Bluetooth, em homenagem ao rei dinamarquês Harald Blatand do século 10 (Bluetooth), é uma especificação da indústria de tecnologia para conectividade sem fio de curto alcance. É usado para criar pequenas redes de área pessoal, que podem consistir em dispositivos de computador, telefones, PDAs, impressoras e câmeras digitais. O Bluetooth foi originalmente inventado pela empresa sueca Ericsson em 1994.
Intervalo
O Bluetooth 1.0 pode conectar até oito dispositivos em um raio de cerca de 33 pés com capacidade ou largura de banda de 700 Kbps. Uma revisão posterior da especificação Bluetooth, Bluetooth 2.0, pode transmitir a até 2,1 Mbps em um raio de cerca de 30 metros. O Bluetooth 3.0, adotado em 2009, aumentou a largura de banda para 24Mbps, enquanto a especificação Bluetooth 4.0, adotada em 2010, tem um alcance teórico de até 60 metros. A especificação Bluetooth estipula um alcance mínimo de 33 pés, mas o alcance máximo é determinado apenas pela potência de saída do dispositivo.
Banda de frequência
A tecnologia Bluetooth opera na banda de frequência industrial, científica e médica do espectro de rádio entre 2,4 e 2,485 gigahertz. Esta banda de frequência está disponível e não é licenciada na maioria dos países. É também a mesma banda de frequência usada pelo conjunto de padrões 802.11 do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos – 802.11be 802.11g – também conhecido como Wi-Fi.
WPAN
Bluetooth é, na verdade, o nome comercial do padrão IEEE 802.15, ou rede de área pessoal sem fio, e não se destina a competir diretamente com os padrões IEEE 802.11. Pretende-se permitir a criação de uma rede de dispositivos de dados e/ou voz, conhecida como piconet, numa área muito reduzida. Um dispositivo na piconet é designado mestre e todos os outros dispositivos são escravos. A comunicação ocorre entre mestre e escravo e vice-versa, mas nunca diretamente entre escravos.
Limitações
A incapacidade dos dispositivos Bluetooth funcionarem de forma eficiente nas proximidades de sinais Wi-Fi é uma das maiores desvantagens da tecnologia. O alcance efetivo do Bluetooth é reduzido pela interferência do Wi-Fi e os valores citados pressupõem um ambiente sem equipamento Wi-Fi. De fato, o Bluetooth levou muitos anos para se estabelecer no mercado e ainda enfrenta forte concorrência de padrões mais recentes, como o Ultra Wideband, que oferece taxas de dados mais altas e coexiste bem com o Wi-Fi. No entanto, desde que nenhuma placa de interface de rede Wi-Fi ou ponto de acesso seja colocado a cerca de 6 pés de uma piconet Bluetooth e apenas um pequeno número de piconets esteja operando na área, é possível que Bluetooth e Wi-Fi coexistam sem grandes problemas.