacto negativo na sociedade. Eles são resistentes à mudança e preferem seguir as formas tradicionais de fazer as coisas.
Tecnocéticos são cautelosos em relação à tecnologia e adotam uma abordagem equilibrada em seu uso. Reconhecem os benefícios potenciais da tecnologia, mas também estão conscientes dos riscos. Eles consideram cuidadosamente os prós e os contras das novas tecnologias antes de decidirem adotá-las.
Indivíduos desinteressados não estão particularmente interessados em tecnologia e não a veem como uma parte importante de suas vidas. Podem utilizar a tecnologia para fins básicos, como comunicação e entretenimento, mas não procuram ativamente novas tecnologias.