Quando você ativa um módulo de identidade de assinante pré-pago, ou cartão "SIM", para um telefone, a chamada, o texto e o crédito de Internet que você compra expiram após um determinado período de tempo, conforme especificado pela operadora de celular. O cartão SIM em si nunca expira, pois o SIM serve apenas para permitir que o aparelho identifique a rede celular.
Data de expiração
A data em que o crédito de serviço em um cartão SIM expira depende da operadora, mas geralmente é um período fixo - seis meses ou um ano, por exemplo - após você carregar o crédito que foi carregado mais recentemente no cartão. Se você adicionou crédito recentemente, esse crédito não expirará até uma data posterior, embora qualquer crédito adicionado antes disso que ainda permaneça quando atingir a data de expiração expirará conforme o cronograma.
Verificando crédito
Você tem várias opções para verificar tanto o valor do crédito que você tem no seu cartão quanto a data em que você espera que ele expire. A maneira mais simples é visitar uma loja de varejo ou ligar para o número de atendimento ao cliente da sua operadora de celular, embora você possa ver essas informações na interface que usa para gerenciar sua conta online, se sua operadora oferecer esse serviço.
Por que o crédito pré-pago expira
Ao comprar crédito pré-pago, você paga uma taxa proporcional aos preços que a operadora de celular oferece naquele momento, um preço que a operadora de celular está disposta a oferecer pelo prazo especificado. Se o crédito pré-pago nunca expirasse, os clientes poderiam comprar grandes quantias de crédito quando as taxas estiverem baratas e guardá-lo no futuro, mesmo que os custos subam drasticamente.
Rede SIM
Embora os celulares de várias operadoras aceitem cartões SIM, o cartão SIM que você usa está sempre vinculado à operadora de quem você o comprou, algo que pode se tornar problemático se você quiser usar um cartão SIM posteriormente. Por exemplo, se você tiver crédito pré-pago restante em um cartão SIM da T-Mobile e comprar um aparelho AT&T, não poderá usar o crédito no novo dispositivo a menos que "desbloqueie" o telefone, um procedimento não autorizado que corre o risco de danificar isto.