Geralmente é possível recarregar uma bateria completamente descarregada, mas a capacidade de fazê-lo depende do tipo de bateria e do grau de descarga.
Para baterias de chumbo-ácido, que são comumente usadas em carros e outros veículos, geralmente é possível recarregar uma bateria completamente descarregada, desde que a bateria não tenha sido danificada devido à sulfatação excessiva ou outros fatores. Para recarregar uma bateria de chumbo-ácido, um carregador de bateria é usado para fornecer uma quantidade controlada de corrente à bateria. O processo de carregamento pode demorar várias horas e é importante seguir as instruções do fabricante para evitar sobrecargas, que podem danificar a bateria.
Para baterias de íons de lítio, comumente usadas em dispositivos eletrônicos como laptops e smartphones, geralmente também é possível recarregar uma bateria completamente descarregada. No entanto, as baterias de íons de lítio são mais sensíveis à sobrecarga e descarga excessiva do que as baterias de chumbo-ácido, por isso é importante usar um carregador de bateria projetado especificamente para baterias de íons de lítio.
Se uma bateria ficar completamente descarregada durante um longo período de tempo, poderá não ser possível recarregá-la totalmente. Nesses casos, pode ser necessário substituir a bateria. É sempre uma boa ideia seguir as recomendações e orientações do fabricante para carregar e descarregar baterias para evitar qualquer dano.