A ZTE nos forneceu uma unidade de revisão para nosso redator testar, que eles enviaram de volta após uma avaliação completa. Continue lendo para ver a versão completa. O ZTE Blade A3Y é um telefone econômico do Yahoo Mobile que desliza direto para o fundo do mercado de orçamento. Este é o primeiro aparelho exclusivo do Yahoo Mobile, mas é basicamente o ZTE Blade A3 Prime que foi lançado no início deste ano. As especificações são bastante simples, com um processador MediaTek quad-core, 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, mas possui alguns recursos interessantes para um dispositivo tão barato.
O Yahoo Mobile me forneceu um Blade A3Y e um Yahoo Mobile SIM, e eu o carreguei junto com meu telefone normal por cerca de uma semana. Testei a qualidade da chamada, desempenho, duração da bateria e até mesmo o quão bem o Blade A3Y joga para ver o quão bem um telefone pode realmente funcionar a um preço tão baixo.
Design:Possui costas plásticas removíveis
O ZTE Blade A3Y é menor, com uma tela quadrada, molduras grandes e grossas e uma espessura que é parcialmente explicada pelo fato de ter uma parte traseira de plástico removível. Disponível em uma cor, geléia de uva, o corpo real do telefone em si é preto, enquanto a parte traseira removível é um tom profundo de roxo.
A parte traseira de plástico removível é a escolha de design mais interessante aqui, pois é um retrocesso para os dias em que as baterias dos telefones celulares podiam ser reparadas pelo usuário.
A parte frontal do aparelho possui uma tela de 5,45 polegadas renderizada em 1440x720, o que tecnicamente o torna de alta definição. Os controles são encontrados no lado direito na forma de um botão de volume e botão liga / desliga. A borda inferior possui uma porta USB-C que suporta carregamento rápido, enquanto a borda superior do aparelho possui um conector de áudio de 3,5 mm. É um pouco estranho ter fios saindo das duas extremidades, mas este é um pequeno dispositivo projetado para atingir um preço de orçamento muito apertado, portanto, são esperadas concessões.
A parte de trás do Blade A3Y é na verdade uma placa de plástico removível colorida em um tom roxo profundo e gravada com um padrão atraente de linhas diagonais. Um pequeno conjunto de câmeras passa pela parte traseira removível no canto superior esquerdo e, no meio, em direção à parte superior, a parte traseira removível possui um orifício para acomodar um pequeno sensor de impressão digital. O logotipo da ZTE está estampado logo abaixo disso.
A parte traseira de plástico removível é a escolha de design mais interessante aqui, pois é um retrocesso para os dias em que as baterias dos telefones celulares podiam ser reparadas pelo usuário. A bateria realmente vem desinstalada, exigindo que você a coloque enquanto insere o cartão SIM. Embora o telefone esteja disponível apenas em “geleia de uva”, o ZTE Blade A3 Prime, de outra forma idêntico, tem uma parte traseira cinza, e parece que seria bastante trivial para Visible, Yahoo Mobile ou ambos oferecer costas alternativas com cores ou padrões diferentes no futuro.
Tomado como um todo, o ZTE Blade A3Y parece muito bom para um telefone com um preço tão baixo. A parte traseira de plástico dá uma sensação barata quando você realmente segura o telefone, mas é bonito o suficiente para olhar à distância se você é fã de roxo.
Qualidade da tela:brilhante o suficiente, mas a resolução é baixa
O Blade A3Y possui uma tela de 5,4 polegadas que mal se qualifica como alta definição. Não parece tão ruim em uma tela menor como essa, mas notei algum desconforto nos olhos depois de olhar para a tela por longos períodos de tempo.
A tela é brilhante o suficiente para a maioria das situações, mas era difícil ver sob luz solar intensa. As cores estão bem, se um pouco frias. Pesado em relação ao custo do telefone, nenhum desses problemas é muito importante. Não espere a exibição mais bonita que você já viu e não ficará desapontado.
Processo de configuração:sim, é uma bateria removível
Os telefones normalmente vêm com carga suficiente para ligá-los e configurá-los, então tive um pouco de confusão inicial quando o ZTE Blade A3Y não ligou. Então notei que não tinha uma gaveta SIM visível. Verifiquei a caixa para obter instruções e não encontrei nenhuma, mas notei a bateria na caixa abaixo da embalagem principal em uma inspeção mais detalhada.
O ZTE Blade A3Y não vem com instruções sobre como instalar a bateria ou o cartão SIM por algum motivo, mas é fácil de descobrir. Um dos cantos da tampa traseira tem uma pequena reentrância, fornecendo apoio suficiente para soltá-lo do corpo principal do telefone. Com a parte traseira removida, você pode encaixar a bateria no lugar, instalar seu SIM e também inserir um cartão SD, se desejar.
Com a bateria instalada, o processo de configuração é praticamente o mesmo de qualquer outro telefone Android. O único problema real é que, sendo um telefone Yahoo Mobile, você provavelmente o usará com o serviço Yahoo Mobile. Isso exige que você instale o aplicativo Yahoo Mobile e crie uma conta ou inscreva-se para concluir o processo de configuração.
Desempenho:funciona melhor do que o esperado
Entre o preço mais baixo e a sensação barata do plástico traseiro, eu não esperava muito do Blade A3Y em termos de desempenho. No entanto, fiquei agradavelmente surpreendido. O A3Y apresentou alguns benchmarks bastante decentes, alinhados com os aparelhos econômicos significativamente mais caros que testei, e também funcionou muito bem no uso diário normal durante a semana que passei com ele.
Para começar, baixei o PCMark e executei o benchmark Work 2.0. Este é um benchmark de produtividade que testa o desempenho de um telefone na execução de tarefas diárias, como navegação na web, processamento de texto e edição de imagens. Ele fornece uma pontuação geral, além de uma divisão de pontuações para categorias de tarefas específicas.
O ZTE Blade A3Y obteve impressionantes 4.491 pontos no benchmark Work 2.0. Esse número não é impressionante por si só, pois é bastante baixo em comparação com os números que você pode atingir com hardware de ponta, mas é notavelmente bom para um telefone desse preço. A título de comparação, testei um LG Stylo 6 na mesma época que o ZTE Blade A3Y, e ele marcou apenas 3.867 neste benchmark.
Para navegação na web, o ZTE Blade A3Y marcou 3.592. Ele teve uma pontuação um pouco mais alta na categoria de redação e ainda mais alta na categoria de edição de fotos, com respeitáveis 8.392. Esses números são muito bons para um telefone na extremidade inferior da categoria de orçamento.
Em uso normal, notei atraso e desaceleração suficientes para ser um pouco incômodo. Por exemplo, notei algum atraso apenas puxando a gaveta de notificações ou abrindo a gaveta de aplicativos. Os aplicativos funcionaram bem o suficiente na maioria das vezes, e consegui abrir várias guias no Chrome e transmitir vídeos do YouTube sem nenhum problema, mas esperava que o telefone funcionasse mais suavemente com base em suas pontuações de benchmark.
O A3Y apresentou alguns benchmarks bastante decentes, alinhados com os aparelhos econômicos significativamente mais caros que testei
Além do benchmark de produtividade, também executei alguns benchmarks de jogos do GFXBench. Comecei com Car Chase, que é um benchmark 3D que faz uso de shaders e iluminação avançados. Neste benchmark, o Blade A3Y só conseguiu produzir 3.8FPS. Isso também é melhor que o Stylo 6, que atingiu apenas 2,8, mas esses são resultados bastante miseráveis.
Em seguida, executei o benchmark T-Rex menos exigente. Este também é um benchmark 3D, mas foi projetado para hardware menos avançado. Neste benchmark, o Blade A3Y conseguiu 22FPS significativamente melhores. Isso ainda é baixo o suficiente para ser um problema se você estivesse realmente tentando jogar um jogo.
Para um teste no mundo real, baixei o jogo de corrida 3D Asphalt 9 e fiz algumas corridas. Asphalt 9 é um jogo bem otimizado e funcionou bem o suficiente no Blade A3Y para ser realmente jogável. Eu notei muito pop-in onde os objetos falhavam ao renderizar inicialmente, e havia queda de quadros suficiente para ficar irritante, mas eu consegui completar algumas corridas sem problemas.
A conclusão aqui é que o ZTE Blade A3Y pode rodar jogos e outros aplicativos até certo ponto, se você realmente precisar, mas realmente não possui o processador ou a RAM para fornecer uma experiência satisfatória. Atenha-se a chamadas telefônicas e tarefas simples, como mensagens, e-mail, navegação na web e streaming de vídeo, e isso não decepcionará. Além disso, talvez você precise investir em um telefone mais caro.
A Verizon parece priorizar o tráfego do Yahoo Mobile e Visible em um grau significativo, então você pode ver velocidades fantásticas ou velocidades terríveis, dependendo de fatores como sua localização e a hora do dia.
Conectividade:o desempenho fraco ainda é bom o suficiente para a maioria
Este é o ponto da revisão em que discuto o serviço Yahoo Mobile, que é um MVNO operado pela Verizon. Como o outro MVNO da Verizon, Visible, ele usa as torres de celular da Verizon, mas os clientes do Yahoo Mobile não são clientes da Verizon. Se você teve sorte em sua localização com a Verizon, isso não significa que verá um nível de serviço semelhante do Yahoo Mobile ou Visible.
O Yahoo Mobile me forneceu um SIM ativado para testar o Blade A3Y. O telefone não funcionaria com o Google Fi ou AT&T SIMS que costumo usar para testes, então todas as minhas chamadas de celular e testes de dados LTE foram realizados usando o Yahoo Mobile.
Dito isso, meus resultados podem se afastar muito de sua própria experiência, dependendo da sua localização e do status da rede Verizon em sua área. A Verizon parece priorizar o tráfego do Yahoo Mobile e Visible em um grau significativo, então você pode ver velocidades fantásticas ou velocidades terríveis, dependendo de fatores como sua localização e a hora do dia.
Quando conectado ao serviço Yahoo Mobile, medi as velocidades de download entre 2,8 e 5Mbps. Medido ao mesmo tempo, no mesmo local, que o download de 5Mbps, um Moto X4 no serviço pós-pago da Verizon atingiu uma velocidade máxima de download de 30Mbps. É difícil separar o desempenho do Yahoo Mobile do desempenho do Blade A3Y devido ao fato de que não consegui fazê-lo funcionar com nada além do Yahoo Mobile SIM, mas as velocidades LTE que vi foram uniformemente sem brilho.
Para conectividade Wi-Fi, testei o Blade A3Y usando uma conexão de internet a cabo gigabit da Mediacom e um sistema Wi-Fi Eero mesh. A conexão media pouco menos de 1 Gbps no roteador no momento do teste, e meu Pixel 3 conseguiu uma velocidade máxima de download de 320 Mbps quando verificado ao lado do Blade A3Y.
Para a primeira medição, verifiquei o Blade A3Y próximo ao roteador. Nessas circunstâncias ideais, conseguiu uma velocidade máxima de download de 162Mbps. Isso é mais do que rápido o suficiente para chamadas Wi-Fi, bate-papo por vídeo, streaming de vídeo e praticamente qualquer outra coisa, mas claramente mais lento do que poderia ser.
Em seguida, movi o Blade A3Y cerca de 30 pés do roteador e testei novamente. A essa distância, a velocidade de download caiu para 132Mbps. Então me movi cerca de 50 pés do roteador e beacons, com paredes e outras obstruções no caminho, e a velocidade de download caiu um pouco para 125Mbps. Finalmente, desci para minha garagem, a cerca de 30 metros do roteador ou farol mais próximo, e o telefone segurou firme a 71 Mbps.
No geral, a conectividade Wi-Fi do Blade A3Y é muito boa. Deixa muita coisa na mesa no curto alcance, mas os números no longo alcance permanecem rápidos o suficiente para transmitir vídeo e praticamente qualquer outra coisa. Mesmo que não tenha colocado os melhores números que já vi, funcionou muito bem para um telefone de US $ 50.
Qualidade do som:som decente em um único alto-falante com qualidade de chamada questionável
Para um telefone econômico com um único alto-falante, o Blade A3Y não soa tão mal. É um dos telefones mais silenciosos que testei, mas com que frequência você aumenta o volume da mídia ao máximo? Em cerca de metade do volume, a música soa decente o suficiente, embora um pouco oca e muito pesada nos agudos.
O alto-falante é ventilado através de slots na parte traseira de plástico removível que são realmente fáceis de cobrir com os dedos enquanto segura o telefone no modo paisagem. Colocar o telefone em qualquer lugar, mesmo em uma superfície lisa, também abafa o som significativamente.
A qualidade da chamada era decente, mas notei um tipo estranho de reverberação que era apenas o suficiente para ser irritante. Quase parece que a pessoa com quem você está falando está no viva-voz, mesmo quando não está. De acordo com as pessoas para quem eu liguei pelo telefone, eu saí alto e claro, sem nenhuma modulação estranha, e eles podiam me ouvir mesmo em ambientes bastante barulhentos. Enquanto o reverb era irritante no começo, eu me acostumei bem rápido.
Qualidade da câmera/vídeo:deixa muito a desejar
O Blade A3Y tem câmeras, mas não são muito boas. A câmera traseira possui um sensor de 8MP, e eu tive muito tempo para tirar fotos nítidas com ela. As fotos que tirei com a câmera traseira tendiam a ficar embaçadas com cores desbotadas, mesmo com luz decente. Fotos com pouca luz eram ainda piores. O vídeo, da mesma forma, lutou contra a luz imperfeita. Qualquer quantidade de luz de fundo apagava completamente a imagem, e as cenas bem iluminadas pareciam planas.
A câmera frontal de 5MP não é melhor. Ele foca muito bem, mas as cores são frias e desbotadas, e não lida bem com a iluminação menos do que ideal. Está lá se você precisar para videochamadas ou selfies, mas os resultados provavelmente não serão satisfatórios.
Bateria:Capacidade na parte inferior, mas removível!
O Blade A3Y possui uma bateria de 2.660 mAh, que está no lado baixo. No entanto, esta bateria é removível. Isso significa que você pode facilmente pegar uma bateria de reposição e mantê-la em reserva caso o aparelho morra quando você não estiver em uma situação em que possa carregá-la.
O tempo de conversação relatado na bateria é de 16 horas, o que parece um pouco generoso. Consegui passar cerca de um dia e meio usando o Blade A3Y onde quer que pudesse no lugar do meu telefone normal, e definitivamente o teria no carregador todas as noites se realmente fosse meu telefone normal.
Para testar ainda mais sua capacidade, conectei-me ao Wi-Fi, ativei o brilho total da tela e configurei para transmitir vídeos do YouTube sem parar. Nesse estado, a bateria durou seis horas e meia. Isso é menos do que a maioria dos telefones que testei, mas não é ruim para um telefone com um preço tão baixo e uma bateria removível.
Software:muito próximo do Android 10 de estoque
O ZTE Blade A3Y vem com o Android 10 e está bem próximo do estoque. Percebi algumas diferenças na maneira como funciona em comparação com o estoque, mas nada que realmente valha a pena chamar de atenção. A diferença mais visível entre este telefone e qualquer outro dispositivo Android 10 é que ele vem com vários aplicativos do Yahoo pré-instalados:você obtém o Yahoo Mail, o Yahoo News e outros.
Se você estiver no ecossistema do Yahoo, verá que a inclusão de aplicativos do Yahoo é útil. Caso contrário, eles são fáceis de ignorar ou se livrar. O antigo cliente de e-mail do Android ainda está lá, junto com o pacote padrão de aplicativos do Google, então a inclusão dos aplicativos do Yahoo Mobile é mais um sabor do que uma imposição.
Preço:fale sobre a oferta que você não pode recusar
O ZTE Blade A3Y tem um preço sugerido de apenas US $ 49, e você normalmente pode obtê-lo por cerca de metade disso. Ao mudar para o Yahoo Mobile de outro serviço, você pode até conseguir pegá-lo pela soma principesca de zero dólares.
Com uma faixa de preço entre grátis e $ 49, o ZTE Blade A3Y é um negócio fantástico. Este é claramente um telefone econômico, não há como contornar isso, mas parece e funciona muito bem por um aparelho de US $ 49. Ele supera alguns telefones de US $ 300 que eu olhei, e é muito fácil ignorar deficiências como a câmera sem brilho quando um telefone tem esse tipo de preço atrelado a esse nível de desempenho.
Com uma faixa de preço entre grátis e $ 49, o ZTE Blade A3Y é um negócio fantástico.
ZTE Blade A3Y vs LG K51
O LG K51 é um dos nossos telefones favoritos de ultra-orçamento, com um preço sugerido de US$ 200 desbloqueado e normalmente disponível por menos de US$ 150. Ele possui uma grande tela de 6,5 polegadas com uma câmera em forma de lágrima, bateria de 4.000 mAh e um processador MediaTek Helio P22 de oito núcleos.
Enquanto o LG K51 supera o ZTE Blade A3Y em termos de especificações, há um enorme abismo no diferencial de preço aqui. O LG K51 tem um preço sugerido quatro vezes maior do que o ZTE Blade A3Y. Por esse dinheiro extra, você obtém uma tela um pouco maior, mas com a mesma resolução baixa. Você também obtém um processador de oito núcleos versus um quad-core, mas o Blade A3Y realmente compara melhor, apesar dessa diferença.
Se você está trabalhando com um orçamento apertado, não há dúvida:o ZTE Blade A3Y é um negócio melhor.
Os 7 melhores smartphones econômicos por menos de US $ 300 de 2022Veredicto final
Pegue este se você precisar de um telefone e não tiver um orçamento. The ZTE Blade A3Y looks and feels pretty cheap, and the specifications aren’t anything to write home about, but this is pretty much the perfect smartphone if you need a phone now but don’t really have any room in the budget for one. It’s also great for anyone who just wants a basic phone for calling and on-the-go internet access, as it performs far better than expected based on the raw specifications.
Produtos semelhantes que analisamos:
- LG Stylo 6
- Samsung Galaxy A50
- Nokia 7.2
Especificações
- Product Name Blade A3Y
- Product Brand ZTE
- UPC 885913108766
- Price $49.00
- Data de lançamento outubro de 2020
- Weight 0.357 lbs.
- Product Dimensions 5.77 x 2.79 x 0.38 in.
- Color Grape Jelly (Purple)
- Garantia de 1 ano
- Plataforma Android 10
- Display 5.45-inch
- Resolution 1440x720
- Processor MediaTek Helio A22 Quad Core @ 2.0GHz
- RAM 2GB RAM
- Armazenamento 32 GB
- Camera 8MP (rear), 5MP (front)
- Battery Capacity 2,660 mAh
- Portas USB-C, áudio de 3,5 mm
- Waterproof No