Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio que permite que dispositivos eletrônicos, como computadores e telefones celulares, troquem dados em curtas distâncias. O Bluetooth usa a banda de 2,4 gigahertz (GHz) do espectro de radiofrequência, também conhecida como banda industrial, médica e científica (ISM), que não é licenciada na maioria dos países.
Radiação não intencional
O Bluetooth é uma tecnologia de comunicação robusta na medida em que inclui mecanismos para verificação e correção de erros. No entanto, embora seja improvável que fontes menores de interferência eletromagnética, como computadores pessoais, causem interferência com sinais Bluetooth, outros dispositivos que compartilham a banda ISM, incluindo fornos de micro-ondas, podem causar sérias interferências. Em circunstâncias extremas, como colocar um dispositivo Bluetooth próximo a um forno de micro-ondas enquanto ele está funcionando, a interferência pode bloquear completamente os sinais Bluetooth.
Wi-Fi
Os dispositivos Wi-Fi são oficialmente identificados pela família de padrões 802.11 do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE). Das quatro versões da tecnologia 802.11 disponíveis, três delas—802.11b, 802.11ge 802.11n—operam na banda ISM. Bluetooth e Wi-Fi coexistem em uma seção do ISM com 83 megahertz (MHz) de largura, e o Bluetooth usa uma técnica, conhecida como "frequency hopping spread spectrum", para "saltar" entre 79 canais diferentes nesta seção. Uma transmissão Wi-Fi simultânea ocupa 22 desses canais e, portanto, pode levar a interferências que vão desde a desaceleração da taxa de dados até o bloqueio completo das comunicações Bluetooth, dependendo da intensidade do sinal.
Telefone celular
Um receptor Bluetooth em um telefone celular também pode ser bloqueado pelo transmissor do telefone celular. Transmissores de telefones celulares do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM) típicos produzem entre um e três watts, mas os receptores Bluetooth são projetados para operar com sinais na ordem de trilionésimos de watt, ou picowatts, para que o receptor possa ser completamente sobrecarregado pelo transmissor . Mesmo no melhor cenário, o transmissor GSM gera ruído significativo, o que limita o alcance das comunicações Bluetooth.
Negação de serviço
As redes Bluetooth, tecnicamente conhecidas como piconets, também podem ser suscetíveis aos chamados ataques de negação de serviço, nos quais um intruso procura bloquear ou bloquear deliberadamente os sinais Bluetooth. Ataques de negação de serviço podem ocorrer na camada física, onde um intruso pode tentar capturar um canal de um membro legítimo da piconet, ou dentro da estrutura de protocolos ou conjuntos de regras que controlam a comunicação Bluetooth. No último caso, um intruso pode explorar algumas das características do Bluetooth para inundar um ou mais membros de uma piconet com tráfego de rede, de modo que esse dispositivo não possa se comunicar com outros dispositivos.