Não há evidências científicas que apoiem a afirmação de que o Bluetooth pode causar perda auditiva. Os dispositivos Bluetooth emitem um sinal de radiofrequência (RF) de baixa potência, que é um tipo de radiação eletromagnética. No entanto, a energia RF emitida pelos dispositivos Bluetooth é muito fraca e não se sabe que tenha quaisquer efeitos nocivos para a saúde humana.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reviu as evidências científicas sobre os efeitos da exposição à RF na saúde e concluiu que não há evidências convincentes de que a exposição à radiação RF de telefones sem fio ou outros dispositivos cause quaisquer efeitos adversos à saúde.
No entanto, algumas pessoas relataram sintomas como dores de cabeça, tonturas e fadiga após usar dispositivos Bluetooth. Esses sintomas não são bem compreendidos e não se acredita que sejam causados pela radiação RF emitida por dispositivos Bluetooth.
Se você está preocupado com os possíveis efeitos dos dispositivos Bluetooth à saúde, pode tomar algumas medidas para reduzir sua exposição à radiação RF. Por exemplo, você pode usar um fone de ouvido com fio em vez de um fone de ouvido Bluetooth e evitar o uso de dispositivos Bluetooth quando não os estiver usando ativamente.