>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> Telemóveis

Análise do OnePlus 9


Compramos o OnePlus 9 para que nosso revisor pudesse testá-lo. Continue lendo para nossa análise completa do produto.

A fabricante de smartphones Android OnePlus tem o cronograma de lançamento de hardware mais agressivo do mercado, emitindo uma nova atualização de aparelho de nível principal a cada seis meses ou mais. Isso significa que a empresa sempre tem algo recente e fresco para oferecer, mas o resultado final geralmente é que os aprimoramentos de dispositivo para dispositivo geralmente são bastante incrementais.

Há muito o que amar no OnePlus 9, mas ainda há alguns buracos que o impedem de combinar com o Samsung Galaxy S21 e o Apple iPhone 12.

Isso é verdade novamente com o novo OnePlus 9, que segue o OnePlus 8T do outono passado e não é significativamente diferente de seu antecessor. Ele possui um novo processador, mas o conjunto de recursos e a experiência principal permanecem praticamente inalterados. Felizmente, o OnePlus 9 começa a resolver o maior problema do 8T e oferece desempenho aprimorado da câmera, mesmo que não corresponda aos melhores telefones principais de hoje. Há muito o que amar no OnePlus 9, mas ainda há alguns buracos que o impedem de combinar com o Samsung Galaxy S21 e o Apple iPhone 12.

Design:atualizações pequenas, mas sólidas


O ciclo do produto de seis meses significa que o OnePlus 9 não mudou muito em termos de aparência em relação ao seu antecessor. De frente, é essencialmente idêntico:a tela é do mesmo tamanho, o recorte da câmera ainda está no canto superior esquerdo e eles têm a mesma silhueta. O OnePlus desceu ligeiramente os botões do quadro, o que é útil para o uso com uma mão. O familiar controle deslizante de alerta OnePlus no lado direito é uma vantagem persistente, oferecendo fácil acesso para alternar entre as configurações de notificação de toque, vibração e silêncio.

O vidro traseiro fosco do OnePlus 8T foi substituído por um acabamento brilhante, que é especialmente atraente neste estilo Winter Mist agradável e roxo.

Na parte de trás, no entanto, há ajustes - e todos são para melhor. O novo sistema de câmeras, desenvolvido em colaboração com a fabricante sueca de câmeras Hasselblad, tem um visual mais distinto. O movimentado módulo de “seis olhos” do OnePlus 8T, carregado com câmeras e sensores, foi substituído por um par de lentes de câmera maiores, uma câmera monocromática menor ao lado e um flash LED duplo, além de um sutil logotipo Hasselblad.

Melhor ainda, o vidro traseiro fosco do OnePlus 8T foi substituído por um acabamento brilhante, que é especialmente atraente neste estilo Winter Mist agradável e roxo (Astral Black também está disponível). Ainda atrai impressões digitais e manchas, mas não são tão óbvias e extravagantes como eram no vidro fosco. O OnePlus trocou a armação de metal dos telefones anteriores por plástico desta vez, mas esse movimento de economia de custos é melhor do que o suporte de plástico mais óbvio do Samsung Galaxy S21. É mais difícil dizer a diferença.

Ao todo, o OnePlus 9 é elegante e atraente, e um pouco mais distinto do que o modelo anterior. A desvantagem, infelizmente, é que o OnePlus ainda não oferece resistência à água para a versão desbloqueada do telefone; apenas a edição exclusiva da operadora T-Mobile tem. Quase todos os outros telefones premium de nível principal possuem uma classificação IP68 de resistência à água e poeira, mas não há garantias de que o OnePlus 9 resistirá aos elementos. Isso é desanimador para um telefone de US $ 729.

Pode muito bem ser construído da mesma forma que a versão T-Mobile, e o OnePlus simplesmente não queria pagar a taxa de certificação por um aparelho não subsidiado e desbloqueado. Ainda assim, não há garantia de que seu telefone caro ficará bem depois de tomar um banho inesperado.

Além disso, o OnePlus reduziu pela metade o armazenamento interno de 256 GB no OnePlus 8T para apenas 128 GB aqui, sem opções de maior capacidade à venda e sem capacidade de usar um cartão microSD para armazenamento expansível. Embora 128 GB possa ser armazenamento suficiente para muitos usuários, é um downgrade notável que limita a versatilidade e o valor do telefone para pessoas que desejam armazenar muitos jogos ou mídia offline ou que tiram muitas fotos e vídeos.

Pelo menos o Galaxy S21 permite dobrar seu armazenamento de 128 GB por US $ 50 a mais, mas não há modelo OnePlus 9 de maior capacidade oferecido nos Estados Unidos até o momento.

O que há de novo:melhorias modestas


Conforme detalhado ao longo da análise, o OnePlus 9 é uma atualização modesta em relação ao OnePlus 8T, lançado em outubro de 2020. O OnePlus implementou um novo sistema de câmera criado em colaboração com a Hasselblad, incluindo o novo processador Qualcomm Snapdragon 888 para um modesto aumento de energia , e ajustou a aparência da parte traseira do telefone. O OnePlus 9 também adiciona carregamento sem fio, mas possui metade do armazenamento interno de seu antecessor.

Qualidade de exibição:nítida e suave


Felizmente, a tela ainda é excelente. Como o 8T, o OnePlus 9 possui uma tela AMOLED de 6,55 polegadas com resolução de 1080p e parece brilhante graças à rápida taxa de atualização de 120Hz que oferece transições e animações suaves e sedosas.

Colocado lado a lado com o 8T, a tela realmente parece um pouco mais ousada e forte do que seu antecessor, e fica bastante brilhante e bem nítida nesse tamanho. Mais uma vez, não tenho queixas neste departamento. O sensor de impressão digital na tela também funciona bem e provou ser preciso e rápido em meus testes.

Processo de configuração:sem surpresas


O OnePlus 9 é configurado como qualquer outro telefone Android moderno com um formato padrão. Basta pressionar o botão liga/desliga no lado direito da tela e seguir as instruções na tela para configurar o telefone com sua conta e preferências do Google. Você precisará aceitar os termos e condições e pode optar por copiar os dados de outro telefone ou de um backup na nuvem.

Desempenho:navegação suave em todo


O OnePlus 9 é um dos telefones Android mais poderosos do mercado hoje, graças ao novo processador Qualcomm Snapdragon 888. Visto pela primeira vez na linha Galaxy S21 no início deste ano, o Snapdragon 888 é o chip mais rápido para Androids no momento, e você o sente em ação durante toda a experiência do OnePlus 9. Eu não notei um pouco de lentidão no meu uso diário, com uma boa memória RAM de 8 GB aqui para garantir um desempenho estável e multitarefa suave.

O OnePlus 9 é um dos telefones Android mais poderosos do mercado hoje, graças ao novo processador Qualcomm Snapdragon 888.

O teste de benchmark Work 2.0 da PCMark obteve uma pontuação de 11.368, o que curiosamente ficou alguns passos atrás da pontuação de 13.002 que registrei com o Galaxy S21. No entanto, o OnePlus 9 atingiu números mais altos no teste Geekbench 5, atingindo uma pontuação de núcleo único de 1.123 e pontuação de vários núcleos de 3.743 - o S21 marcou 1.091 e 3.315, respectivamente.

Em outras palavras, é uma lavagem entre eles. Ambos os telefones são comparativamente rápidos e responsivos, com as telas de 120Hz ajudando nessa sensação de fluidez em ambas as extremidades.

O recém-lançado League of Legends:Wild Rift também funciona como um sonho no OnePlus 9, e este telefone deve lidar com qualquer jogo para celular com facilidade. Os testes do GFXBench mostram uma boa atualização em relação ao OnePlus 8T, com 58 quadros por segundo no teste Car Chase com uso intensivo de recursos - só vi 46fps no 8T - juntamente com um resultado semelhante de 61fps no teste T-Rex.

Conectividade:alguns 5G, mas não todos


O OnePlus 9 suporta as bandas 5G sub-6GHz comuns para T-Mobile e Verizon (não AT&T), mas não suporta as bandas 5G mmWave significativamente mais rápidas, mas muito menos disponíveis que ambas as operadoras possuem. O Galaxy S21 e o iPhone 12 suportam os dois tipos de cobertura 5G, por exemplo, mas o OnePlus 9 adere à variedade mais lenta, mas mais abundante.

Testei o OnePlus 9 na rede 5G Nationwide (sub-6GHz) da Verizon e vi uma velocidade máxima de download de 117Mbps, o que é bem próximo do que já vi usando outros telefones 5G modernos dentro dessa faixa de cobertura.

É uma melhoria em relação às velocidades médias de 4G LTE da Verizon nesta área, ao norte de Chicago, que geralmente chegam na faixa de 50 a 70 Mbps. Testei outros telefones 5G na rede 5G sub-6Ghz da T-Mobile e vi velocidades mais que o dobro da rede 5G nacional da Verizon, portanto, sua experiência pode variar de acordo com a localização e a operadora.

A cobertura 5G Ultra-Wideband (mmWave) da Verizon é pouco implantada até o momento, principalmente em áreas urbanas com alto tráfego de pedestres, mas é incrivelmente rápido:registrei velocidades na faixa de 2-3 Gbps com outros telefones 5G compatíveis dentro das áreas cobertas. No entanto, o OnePlus 9 não está equipado para aproveitar essa velocidade extra quando disponível.

Qualidade de som:reprodução excelente


O OnePlus 9 oferece reprodução estéreo de qualidade usando o alto-falante dedicado de disparo inferior e o fone de ouvido fino localizado acima da tela. A reprodução de música permanece nítida mesmo em volume mais alto e fornece um som bem equilibrado, mesmo que não consiga reunir muitos graves. Ainda assim, para assistir a vídeos ou tocar um pouco de música sem o auxílio de um alto-falante externo, é muito bom. O uso do viva-voz também é forte, assim como a qualidade da chamada ao usar o fone de ouvido normalmente.

Qualidade da câmera/vídeo:boa, mas ainda não excelente


A qualidade da câmera tem sido a principal reclamação sobre os telefones OnePlus em comparação com seus principais concorrentes. Desta vez, o fabricante trouxe alguns novos sensores da Sony e se uniu à famosa marca de câmeras Hasselblad para oferecer o que afirma ser uma coloração e processamento aprimorados para o OnePlus 9.

Embora eu concorde que os resultados são um pouco mais consistentes do que com o OnePlus 8T, ainda não é suficiente para corresponder às principais câmeras de smartphones no espaço. Você obtém um sensor principal de 48 megapixels aqui junto com um sensor ultra amplo de 50 megapixels e um sensor monocromático de 2 megapixels para aprimorar fotos em preto e branco. Você precisa de um sensor monocromático? Provavelmente não. Uma lente de zoom telefoto, como no Galaxy S21, teria sido significativamente mais útil em uma base muito mais regular.

Fotos bem iluminadas ao usar o sensor principal são rotineiramente estelares, capturando muitos detalhes e cores muito bem avaliadas. A câmera ultra-larga produz fotos mais escuras com um pouco menos de nitidez geral, mas geralmente são sólidas. Mas mesmo com esses novos sensores e a inteligência de imagem da Hasselblad, o OnePlus 9 ainda luta em cenários de pouca luz e pode interpretar mal a iluminação em fotos mais complicadas, principalmente em ambientes fechados.

Eu tenho um rolo de câmera cheio de fotos internas que são inesperadamente escuras, estranhamente suaves ou em algum lugar no meio. São principalmente fotos úteis, mas em fotos frente a frente contra o Galaxy S21, o sensor da Samsung captura muito mais detalhes em cenas com pouca luz e lida com mais habilidade com a iluminação na maioria dos cenários. Mesmo ao usar o modo de disparo noturno, o S21 ilumina melhor as cenas, enquanto o OnePlus 9 às vezes apaga as luzes apontadas para o telefone.

Não me sinto muito confiante de que posso obter uma ótima foto em todos os cenários com este telefone.

É um pequeno passo na direção certa, mas considerando os ganhos graduais mostrados por outros telefones emblemáticos recentes, não parece que o OnePlus 9 tenha conquistado muito terreno. Esperamos que as atualizações de software possam suavizar o processamento e aumentar a consistência porque, a partir de agora, não me sinto muito confiante de que posso obter uma ótima foto em todos os cenários com este telefone.

Bateria:o carregamento Warp é maravilhoso


O OnePlus 9 tem uma capacidade total de bateria de 4.500mAh dividida entre duas células menores e energia suficiente para fornecer um dia de uso intenso. Em um dia típico, eu terminaria com 40% ou mais de uma carga restante. Isso significa que você terá bastante espaço para respirar nos dias em que se apoiar mais na bateria para jogar ou usar o GPS.

Ainda mais impressionante, o OnePlus 9 oferece carregamento rápido com fio de 65 W incrivelmente rápido, que é cinco vezes a taxa de carregamento do Galaxy S21. A prova está no pudim:carreguei o OnePlus 9 de 0% a cheio em apenas 31 minutos. Isso é incrível. E os primeiros 20% disso vieram em apenas 5 minutos, o que significa que você pode obter uma recarga sólida rapidamente antes de sair de casa ou do escritório.

Felizmente, o OnePlus inclui o Warp Charger necessário, quebrando a tendência liderada pelo iPhone 12 e Galaxy S21 de deixar o bloco de energia fora da caixa. Entre a velocidade de carregamento dramaticamente mais rápida e o carregador de parede incluído, é um foco apreciado que me faz reconsiderar o peso de algumas das omissões em outras partes da equação geral de valor do OnePlus 9.

O OnePlus 9 também adiciona carregamento sem fio de 15W, que é mais rápido do que o iPhone 12 ou o Galaxy S21 podem suportar em um carregador Qi compatível (o iPhone 12 atinge apenas 15W usando o carregador MagSafe da Apple).

O carregamento sem fio é ótimo para consumir energia convenientemente ao longo do dia, embora seja significativamente mais lento do que a opção com fio aqui. Há também carregamento sem fio "reverso" que permite colocar outros dispositivos - como telefones ou acessórios carregáveis ​​sem fio - na parte de trás do OnePlus 9 para compartilhar a carga da bateria com eles.

Software:O oxigênio está atualizando


O OnePlus 9 executa o melhor e mais recente Android 11 com a capa OxygenOS do fabricante em cima. O OxygenOS se parece menos com a aparência Android do Google do que no passado e um pouco mais parecido agora com a versão da Samsung no Android, mas permanece fluido e atraente por toda parte, com muitas opções de personalização.

O OnePlus não confirmou quantas atualizações futuras virão para o OnePlus 9, mas é provável que veja o Android 12 e 13 a tempo. Felizmente, o OnePlus fará o mesmo tipo de compromisso de três anos com atualizações que o Google e a Samsung têm.

Preço:menos dinheiro, mas compensações


Por US $ 729, o OnePlus 9 é US $ 20 mais barato que seu antecessor, embora tenha metade do armazenamento e uma moldura de plástico como compensações aparentes - mas adiciona carregamento sem fio. Mais importante, se você estiver olhando para telefones de nível principal agora, o OnePlus 9 é US $ 70 mais barato que o Galaxy S21 e o iPhone 12.

Na superfície, essa economia pode fazer com que o OnePlus 9 pareça um valor melhor. Mas você está obtendo câmeras menos consistentes e sem mmWave 5G nas duas frentes, sem mencionar a classificação de resistência à água. Se você estiver disposto a gastar mais de US $ 700 em um smartphone agora, eu diria que vale a pena o pouco dinheiro extra para melhores câmeras, resistência à água e suporte 5G mais amplo. Mas o OnePlus 9T tem suas próprias vantagens exclusivas, principalmente com o carregamento com fio de 65W incrivelmente rápido e a bateria de longa duração. O que é mais importante para você?

OnePlus 9 x Samsung Galaxy S21


Tanto o OnePlus 9 quanto o Galaxy S21 possuem telas Full HD de 120Hz e desempenho veloz graças ao chip Snapdragon 888 interno, mas há outras vantagens em ambas as direções. O Galaxy S21 tira fotos melhores em condições de pouca luz e fotos mais consistentes em geral, além de ter uma câmera telefoto para fotos com zoom mais nítidas. Ele também suporta mmWave 5G ultrarrápido onde a cobertura está disponível e possui uma classificação de resistência à água IP68.

Por outro lado, a bateria do OnePlus 9 dura mais e recarrega rapidamente graças ao carregador de 65W – que está incluso, enquanto o Galaxy S21 não tem carregador de parede na caixa. Todos esses benefícios são dignos de nota, mas eu diria que o S21 tem mais deles em sua direção. Como alguém que tira muitas fotos com meu telefone, prefiro levar o Galaxy S21 por esse motivo acima de tudo. Mas se você não se importa tanto em obter fotos nítidas na maioria dos cenários, o OnePlus 9 pode parecer um valor melhor.
Revisão do Samsung Galaxy S21:Samsung redimensiona Veredicto final
Acertou bem, mas tem forte concorrência.

Eu principalmente adoro empunhar o OnePlus 9, e isso se deve à sua tela deslumbrante, velocidade impressionante, design premium e excelente duração da bateria. No entanto, são as inúmeras fraquezas e omissões que me empurram para o Galaxy S21 ou iPhone 12. Ambas são opções um pouco mais caras, mas parecem aparelhos mais robustos e completos. Você economizará um pouco de dinheiro com o OnePlus 9, mas considerando o que está aqui, não estou convencido de que seja o melhor valor.

Produtos semelhantes que analisamos:

  • Telefone robusto CAT S42
  • Samsung Galaxy Note20 Ultra 5G
  • Motorola One Hyper

Especificações

  • Nome do produto 9
  • Marca do produto OnePlus
  • UPC 6921815615606
  • Preço $ 729,00
  • Data de lançamento março de 2021
  • Peso 6,9 onças.
  • Dimensões do produto 6,33 x 2,92 x 0,34 pol.
  • Cor Preto Astral, Névoa da Manhã
  • Garantia de 1 ano
  • Plataforma Android 11
  • Processador Qualcomm Snapdragon 888
  • RAM 8 GB
  • Armazenamento 128 GB
  • Câmera 48/50/2MP
  • Capacidade da bateria 4.500 mAh
  • Portas USB-C
  • Impermeável N/A