As baterias D são feitas de uma variedade de materiais, incluindo:
-
Zinco: O zinco é o material do ânodo primário (terminal negativo) nas baterias D. É um metal branco-azulado altamente reativo e com alto potencial elétrico. O zinco é ligado a outros metais, como mercúrio ou manganês, para melhorar seu desempenho e durabilidade.
-
Carbono: O carbono é o material do cátodo primário (terminal positivo) nas baterias D. É um elemento não metálico altamente condutor de eletricidade. O carbono geralmente está na forma de grafite, que é uma forma cristalina de carbono que possui uma estrutura em camadas.
-
Eletrólito: O eletrólito nas baterias D é uma solução de cloreto de amônio e cloreto de zinco. O eletrólito fornece um meio para o fluxo de íons entre o ânodo e o cátodo.
-
Separador: O separador nas baterias D é um material poroso que evita que o ânodo e o cátodo entrem em contato direto um com o outro. O separador é normalmente feito de um material plástico, tal como polietileno ou polipropileno.
-
Contêiner: O recipiente de uma bateria D é feito de metal, como aço ou alumínio. O recipiente protege a bateria contra danos e fornece uma conexão para os terminais elétricos.