Se um telemóvel estiver bloqueado para uma rede específica, só funcionará com cartões SIM dessa rede. Isso significa que se você inserir um cartão SIM de uma rede diferente, o telefone não conseguirá se conectar à rede e você não poderá fazer ou receber chamadas, enviar ou receber mensagens de texto ou usar outros serviços de dados.
O bloqueio de rede é um recurso de segurança projetado para impedir que telefones roubados sejam usados em outras redes. Quando um telefone é bloqueado, a operadora de rede armazena um código exclusivo no software do telefone. Este código é denominado “código de bloqueio do SIM” e é específico para cada telefone. Quando um cartão SIM é inserido no telefone, o telefone verifica o código de bloqueio do SIM para ver se corresponde ao código armazenado no software do telefone. Se os códigos não corresponderem, o telefone não conseguirá se conectar à rede.
Existem algumas maneiras de desbloquear um telefone bloqueado pela rede. Uma maneira é entrar em contato com a operadora de rede e solicitar um código de desbloqueio. A operadora de rede pode cobrar uma taxa por este serviço. Outra forma de desbloquear um telefone é usar um serviço de desbloqueio de terceiros. Esses serviços normalmente cobram uma taxa, mas podem ser uma opção mais barata do que entrar em contato com a operadora de rede.
É importante observar que desbloquear um telefone pode anular a garantia. Antes de desbloquear um telefone, é importante consultar o fabricante do telefone para ter certeza de que isso não anulará a garantia.