>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> PDA

Avaliação do Apple iPad Air 4


A Apple nos forneceu uma unidade de revisão para um de nossos escritores testar, que ele enviou de volta após sua avaliação completa. Leia a versão completa dele.

O iPad Air 4 recebeu um grande facelift em comparação com a geração anterior, mas a nova estética dificilmente é a maior mudança aqui. Equipada com o poderoso processador A14 Bionic, uma bela tela Liquid Retina totalmente laminada e um Magic Connector magnético que funciona com acessórios como o Apple Pencil de segunda geração e o fantástico Magic Keyboard, a Apple silenciosamente construiu um sólido concorrente para o iPad Pro a um preço mais baixo.

A perspectiva de uma alternativa mais acessível ao impressionante iPad Pro que chega perto dos recursos deste último é intrigante, mas as especificações de hardware contam apenas parte da história. Para esse fim, passei algumas semanas com um iPad Air, Magic Keyboard e Apple Pencil de segunda geração como parte do meu carregamento diário, com resultados que me surpreenderam.

Combinado com o Magic Keyboard, o iPad Air 4 é um substituto de laptop notavelmente competente. Ainda não estou exatamente pronto para trocar meu laptop por um tablet, mas entre os recursos do iPad Air 4 e seu preço, a Apple encontrou uma fórmula vencedora que pode superar o iPad Pro por muito tempo. usuários.

Design:grandes mudanças com fortes sugestões de design do iPad Pro


A linha iPad Air deveria ter uma atualização visual mais cedo ou mais tarde, e o iPad Air 4 é isso. As molduras grossas superior e inferior e os cantos nítidos da tela desapareceram, em favor de uma borda uniforme e uma tela que, como o iPad Pro, possui cantos arredondados. A aparência geral é semelhante ao iPad Pro, na verdade, até as bordas perpendiculares que permitem que o novo iPad Air suporte um conector mágico magnético. Este conector, se você não estiver familiarizado, permite sincronizar e carregar o Apple Pencil de segunda geração, conectar-se ao Magic Keyboard e muito mais.

Junto com os painéis superior e inferior reduzidos, a Apple abandonou o antigo botão home familiar. Em vez do botão físico, você terá que deslizar de baixo para cima na tela para voltar para casa. O sensor de impressão digital, que costumava ser encontrado no botão home, foi realocado para o botão de bloqueio. Parece um pouco estranho usar esse botão oblongo como sensor de impressão digital no começo, mas me acostumei rapidamente.

Consegui dividir a tela em duas janelas, assistindo a vídeos do YouTube em uma e fazendo anotações na outra sem nenhum sinal de lentidão ou atraso.

Outra grande mudança de design encontrada no iPad 4 é que a porta Lightning foi substituída por uma porta USB-C. Isso deixa o novo iPad Air ainda mais alinhado com o iPad Pro, ao mesmo tempo em que o separa das gerações anteriores de acessórios do iPad que contam com o conector Lightning. Você pode usar todos os acessórios do seu iPad Pro e uma grande variedade de outros periféricos e dongles USB, mas precisará de um adaptador Lighting-to-USB-C se quiser continuar usando suas coisas antigas.

O redesenho traz um bando de belas opções de cores também. Minha unidade de teste tinha um tom agradável de verde metálico, mas você também pode escolher entre azul celeste, ouro rosa, prata e, claro, cinza espacial. Gosto particularmente do tom verde da minha unidade de teste, mas as cores são todas uniformemente discretas, em vez de chamativas ou espalhafatosas, dando uma sensação de luxo ao dispositivo.

Tela:linda tela Liquid Retina de 10,9 polegadas


O iPad Air 4 não recebeu apenas atualizações cosméticas em relação à geração anterior, e a tela é uma área em que vemos uma grande melhoria. É maior, com 10,9 polegadas versus 10,5 polegadas e uma proporção ligeiramente diferente. A resolução é 2360x1640 e a densidade de pixels é a mesma em 264ppi, mas o iPad 4 possui uma tela Liquid Retina totalmente laminada em comparação com a tela Retina encontrada no modelo anterior.

Em termos de desempenho, a tela do iPad Air 3 já era ótima, e a tela do iPad Air 4 é apenas um pouco melhor. Eles têm a mesma densidade de pixels, como mencionado anteriormente, o mesmo brilho e a mesma precisão de cores. Os ângulos de visão também são fantásticos, com algum escurecimento em ângulos extremos, mas muito pouca mudança de cor.

A tela parecia ótima na maioria das condições de iluminação, incluindo luz interna brilhante. A tela era visível ao ar livre em dias ensolarados, graças ao seu brilho absoluto. Eu tive alguns problemas de visibilidade do lado de fora sob luz solar direta, graças à tela de vidro altamente reflexiva, mas um pouco de sombra resolveu esse problema rapidamente.

Desempenho:velocidade impressionante do chip A14 Bionic 


O iPad Air 4 apresenta o novo chip A14 Bionic da Apple, que o coloca na estranha posição de ser o tablet mais rápido da Apple até a próxima atualização do iPad Pro. Onde o iPad de 10,2 polegadas da 8ª geração flerta com o status de substituição do laptop, o iPad Air vai com tudo.

Eu fiz o meu melhor para deixar meu laptop para trás sempre que possível e ficar com o iPad Air e um Magic Keyboard, e os resultados foram surpreendentes. Onde eu sentia falta do meu laptop um pouco mais do que eu estava confortável ao usar o iPad de 10,2 polegadas, o iPad Air 4 é tão competente que minhas únicas reclamações reais são que o Magic Keyboard apertado demora um pouco para se acostumar, e é mais difícil realizar multitarefas com eficiência em uma tela de 10,9 polegadas do que nas telas de 13 e 15 polegadas dos meus laptops.

Com um processador mais rápido e acesso aos mesmos ótimos acessórios, o iPad Air faz praticamente tudo o que o iPad Pro faz por menos dinheiro.

Em termos de desempenho absoluto, o iPad Air 4 nunca deixou de impressionar. Consegui dividir a tela em duas janelas, assistindo a vídeos do YouTube em uma e fazendo anotações na outra sem nenhum sinal de lentidão ou atraso. Também acionei o Photoshop e editei imagens sem problemas, mesmo em exibição dividida com um vídeo sendo reproduzido na outra janela. Isso não é algo que eu normalmente gostaria de fazer em uma tela tão pequena, mas tive que ver se o iPad Air 4 poderia lidar com isso.

Com seu processador robusto e tela bonita, o iPad Air 4 também se presta bem a jogos móveis. Instalei o jogo de aventura de mundo aberto Genshin Impact bem a tempo para a atualização 1.1 sabendo que funcionaria bem devido à minha experiência com o iPad de 10,2 polegadas de menor potência, e o iPad Air 4 impressionou novamente. Os tempos de carregamento foram muito bons em comparação com outros dispositivos móveis em que joguei o jogo, e os gráficos pictóricos pareciam quase tão bons quanto no meu equipamento de jogo. Não sei se gostaria de usar um iPad Air como meu principal dispositivo de jogo, mas que opção fantástica poder usar onde e quando você tiver um pouco de tempo de inatividade.

Produtividade:emparelhe-o com o Magic Keyboard para uma experiência quase semelhante a um laptop


O iPad Air 4 oferece ao iPad Pro de 12,9 polegadas uma corrida pelo seu dinheiro no departamento de produtividade. Com um processador mais rápido e acesso aos mesmos ótimos acessórios, o iPad Air faz praticamente tudo o que o iPad Pro faz por menos dinheiro. Como mencionei anteriormente, o iPad Air 4 chega bem perto do território de substituição de laptop quando você o emparelha com um Magic Keyboard, tornando este dispositivo ultraportátil um dos maiores auxiliares de produtividade que você encontrará na linha de produtos da Apple.

O Magic Keyboard é realmente a chave para desbloquear o poder do iPad Air 4. O case é tão fino que é um pouco mais pesado do que um case sem teclado, mas fornece um teclado e touchpad completos quando você o abre. Combine isso com uma parte traseira facilmente ajustável para ajustar o ângulo de visão do tablet e você terá uma potência de produtividade.

O Magic Keyboard é realmente a chave para desbloquear o poder do iPad Air 4.

O único problema que encontrei foi que o Magic Keyboard é significativamente mais apertado do que estou acostumado, mas acho que geralmente não demora muito para se acostumar com um novo teclado. Depois que me acostumei, pude trabalhar em artigos e resenhas, enviar e-mails e mensagens do Discord, navegar na web, editar imagens e praticamente todas as outras tarefas para as quais normalmente usaria meu laptop. A única vez que fui forçado a mudar para o meu laptop foi ao jogar jogos que não estão disponíveis para o iPadOS e quando a tela de 10,9 polegadas se mostrou muito pequena para a tarefa que eu estava tentando concluir.

Áudio:decente o suficiente, mas sem estéreo quádruplo como seu irmão maior


Se você está procurando um motivo para usar um iPad Pro em vez do surpreendentemente capaz iPad Air 4, você o encontrou. A qualidade do som aqui é boa, mas está tudo bem. Você obtém alto-falantes estéreo, mas eles não têm o poder dos alto-falantes quádruplos encontrados no iPad Pro.

Liguei o YouTube Music e coloquei “Shatter Me” de Lindsey Stirling, e fiquei bastante impressionado. Os alto-falantes estéreo do iPad Air encheram meu escritório na metade do volume, e os vocais eram notavelmente claros. O violino de Stirling também saiu alto e claro, embora as partes mais pesadas de alguns tenham ficado um pouco ocas. No geral, os alto-falantes estéreo do iPad Air 4 fazem o trabalho bem o suficiente e são definitivamente muito altos.

Rede:Boas velocidades em Wi-Fi e desempenho LTE impressionante


O iPad Air 4 realmente me impressionou com seu desempenho de rede, apresentando números decentes quando conectado a Wi-Fi e desempenho inacreditável quando conectado a dados de celular. Para fins de teste, usei uma conexão Mediacom de 1 Gbps com um sistema Eero Mesh Wi-Fi e usei um SIM de dados da AT&T para celular.

Conectado ao meu Wi-Fi e próximo ao roteador, o iPad Air 4 gerenciava 347Mbps para baixo e 64,4Mbps para cima. Isso é muito bom, embora seja inferior aos 486Mbps que meu Pixel 3 gerenciava ao mesmo tempo. Afastando-se do modem e de todos os pontos de acesso, medi praticamente a mesma alta velocidade de download a uma distância de cerca de 15 metros, sem queda para falar. A cerca de 30 metros de distância do modem, na minha garagem, o iPad Air 4 ainda estava com impressionantes 213 Mbps.

Os números foram ainda mais impressionantes quando desliguei o Wi-Fi e liguei os dados do celular. Conectado à rede 4G LTE da AT&T, o iPad Air 4 registrou inacreditáveis ​​21,8 Mbps de down e 2 Mbps de up na mesa do meu escritório. O mais alto que vi do meu Netgear Nighthawk M1 na mesma posição, conectado a uma antena, é de 15Mbps abaixo.

Conectado a um enorme conjunto de antenas Yagi direcional personalizado, o melhor que consegui extrair do meu Nighthawk M1 é de cerca de 20 Mbps. Portanto, esse tipo de velocidade do iPad Air 4 é realmente impressionante.

Quando deixei para funcionar sozinho, com a tela ligada, transmitindo vídeo por Wi-Fi, registrei o iPad Air 4 em apenas cerca de 12 horas de tempo de execução.

Câmera:negócios na frente, festa atrás


O iPad Air 4 possui uma única câmera de 12 MP na parte traseira, que é uma das áreas em que definitivamente fica atrás do iPad Pro. A omissão de uma lente ultra grande angular não parecia um grande obstáculo para mim, já que a câmera traseira parecia tirar fotos notavelmente nítidas e coloridas em condições onde havia muita luz disponível. Fiquei menos impressionado com as fotos que tirei em condições de pouca luz, com ruído perceptível, cores lamacentas e incapacidade de lidar com luz de fundo fraca.

A câmera traseira também permite gravar vídeo em 4K agora. Os resultados foram muito bons no geral, especialmente considerando o preço do iPad 4 e o fato de que gravar vídeo não é realmente seu objetivo principal.

A câmera frontal de 8MP é uma grande melhoria em relação à oferta de 720p encontrada no iPad de 10,2 polegadas. Se você passa muito tempo fazendo videoconferências, e muitos de nós estão nesse barco hoje em dia, o iPad Air 4 não o deixará constrangido com visuais embaçados e vídeos irregulares. As selfies são nítidas e coloridas, e o vídeo é suave e claro. Dito isso, o iPad Air 4 ainda sofre com o velho problema de ter a câmera montada na lateral quando usado no modo retrato.

Bateria:melhor do que o anunciado


A Apple alega uma duração de bateria de 10 horas ao navegar constantemente na web em Wi-Fi, e achei essa estimativa um pouco conservadora. Quando deixei para funcionar sozinho, com a tela ligada, transmitindo vídeo por Wi-Fi, registrei o iPad Air 4 em apenas cerca de 12 horas de tempo de execução. Quando usado moderadamente para navegação na web, e-mail e outras tarefas, mas não como minha máquina de trabalho principal, consegui passar alguns dias entre as cobranças.

Software:iPadOS continua a impressionar


O iPad Air 4 vem com o iPadOS 14, e a evolução contínua dessa versão centrada em tablet no iOS continua a impressionar. Esta é a mesma versão do sistema operacional que você obtém com o iPad de 10,2 polegadas (2020), só que roda ainda mais rápido aqui graças ao chip A14 Bionic.

Além de muitas melhorias nos bastidores, o iPadOS 14 traz algumas adições bastante chamativas que ajudam a facilitar a multitarefa, melhorar a produtividade e ajudar a empurrar o iPad ainda mais para o território de substituição de laptops.

Minha adição favorita é o Scribble, que é um recurso que aproveita o Apple Pencil. Esse recurso permite que você escreva notas manuscritas e as transforme em texto na tela. Ele também permite que você escreva com o Apple Pencil em qualquer campo de texto, com sua caligrafia sendo transformada automaticamente em texto. Ele facilita o preenchimento de formulários ao usar o iPad Air no modo tablet sem um teclado físico e foi bastante preciso no geral.

Outro recurso que gostei foi o Smart Stack, que é essencialmente uma pilha de widgets que você pode percorrer e que é selecionado automaticamente com base em vários fatores, como sua localização e hora do dia. Não é perfeito, mas tende a trazer à tona informações relevantes e foi útil na maioria das vezes.

Preço:é um bom valor, mas a única opção de upgrade de armazenamento é cara


O iPad Air está posicionado como um ponto médio entre o iPad de 10,2 polegadas e o iPad Pro, com um preço sugerido entre US$ 599 e US$ 879, dependendo da configuração que você escolher. A opção mais barata é US$ 270 mais cara que o iPad de 10,2 polegadas e US$ 200 a menos que o iPad Pro básico (2020). Esse é um bom lugar para o iPad Air 4, considerando o quanto ele melhorou em relação ao iPad de 10,2 polegadas e quão pouco você perde ao escolhê-lo em um iPad Pro.

Apple iPad Air 4 x Apple iPad Pro


Sim, na verdade estou colocando o iPad Air 4 contra seu primo historicamente muito mais capaz, o rei indiscutível da produtividade no formato de tablet, o iPad Pro. Também não é tão absurdo quanto parece, já que o iPad Air 4 é um hardware verdadeiramente impressionante que faz uma pergunta surpreendente:o iPad Pro realmente vale o dinheiro extra?

Essa equação mudará quando o novo iPad Pro chegar em 2021, mas em seu lançamento, o iPad Air 4 é na verdade o iPad mais rápido do mercado. A próxima atualização do iPad Pro mudará isso, mas é uma dinâmica um pouco estranha no momento. O iPad Pro traz algumas coisas boas para a mesa, como taxas de atualização de 120Hz Pro Motion para a tela, scanner LiDAR, câmeras melhores e alto-falantes quádruplos.

A pergunta que você precisa fazer é valer a pena desembolsar o dinheiro extra para esses recursos, quando o iPad Air realmente tem um processador mais rápido e combina com o iPad Pro praticamente passo a passo em termos de produtividade e desempenho? Se você tiver espaço extra no seu orçamento e não precisar fazer uma compra imediatamente, o próximo iPad Pro pode valer a pena esperar. Mas agora, o iPad Air 4 com certeza parece ser o melhor valor.
Os 9 melhores tablets em 2022, testados pelo veredicto LifewireFinal
 Como um iPad Pro-lite com preço compatível.

O iPad Air 4 é uma peça de hardware impressionante que você precisa considerar se estiver procurando por um tablet que possa fazer uma impressão de laptop bastante convincente com os acessórios certos. Ele funciona muito bem como um tablet, especialmente com o recurso Apple Pencil e Scribble, e realmente brilha quando encaixado em um Magic Keyboard. Vale a pena cada centavo que custa atualizar do iPad de 10,2 polegadas e é um argumento muito convincente, mesmo contra o iPad Pro mais caro. Este é um tablet que não deixará de impressionar.

Produtos semelhantes que analisamos:

  • Samsung Galaxy Tab S7
  • Tablet de desenho P-Pen Artist 16 Pro
  • Tablet de desenho gráfico monopreço

Especificações

  • Nome do produto iPad Air (2020)
  • Marca do produto Apple
  • UPC 190199810600
  • Preço $ 599,00
  • Data de lançamento setembro de 2020
  • Peso 16 onças.
  • Dimensões do produto 9,8 x 6,8 x 0,29 pol.
  • Espaço de cores cinza, prata, ouro rosa, verde e azul celeste
  • Garantia de 1 ano
  • Plataforma iPadOS 14
  • Processador A14 Bionic chip com arquitetura de 64 bits, Neural Engine
  • RAM 4 GB
  • Armazenamento 64 GB, 256 GB
  • Câmera Câmera Wide de 12 MP, Câmera FaceTime HD de 1080p
  • Capacidade da bateria 28,6 watts-hora
  • Portas USB-C
  • Impermeável Não