Você
NÃO use uma pulseira de aterramento nas seguintes situações:
*
Ao trabalhar em equipamentos que não estão aterrados. Uma pulseira de aterramento é inútil se o equipamento em si não estiver devidamente aterrado.
*
Ao trabalhar em equipamentos que não estão energizados. As tiras de aterramento são projetadas para protegê-lo contra choques elétricos, fornecendo um caminho para a corrente fluir para o aterramento. Se o equipamento não estiver energizado, não há corrente para conduzir, sendo desnecessária a cinta de aterramento.
*
Ao trabalhar em equipamentos que foram isolados do solo. Por exemplo, se você estiver trabalhando em um equipamento que está sobre uma esteira isolante, a cinta de aterramento não será eficaz.
*
Ao trabalhar em equipamentos que não estão devidamente aterrados. Se a pulseira de aterramento não estiver conectada a um aterramento adequado, isso poderá aumentar o risco de choque elétrico.
*
Ao trabalhar em equipamentos danificados ou com defeito. Se o equipamento estiver danificado, a cinta de aterramento poderá não ser capaz de fornecer proteção adequada.
*
Ao trabalhar em um ambiente molhado ou úmido. A água pode conduzir eletricidade, portanto, trabalhar num ambiente úmido aumenta o risco de choque elétrico.
*
Ao trabalhar com tensões muito altas. Em alguns casos, a cinta de aterramento pode não ser capaz de suportar a quantidade de corrente que poderia fluir em uma situação de alta tensão.
*
Ao trabalhar em equipamentos que não estão dentro do seu nível de habilidade. Somente pessoal qualificado e treinado deve trabalhar em equipamentos elétricos.
É importante consultar os regulamentos e procedimentos de segurança do seu empregador antes de usar uma pulseira de aterramento. Devem ser utilizados com cautela e somente em situações em que sejam necessários e seguros.
Lembre-se:
a segurança é fundamental ao trabalhar com eletricidade.