Linha de assinante digital (DSL) a tecnologia permite acesso à Internet de banda larga ou de alta velocidade através de uma linha telefônica. Embora as linhas telefônicas nunca tenham sido projetadas para suportar dados de alta velocidade, o DSL possibilita atingir até 100 Mbps (aproximadamente 10 vezes mais rápido que a rede dial-up tradicional).
O DSL depende de técnicas sofisticadas de modulação para dividir um único fio de cobre em vários canais que podem transportar tráfego de voz, televisão e Internet simultaneamente, sem interferir significativamente entre si. Ele consegue isso usando tons de alta frequência para enviar informações digitais pelos fios telefônicos junto com voz normal e dados telefônicos.
Como o DSL utiliza a infra-estrutura telefônica de fio de cobre existente, os assinantes que já possuem uma linha telefônica em casa ou no escritório podem receber Internet de alta velocidade com pouca ou nenhuma instalação ou religação adicional, e a linha telefônica pode ser usada para fazer e receber chamadas telefônicas. chamadas e, ao mesmo tempo, oferece suporte ao acesso à Internet.
É importante observar que o desempenho e a disponibilidade do DSL podem variar dependendo de fatores como a proximidade da central telefônica da companhia telefônica, a qualidade e as condições da linha telefônica e a infraestrutura da rede local. A velocidade e a confiabilidade de uma conexão DSL também podem ser afetadas pelo número de usuários na mesma rede e pela distância do DSLAM (multiplexador de acesso DSL), que é o dispositivo que conecta os assinantes DSL à Internet.