Compramos o e-Reader Kobo Nia para que nosso revisor especializado pudesse testá-lo e avaliá-lo minuciosamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto. Adoro livros, mas quando estou a fazer as malas para ir de férias, procuro sempre maximizar o espaço na minha bagagem de mão. Embora não venha com muitos extras sofisticados, o Kobo Nia funciona como um e-reader básico e compacto que posso colocar nas minhas malas rapidamente. Com uma tela ComfortLight e 8 GB de memória, é fácil levar uma biblioteca para qualquer lugar. Usei o e-reader por semanas de testes e aproveitei o empréstimo fácil do OverDrive e a portabilidade geral.
Design:fino e leve
O Kobo Nia é incrivelmente leve com apenas 6,06 onças, facilitando o transporte para qualquer lugar. Sua caixa preta de plástico é um pouco volumosa e opta por uma abordagem mais angular ao seu design. Não diminui sua função, mas parece um pouco estranho. Com 6,3 x 4,4 x 0,4 polegadas (HWD), também é um leitor eletrônico incrivelmente pequeno, perfeito para colocar em uma mochila ou mochila.
Exibição e leitura:212ppi fornece texto claro
Com 212ppi, o Kobo Nia não tem a pior densidade de pixels do mercado, embora não seja tão alto quanto alguns rivais. A tela antirreflexo Carta E Ink também oferece uma resolução de 1024x758 que oferece fácil leitura para os olhos. O padrão-ouro hoje em dia é em torno de 300ppi, mas, realisticamente, não consegui diferenciar entre 212ppi e 300ppi no Kindle Oasis.
Você poderá ler por horas e guardar praticamente qualquer livro, mas, ao contrário do Kindle, não poderá usar o armazenamento para audiolivros.
Enquanto eu brincava com o Kobo Nia, um dos recursos que me impressionou foi o uso do ComfortLight do aparelho. Embora seja uma única luz e não seja tão sofisticada quanto a ComfortLight PRO que o Kobo Clara e os outros e-readers da família Kobo oferecem, a ComfortLight é brilhante o suficiente para que eu possa ler no escuro sem perturbar meu gato idoso adormecido, a quem me atrevo não despertar. O que também é ótimo é que a tela me permitiu clarear ou escurecer o ComfortLight com um toque suave no lado esquerdo da tela.
Em vez de pressionar a parte superior do e-reader, as instruções me diziam para pressionar no meio para abrir o menu. No começo, eu pensei que isso era muito bobo. A maior parte da minha experiência com o e-reader girava em torno de pressionar a parte superior da tela para abrir o menu sempre que eu precisasse dar uma olhada na livraria, escolher um novo livro ou verificar meu lugar.
O Kobo me instruiu a tocar no centro da tela para abrir o menu e, mais importante, as opções de personalização. Achei que iria detestar como eu tinha que pressionar o centro da tela. Com o passar do tempo, eu realmente gostei desse recurso. Era fácil de lembrar e impedia a ocorrência de ajustes acidentais de personalização de tela. Eu tive que entrar separadamente para encontrar uma fonte de 12 estilos e 50 designs de fonte para encontrar uma que funcionasse para mim. E, ao contrário do Kindle, não consegui aumentar ou diminuir o tamanho da fonte passando os dedos. Todas as personalizações exigiam uma página separada.
Loja e software:colocando o Kobo no OverDrive
Em vez de olhar as capas dos livros e percorrê-los, o Kobo Nia lista os livros com o autor e a porcentagem lida. Isso torna mais fácil continuar de onde você parou e permite categorizar livros por autores, gêneros e títulos.
Um dos recursos mais legais pelos quais me apaixonei foi o aplicativo OverDrive no Kobo Nia, que permite conectar-se a um recurso de biblioteca online para conferir livros através do recurso Wi-Fi integrado. Você pode escolher entre sua biblioteca local ou um banco de dados online. Verifiquei os vários títulos e fiquei empolgado ao ver uma infinidade de opções, desde as memórias de Michelle Obama até o último romance de Colson Whitehead. Pegar um livro me permitiu quinze dias para lê-lo. Após quinze dias, ele desaparece automaticamente da interface Kobo.
A tela antirreflexo Carta E Ink também oferece uma resolução de 1024x758 que oferece fácil leitura para os olhos.
Uma vez que passei pelos principais títulos, no entanto, títulos mais obscuros não estavam disponíveis. Por mais que eu quisesse ler o último romance de Tony Horwitz, ele não estava no OverDrive, o que significava que eu precisava comprá-lo.
Mais irritante foi o fato de que, ao contrário de seu concorrente, o Kindle, a Kobo Nia me ofereceu apenas um livro por dia. Eu poderia dar uma olhada nos vários títulos populares e comprá-los, mas estaria olhando um preço de US$ 5-10 para a maioria desses livros. E mesmo assim, seus algoritmos favorecem repetições dos mesmos livros em suas limitadas categorias de lojas. Também não há opção para leitura ilimitada como o recurso Kindle Unlimited. Se você é um leitor ávido, pode ser de seu interesse optar por um Kindle. No entanto, com base apenas nos recursos do livro, se você gosta de oferecer suporte à sua biblioteca local, o Kobo Nia oferece suporte e empréstimo ao seu alcance por meio de quinze compatibilidades de arquivos diferentes.
Armazenamento:bom o suficiente para sua biblioteca
Graças aos 8 GB de espaço de armazenamento, o Kobo Nia oferece espaço para até 8.000 livros. Você poderá levar uma biblioteca inteira com você. Embora seja muito armazenamento, lembre-se de que é uma bênção mista, pois o Kobo Nia parece não oferecer nenhum tipo de opção Audible. Você poderá ler por horas e guardar praticamente qualquer livro, mas, ao contrário do Kindle, não poderá usar o armazenamento para audiolivros.
Um dos recursos mais legais pelos quais me apaixonei foi o aplicativo OverDrive no Kobo Nia, que permite conectar-se a um recurso de biblioteca online para conferir livros através do recurso Wi-Fi integrado.
Vida útil da bateria:Sólida após a primeira carga
O Kobo Nia veio com uma carga de 50% quando o tirei da caixa pela primeira vez. Originalmente, eu pensei que isso seria bom o suficiente por horas porque eu queria ler imediatamente. No entanto, a cada leitura da loja Kobo, a duração da bateria despencou e eu me vi conectando após apenas quatro dias de uso.
Assim que carreguei ao máximo e peguei todos os livros que queria na loja Kobo, a bateria aguentou muito bem. Eu li por 20 horas e indo, e só chegou a 60% de duração da bateria. Embora isso possa não parecer muito, eu estava navegando um pouco na loja Kobo. Sem esse dreno causado pelo acesso à loja, a vida útil da bateria seria muito maior.
Preço:mais caro que a Amazon
O preço de $ 99 para um e-reader básico não é ruim, mas você deve considerar o preço dos próprios livros. Ao contrário do Kobo Nia, o Amazon Kindle oferece ofertas Audible e diárias e leitura ilimitada por uma taxa mensal. E se você comprar um Kindle com anúncios, ele custeará significativamente o custo. No entanto, a biblioteca OverDrive agrega valor ao Nia por meio do empréstimo gratuito de e-books. Se você é inflexível em evitar os produtos da Amazon e deseja apoiar sua biblioteca pública, o Nia se torna uma opção sólida.
Kobo Nia x Amazon Kindle (2019)
Na maioria das vezes, quando estou lendo no Kobo Nia, constantemente o comparei ao meu Amazon Kindle (2019). Faz sentido, pois ambos são considerados o e-reader básico para suas respectivas linhas. O interessante é que as densidades de pixels da tela são bem diferentes, com o Kinde com clock de 167ppi e o Kobo com 212ppi. Ao comparar os dois lado a lado, o Nia é visivelmente mais nítido. No entanto, muitas de suas especificações são as mesmas. Eles têm a mesma tela antirreflexo de 6 polegadas e ambos oferecem luzes de fundo para leitura otimizada à noite e durante voos de longa distância.
Em última análise, tudo se resume ao software que a Nia e o Kindle oferecem. Embora o Kindle ofereça ofertas diárias e uma experiência mais ampla para o leitor ávido com o Kindle Unlimited, conectar-se à sua biblioteca local é uma dor total. A Nia contorna isso e oferece a experiência de e-book da biblioteca imediatamente no dispositivo por meio do OverDrive. Isso torna o Nia uma ótima opção se você procura uma leitura casual de vez em quando ou deseja uma maneira direta de apoiar sua biblioteca local. No entanto, se você procura ofertas diárias e uma experiência de leitura ilimitada, o Kindle é o melhor para você.
Os 9 melhores e-readers de 2022 Veredicto final
Um e-reader básico que pode ser extraído de sua biblioteca pública. Apesar de algumas pequenas desvantagens, o Kobo Nia é um ótimo e-reader básico. A biblioteca OverDrive, a densidade de pixels da tela mais nítida e o ComfortLight ajustável realmente o destacam como uma das melhores alternativas ao Amazon Kindle.
Produtos semelhantes que analisamos:
- Koba Forma
- Amazon Kindle Paperwhite (7ª geração)
- Acer Aspire E 15
Especificações
- Nome do produto Nia
- Marca do produto Kobo
- UPC 583959915
- Preço $ 99,99
- Data de lançamento julho de 2020
- Peso 6,06 onças.
- Dimensões do produto 4,43 x 6,27 x 0,36 pol.
- Cor Preto
- Garantia de 1 ano
- Armazenamento 8 GB
- Front Light ComfortLight, uma luz de uma cor com brilho ajustável
- Formatos de livro (EPUB, PDF, TIFF, TXT, HTML, RTF)
- Opções de conectividade Porta USB (cabo incluído)
- Bateria 1000 mAh
- Impermeável Não