>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> Apps de telefone

Onde os aplicativos se originaram?

O conceito de "aplicativo" (abreviação de "software aplicativo") remonta aos primórdios da computação, quando os usuários interagiam com computadores mainframe por meio de interfaces baseadas em texto. Na década de 1960, Douglas Engelbart desenvolveu um sistema chamado NLS (oN-Line System) que introduziu a ideia de janelas, ícones e uma interface controlada por mouse. Isso lançou as bases para a interface gráfica do usuário (GUI) que mais tarde se tornaria predominante em computadores pessoais.

No entanto, o termo “aplicativo” e o uso generalizado de software aplicativo como os conhecemos hoje ganharam destaque no início dos anos 2000 com o advento dos smartphones e dispositivos com tela sensível ao toque. A App Store, lançada pela Apple Inc. em 2008, forneceu uma plataforma centralizada para os usuários descobrirem e baixarem aplicativos projetados especificamente para dispositivos móveis.

Desde então, os aplicativos tornaram-se parte integrante da computação moderna, expandindo-se de smartphones e tablets para desktops, laptops, smart TVs, consoles de jogos e outros dispositivos conectados. Hoje, existem milhões de aplicativos disponíveis em diversas plataformas, abrangendo uma ampla variedade de categorias, como jogos, mídias sociais, ferramentas de produtividade, entretenimento, notícias e muito mais.