Compramos o Gaomon PD1560 para que nosso revisor especializado pudesse testá-lo e avaliá-lo completamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto. A maioria dos monitores com caneta, como o Gaomon PD1560, tende a ser proibitivamente caro se você ainda não estiver ganhando a vida como artista gráfico ou cortar tantos cantos que seria melhor com um tablet de desenho mais barato. A tela IPS de 15,6 polegadas tem resolução Full HD de 1920 x 1080 e uma gama de cores suficiente para trabalhos amadores e profissionais. O preço também é bastante razoável. No geral, o PD1560 parece, sente e funciona como uma peça de hardware muito mais cara.
Nós o testamos para ver como ele se compara à concorrência e se realmente vale o dinheiro.
Design:parece um tablet muito mais caro
O Gaomon PD1560 é um monitor com caneta de 15,6 polegadas que possui uma aparência e toque agradáveis e premium. A caixa principal é feita de plástico bastante liso, e a superfície frontal é coberta quase inteiramente com vidro. A polegada esquerda ou mais da frente é de plástico, como a caixa principal, e possui oito grandes botões de atalho junto com dois ligeiramente menores.
É excepcionalmente fino, mesmo quando comparado a outros monitores com caneta nessa mesma faixa de tamanho, e leve o suficiente para que você possa pegá-lo e segurá-lo facilmente com uma mão, se preferir usar o suporte de monitor incluído.
A moldura que envolve a tela em si é grossa, mas o PD1560 ainda consegue ser bastante compacto e leve para um monitor com caneta tão grande. É excepcionalmente fino, mesmo quando comparado a outros monitores com caneta nessa mesma faixa de tamanho, e leve o suficiente para que você possa pegá-lo e segurá-lo facilmente com uma mão, se preferir usar o suporte de monitor incluído.
Não há protuberância na parte traseira para acomodar conexões de cabo, então as portas HDMI e USB-C emergem da borda direita da tela. Isso significa que os cabos estão sempre visíveis e não há como escondê-los de forma organizada. Mesmo com esse pequeno problema, o PD1560 ainda parece um produto premium, apesar de seu preço mediano.
Processo de configuração:rápido e indolor
O processo de configuração foi indolor em nossa máquina de teste, embora sua milhagem varie dependendo do hardware com o qual você está trabalhando. Em nossa máquina de teste do Windows 10, desinstalamos nossos drivers de tablet de desenho antigos, instalamos os drivers Gaomon incluídos, conectamos os cabos HDMI e USB e ligamos o PD1560. Ele estava pronto para sair praticamente da caixa.
Além de instalar cuidadosamente os drivers antes de conectar o monitor, a única configuração adicional é instalar o suporte do monitor incluído. O suporte permite ajustar o ângulo da tela PD1560 para um conforto ideal, e instalá-lo é um trabalho rápido.
Tela:tela IPS Full HD que fica aquém no departamento de gama de cores
O PD1560 possui uma tela IPS de 15,6 polegadas com resolução de alta definição de 1920 x 1080. A tela é ótima, com excelentes ângulos de visão e cores vibrantes, mas sofre com uma gama de cores um tanto ruim.
Gaomon relata uma gama de cores de 72% NTSC, mas descobrimos que é menor do que na prática. O melhor que conseguimos foi cerca de 55% RGB, o que é bom para o trabalho básico, mas pode acabar sendo um problema se você precisar de uma reprodução de cores precisa. Em nossos testes, as imagens criadas usando o PD1560 acabaram parecendo supersaturadas em nossos outros monitores.
Desempenho:Desempenho fantástico para um monitor interativo de médio alcance
O Gaomon PD1560 é um monitor com caneta com 8.192 níveis de sensibilidade à pressão, e a curva de pressão incorporada é muito boa. Não há como alterar a curva de pressão no software de driver incluído, mas não sentimos a necessidade durante nossos testes.
A caneta funcionou perfeitamente durante o processo de teste, com a pequena ressalva de que os botões laterais não são muito pronunciados. Eles são fáceis de clicar, mas também são fáceis de perder de vista se a caneta, que é bastante suave, gira em sua mão.
A caneta funcionou perfeitamente durante o processo de teste, com a pequena ressalva de que os botões laterais não são muito pronunciados.
Os botões de atalho estão bem posicionados e fáceis de ativar. Eles parecem um pouco piegas, mas não tivemos nenhum problema com um botão de atalho não sendo ativado ou vários botões clicando ao mesmo tempo, durante nosso procedimento de teste.
Usabilidade:muito útil, mas há alguns problemas
O Gaomon PD1560 é um monitor com caneta altamente funcional que possui apenas alguns problemas de usabilidade, a maioria dos quais não são decisivos. A tela widescreen HD deixa muito espaço para os elementos da interface do usuário sem atrapalhar seu espaço de trabalho, e a luva de desenho incluída permite que sua mão deslize pela superfície da tela sem esforço.
Durante nossos testes, o maior problema que encontramos é que a paralaxe piora nas bordas da tela. Paralaxe é o efeito em que a ponta da caneta não corresponde precisamente à localização do desenho devido à pequena quantidade de espaço entre a superfície de vidro do dispositivo e a tela real abaixo. É quase imperceptível perto do centro da tela, mas fica significativamente pior nas bordas.
Os botões de atalho estão bem posicionados e fáceis de ativar.
O próximo maior problema que encontramos tem a ver com o cabo 3 em 1, sobre o qual falaremos mais detalhadamente na próxima seção. O problema é que, embora o cabo 3 em 1 simplifique as coisas, ele não é muito bem implementado. Ele se emaranha com muita facilidade e exige que as portas HDMI e USB do seu computador estejam muito próximas umas das outras.
Outra questão está relacionada à portabilidade. Este é um monitor com caneta fino e leve que deve ser bastante portátil e ainda vem com um estojo para proteger a tela, se você quiser levá-lo para desenhar fora do escritório. Infelizmente, a tela só cabe no estojo deslizante se você remover o suporte do monitor, e o suporte estiver conectado por meio de quatro parafusos em vez de um mecanismo de liberação rápida.
Portas e conectividade:situação de porta simplificada com um cabo 3 em 1
Gaomon usa um cabo 3 em 1 para reduzir o número de portas no PD1560. Em vez de ter portas separadas para dados e energia, além de uma ou mais portas para vídeo, o PD1560 possui uma única porta USB-C e uma mini porta HDMI. O cabo 3 em 1 se conecta à porta USB-C e à porta mini HDMI e, em seguida, a outra extremidade do cabo possui um conector USB padrão, um conector HDMI padrão e um plugue de parede para alimentação.
Ambas as portas estão situadas no lado esquerdo da tela, o que é uma boa posição. Os cabos não atrapalham quando você usa o monitor com caneta em conjunto com o suporte incluído, embora o gerenciamento de cabos possa ficar um pouco confuso se você usar um braço de monitor flexível.
Embora o padrão USB-C seja capaz de fornecer mais energia do que o USB normal, você não pode alimentar o PD1560 simplesmente conectando-o a uma porta USB-C em seu computador. Você precisa usar o cabo 3 em 1 incluído, que inclui um conector USB padrão e um plugue de parede para alimentação.
Se você estiver usando um Mac que não possui uma porta HDMI, o Gaomon recomenda que você conecte o cabo HDMI incluído a um adaptador USB-C. Eles não incluem um adaptador USB-C na caixa.
Software e drivers:funcionam bem imediatamente
O PD1560 vem com drivers em um CD e conseguimos colocá-lo em funcionamento em nossa máquina de teste do Windows 10 com muito pouca dor de cabeça. Se tiver problemas, certifique-se de ter desinstalado qualquer outro driver de mesa digitalizadora ou monitor interativo que possa ter instalado anteriormente e instale o driver PD1560 antes de conectar o dispositivo ao computador.
O Gaomon também fornece acesso aos drivers mais recentes diretamente pelo site. Não precisamos baixar o driver atualizado para que este monitor com caneta funcione, mas essa é uma opção se você tiver problemas.
O utilitário de configuração que vem com o driver é bastante básico e nos lembrou muito o software que vem com o GT-191 Kamvas da Huion. O driver permite que você personalize os botões de atalho, ajuste a área de trabalho ativa da tela e oferece opções de personalização limitadas para a caneta.
O driver permite controle limitado sobre a sensibilidade da pressão, mas não há uma maneira integrada de ajustar a curva de pressão. A curva de pressão, ou a rapidez com que a largura da linha muda com base na pressão aplicada, pareceu boa durante nossos testes.
Preço:oferece um bom valor pelo que você recebe
O Gaomon PD1560 normalmente é vendido na faixa de US $ 360 a US $ 410, o que representa um valor muito bom para o que você obtém. Isso definitivamente não é um Cintiq e tem alguns problemas, como baixa gama de cores, mas tem muitos recursos e funciona muito bem.
Para comparação, você pode ver algo como o Huion Kamvas Pro 13 GT-133, que tem um preço sugerido de US$ 360. Ele tem uma gama de cores melhor, mas a tela tem apenas 13,3 polegadas, em comparação com a tela de 15,6 polegadas do PD1560.
O XP Pen Artist 16 Pro é outro monitor com caneta de 15,6 polegadas e geralmente custa entre US $ 360 e US $ 490. Ele tem uma gama de cores melhor que o PD1560 e tem um pouco menos de paralaxe, mas geralmente tem um preço um pouco mais alto para refletir isso.
Competição:se você precisar de cores mais precisas, verifique a concorrência
O Gaomon PD1560 é um bom tablet de desenho que sofre com alguns problemas, então alguns artistas precisarão olhar para a concorrência. O maior problema é a gama de cores, que não é grande coisa se você é um hobby ou não precisa de cores super precisas para o seu trabalho. Se você fizer isso, definitivamente vale a pena dar uma olhada no XP Pen Artist 16 Pro. Está disponível na mesma faixa de preço geral e a gama de cores é melhor.
Revisão do tablet de desenho XP-Pen Artist 16 Pro
O XP-PEN Artist 15.6 Pro é um tablet semelhante que possui tela do mesmo tamanho e ótima gama de cores, mas vem com alguns recursos adicionais. Ele possui um controle de discagem para complementar seus botões de atalho e também suporta a função de inclinação da caneta. Tudo isso vem com um preço a combinar, já que o preço sugerido é de US $ 399.
Outro ótimo monitor com caneta que possui uma gama de cores melhor é o Huion GT-191. Esta é uma tela maior e vem com um preço mais alto de cerca de US $ 500, mas vale a pena dar uma olhada se você estiver no tipo de lugar em que precisa de uma tela grande para seu fluxo de trabalho e exige uma gama de cores alta, mas não pode gastar dinheiro em um Cintiq.
Huion Kamvas GT-191 Drawing Tablet Review:Uma caneta grande e bonita Veredicto final
Um excelente monitor com caneta com uma gama de cores decepcionante. O Gaomon PD1560 parece, sente e tem um desempenho muito melhor do que seu preço médio sugeriria, mas é impossível ignorar o punhado de falhas. Se você encontrar um PD1560 à venda e não precisar de uma gama de cores alta, definitivamente vale a pena dar uma olhada. Se você precisar de uma gama de cores alta, poderá ter uma experiência melhor se verificar o XP Pen Artist 16 Pro. Gostamos mais da aparência do PD1560, mas o Artist 16 Pro tem apenas uma tela superior.
Produtos semelhantes que analisamos:
- Apple iPad Pro 2018 (11 polegadas)
- Tablet de desenho Huion Inspiroy G10T
- Tablet de desenho gráfico monopreço
Especificações
- Nome do produto PD1560
- Marca do produto Gaomon
- UPC UPC0653334993359
- Preço $ 409,00
- Peso 3,48 libras.
- Dimensões do produto 23,5 x 12,9 x 5 pol.
- Compatibilidade Windows 7 e mais recente, Mac OS X10.11 e mais recente
- Níveis de sensibilidade 8192
- Tamanho da tela 15,6 polegadas
- Gama de cores 72% NTSC
- Teclas de atalho 10 teclas de atalho
- Resolução da tela 1920 x 1080
- Portas Mini HDMI, USB C