Bluetooth é uma tecnologia que permite que dispositivos se comuniquem e compartilhem dados em curtas distâncias sem fios. A fabricante sueca de telecomunicações Ericsson criou a tecnologia em 1994. O Bluetooth é um padrão de tecnologia aberta, o que significa que qualquer pessoa que se junte ao Grupo de Interesse Especial Bluetooth e adere a padrões bem definidos pode criar dispositivos Bluetooth. Embora a tecnologia Bluetooth seja predominante em dispositivos que precisam transferir pequenas quantidades de dados, as limitações da tecnologia impediram que ela se tornasse a tecnologia sem fio de fato.
Taxa de transferência lenta
A taxa de transferência de dados entre dispositivos Bluetooth é de cerca de três megabits por segundo. Isso é significativamente menor do que o Wi-Fi, a outra tecnologia sem fio predominante, que transfere a 54 Mbps. O Bluetooth também é muito lento para transmitir música ou vídeo, o que requer pelo menos 10 Mbps. O novo padrão Bluetooth, Bluetooth 3.0, permitirá velocidades de transferência de até 24 Mbps usando uma conexão Bluetooth para configurar uma conexão Wi-Fi separada. Esta combinação de tecnologia Bluetooth e Wi-Fi permite a taxa de conexão de 24 Mbps.
Limitações de distância
A maioria dos dispositivos Bluetooth, especialmente aqueles que funcionam com bateria, são dispositivos Bluetooth Classe 2. Os dispositivos de classe 2 têm um alcance de cerca de 10 metros, ou cerca de 30 pés. As limitações de alcance destinam-se a evitar o esgotamento rápido da bateria. Embora o sinal Bluetooth funcione através de paredes, quanto mais objetos estiverem entre os dispositivos, menor o alcance geral dos dispositivos. Os dispositivos Bluetooth Classe 1 têm um alcance de cerca de 100 metros, mas o tamanho e o consumo de energia necessários para criar um sinal Classe 1 significa que pequenos dispositivos sem fio não podem usá-lo e estão confinados aos 10 metros do protocolo Classe 2.
Interferência
Os dispositivos Bluetooth funcionam com a banda de rádio de 2,4 GHz, que é a mesma frequência não licenciada usada por muitos outros dispositivos sem fio. Se muitos dispositivos na mesma área estiverem usando o mesmo trecho de largura de banda, isso pode levar a problemas gerais de rede, pois os sinais colidem e as informações precisam ser reenviadas. O sinal Bluetooth foi projetado para alterar sua frequência muitas vezes por segundo para reduzir essa interferência, mas se um número suficiente de dispositivos estiver tentando usar o mesmo pequeno trecho de largura de banda, a interferência é inevitável. O Bluetooth 3.0, sendo usado em dispositivos criados em 2010, usa o espectro de 6-9 GHz, portanto, terá muito menos problemas de interferência. Os dispositivos Bluetooth 3.0 também são capazes de transmitir a 2,4 GHz para se comunicar com tecnologias Bluetooth anteriores. O Bluetooth 3.0, rodando a 2,4 GHz, tem os mesmos problemas de interferência que as tecnologias Bluetooth anteriores.