operadoras de celular normalmente empregam duas tecnologias de rede : um para chamadas de voz e outro para acesso de dados, cada um dos quais exige uma faixa específica de freqüência de rádio . Celulares e outros devies móveis projetados para trabalhar com um conjunto de tecnologias normalmente não funcionam com os outros. Assim , os transportadores normalmente operam apenas em um par de tecnologias . Um sistema que usa GSM para voz e GPRS para dados é um exemplo de um tal par .
Voz
prestadores de serviços de rede sem fio usar GSM ou CDMA para transmissão de voz sinais . A principal diferença entre eles é que o CDMA é primariamente uma tecnologia dos EUA, enquanto as redes GSM existem em todo o mundo. Ambas as tecnologias utilizam a 850MHz e 1900MHz bandas de frequência em os EUA. GSM também utiliza a banda de 1700MHz em os EUA. Na Europa GSM utiliza as bandas de 900MHz e 1800MHz .
Dados
GPRS é uma tecnologia de transmissão de dados que permite que recursos não-voz de um telefone celular. Esses recursos incluem acesso à Internet, chamadas de vídeo e serviços baseados em localização . GPRS utiliza as mesmas bandas como GSM: 850MHz e 1900MHz em os EUA, e 900MHz e 1800MHz na Europa. É por isso que muitas operadoras que utilizam GSM para voz também usam GPRS para dados.
Novas tecnologias
operadoras CDMA não use GPRS para dados. Uma razão para isso é que o GPRS não é compatível com todas as bandas de frequência . Outra razão é que GPRS é uma tecnologia de rede 2G com uma velocidade máxima de 172 kilobits por segundo. Desde a sua criação , as operadoras têm desenvolvido maneiras de fornecer conexões de rede mais rápidas através de uma série de tecnologias denominado 3G e 4G . Essas tecnologias incluem Evolved High Speed Packet Access e Long Term Evolution , que , de acordo com o site em Mobile, oferecem velocidades médias de 3,7 megabits por segundo e 9,46 megabits por segundo , respectivamente .
Tecnologia eletrônica © [www.351231.com]