A resposta é:depende.
Os pontos de acesso normalmente são fornecidos por uma operadora de celular ou por um local público, como uma cafeteria ou aeroporto. Se o hotspot for fornecido por uma operadora de celular, normalmente você precisará ter um plano de dados com essa operadora para usá-lo. Se o hotspot for fornecido por um local público, você poderá usá-lo gratuitamente, mas pode haver algumas restrições, como limite de tempo ou de dados.
Pontos de acesso de operadoras de celular Se você estiver usando um hotspot de operadora móvel, o custo de usá-lo dependerá do seu plano de dados. A maioria dos planos de dados inclui uma certa quantidade de dados que você pode usar todos os meses. Se você exceder seu limite de dados, será cobrada uma taxa adicional. O custo das taxas excedentes varia de operadora para operadora, mas pode chegar a US$ 10 por gigabyte.
Pontos de acesso em locais públicos Se você estiver usando um hotspot de local público, o custo de usá-lo variará dependendo do local. Alguns locais oferecem hotspots gratuitos, enquanto outros cobram uma taxa. A taxa pode ser fixa, como US$ 5 por dia, ou pode ser baseada na quantidade de dados que você usa.
Custos adicionais Além do custo do hotspot em si, você também poderá incorrer em outras cobranças, como:
*
Taxa de ativação: Esta é uma taxa única que pode ser cobrada quando você ativa seu ponto de acesso pela primeira vez.
*
Taxa mensal: Esta é uma taxa recorrente que pode ser cobrada pelo uso do hotspot.
*
Taxas de uso: Estas são cobranças que podem ser cobradas por exceder seu limite de dados.
*
Taxas de roaming: Estas são taxas que podem ser cobradas se você usar seu ponto de acesso em um país diferente.
Antes de usar um hotspot, é importante estar ciente de todos os custos envolvidos. Isso o ajudará a evitar surpresas mais tarde.