1. Comece construindo um relacionamento. Conheça o cliente pessoalmente perguntando sobre seu dia, semana ou interesses. Isso ajudará a construir confiança e torná-los mais confortáveis em se abrir com você.
2. Faça perguntas abertas. Em vez de fazer perguntas que podem ser respondidas com um simples sim ou não, faça perguntas abertas que incentivem o cliente a fornecer mais detalhes. Isso o ajudará a reunir mais informações e aprender mais sobre suas necessidades e desejos.
3. Seja vago ao fazer perguntas. Seja muito genérico em suas perguntas. Dessa forma, você permite que o alvo forneça informações que ele/ela pode considerar irrelevantes.
4. Use habilidades de escuta ativa. Quando o cliente estiver falando, ouça realmente o que ele está dizendo, tanto verbal quanto não verbalmente. Isso o ajudará a entender melhor suas necessidades e desejos. Por exemplo, observe a linguagem corporal e esteja atento ao tom da voz.
5. Seja empático. Coloque-se no lugar do cliente e tente entender como ele está se sentindo. Isso o ajudará a responder a eles de uma forma útil e de apoio.
6. Respeite a privacidade deles. Não peça informações que o cliente não deseja compartilhar. Respeite a sua privacidade e peça apenas as informações necessárias para ajudá-los nas suas necessidades.
7. Seja genuíno. O cliente saberá se você está sendo falso ou dissimulado. Seja genuíno e sincero em suas interações com eles, e será mais provável que eles se abram com você.