Compramos o LG K51 para que nosso revisor especializado pudesse testá-lo e avaliá-lo completamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto. O LG K51 é um smartphone econômico lançado originalmente como exclusivo do Boost Mobile, mas está disponível em várias operadoras e também em uma versão desbloqueada que você pode levar para qualquer lugar. A melhor coisa sobre este telefone é o preço muito acessível, mas também possui uma bateria bastante grande, um conjunto de três câmeras na parte traseira e uma câmera selfie frontal de 13MP, entre alguns outros recursos intrigantes.
Recentemente, substituí meu telefone pessoal por um LG K51 por cerca de uma semana para ver se o processador MediaTek Helio, menos do que impressionante, tem muito efeito no desempenho. Também testei a câmera, alto-falantes, tela e outros aspectos deste telefone para ver quantos cantos a LG teve que cortar para atingir um preço tão bom em um telefone que parece tão bom.
Design:formato de sanduíche de vidro atraente parece e se sente premium
O LG K51 é um design de sanduíche de vidro bastante padrão, com molduras grossas e uma atraente lágrima de câmera na frente e um conjunto de três câmeras, sensor de impressão digital e logotipo da LG na parte de trás. Está disponível em uma única cor que a LG chama de titan, mas é apenas preto. Falta a iridescência chamativa de algo como o LG Stylo 6, mas o design discreto do sanduíche de vidro parece muito mais premium do que você esperaria de um telefone com um preço tão baixo.
Este é um telefone muito grande e tem uma tela grande para combinar. A tela mede 6,5 polegadas e domina a frente do aparelho. Os painéis superior e inferior são excepcionalmente grossos, incluindo uma câmera em forma de lágrima agradavelmente curvada na parte superior, enquanto os painéis laterais são um pouco mais finos. A tela é grande o suficiente para que, apesar de ter mãos bastante grandes, foi um pouco difícil alcançar cada parte da tela com o polegar sem mover o telefone significativamente ao meu alcance.
O conjunto de três câmeras acima mencionado é organizado horizontalmente sobre o sensor de impressão digital em uma parte traseira de vidro que atua como um grande ímã de impressão digital. Como outros três conjuntos de câmeras, você obtém um sensor dedicado a fotos tradicionais, um para fotos em grande angular e outro para detectar profundidade e aplicar efeitos de bokeh. O sensor de impressão digital é pequeno e levemente texturizado para facilitar a localização.
O lado direito do quadro possui uma gaveta do cartão SIM e o botão liga / desliga, enquanto o botão de volume e um botão dedicado do Google Assistant são encontrados no lado esquerdo. A parte inferior do telefone possui três orifícios para um dos alto-falantes, uma porta USB-C que suporta carregamento rápido e um fone de ouvido de 3,5 mm.
Qualidade de exibição:a tela de baixa resolução falha em uma inspeção detalhada
O LG K51 possui uma enorme tela LCD IPS de 6,5 polegadas que parece ótima à distância, mas não tão boa em uma inspeção mais próxima. A resolução é de apenas 1560x720, o que coloca a densidade de pixels em 264ppi. Não é como se essa resolução fosse machucar seus olhos ou algo assim, mas é significativamente menor do que outros telefones com preços acessíveis.
A tela em si tem uma reprodução de cores decente, embora as cores pareçam um pouco frias. Ele também possui ótimos ângulos de visão sem distorção de cor real ou quaisquer outros problemas. Eu preferiria ver uma tela mais alinhada com o LCD IPS de 2460x1080 encontrado no Stylo 6, mas esta é claramente uma área em que a LG cortou alguns cantos para atingir um preço mais baixo.
Desempenho:funciona bem na prática, mas fica atrás da concorrência
O K51 possui um MediaTek Helio P22 2.0GHz Octa-Core que simplesmente não está à altura dos padrões de hardware que testei em outros telefones econômicos. Essa avaliação foi confirmada quando executei alguns benchmarks, começando com o benchmark Work 2.0 da PCMark. Ele marcou apenas 3.879 nesse benchmark, com pontuações de 3.879 em navegação na web, 3.302 em escrita e 5.469 em edição de fotos.
As pontuações de benchmark Work 2.0 do K51 superam um pouco outro telefone LG de orçamento, o Stylo 6, mas isso não significa que eles sejam bons. Por exemplo, o Moto G Power, um pouco mais caro, possui uma pontuação geral de 6.882. Meu fiel e antigo Pixel 3, um telefone principal de três anos atrás, atinge 8.808 como um ponto de comparação adicional.
Além do benchmark Work 2.0 centrado na produtividade, também instalei o GFXBench e executei alguns benchmarks de jogos. Primeiro, executei o benchmark Car Chase, que pretende simular um jogo 3D em ritmo acelerado com efeitos avançados. O LG K51 travou e queimou muito, gerenciando apenas 4,4 quadros por segundo (fps) nesse benchmark.
Depois de Car Chase, executei o benchmark T-Rex. Este é um benchmark de jogos 3D menos intenso, e o K51 conseguiu gravar 27fps mais aceitáveis. Isso não é tão ruim e sugere que você deve ser capaz de fazer alguns jogos leves neste telefone se optar por aplicativos menos exigentes.
No uso diário, o LG K51 não me deu muitos problemas. Não é tão responsivo quanto o Pixel 3 que ainda uso e uso sempre que não estou testando um novo telefone, mas não foi tão ruim quanto eu esperava, considerando o hardware. Percebi alguma hesitação ao iniciar aplicativos, alternar telas e exibir elementos como o teclado na tela de tempos em tempos. No geral, executou tarefas básicas como e-mail, navegação na web e streaming de vídeo perfeitamente bem.
Também carreguei alguns jogos, incluindo Asphalt 9, para ver como o K51 realmente roda um jogo. Asphalt é muito bem otimizado e realmente funcionou muito bem. Não parecia tão bom quanto em um hardware melhor, e notei algumas quedas de quadros, mas funcionou melhor do que eu esperava.
Um pouco ligado ao desempenho está o armazenamento integrado, ou realmente a falta dele. O K51 possui apenas 32 GB de armazenamento interno, dos quais 13 GB são ocupados por arquivos do sistema. Quando instalei meus benchmarks e alguns aplicativos necessários, o telefone tinha apenas 12 GB de espaço livre. Esta é uma quantidade muito pequena de armazenamento, mesmo para um telefone desse preço, então planeje investir em um cartão SD decente se quiser instalar mais do que alguns aplicativos ou tirar fotos ou vídeos.
Quando instalei meus benchmarks e alguns aplicativos necessários, o telefone tinha apenas 12 GB de espaço livre.
Conectividade:desempenho LTE surpreendente e boas velocidades de Wi-Fi
O LG K51 está disponível em algumas variações diferentes para diferentes operadoras, e cada uma suporta um conjunto ligeiramente diferente de bandas LTE. Além de uma variedade de bandas LTE, ele também suporta Bluetooth 5.0, Wi-Fi de banda dupla 802.11ac, Wi-Fi Direct e pode funcionar como um ponto de acesso se sua operadora suportar isso.
Para fins de teste, conectei o LG K51 ao Google Fi usando torres T-Mobile. Fiquei impressionado com o desempenho geral do LTE, gerenciando velocidades de download de 20 Mbps em uma área em que meu Pixel 3 gerenciava apenas 15 Mbps. Outro smartphone LG de baixo custo, o Stylo 6, atingiu apenas uma velocidade máxima de download de 7,8 Mbps ao mesmo tempo e no mesmo local. Em todas as áreas em que usei o LG K51, ele teve um desempenho forte em comparação com meus outros telefones de teste.
O K51 também apresentou resultados decentes em meus testes de Wi-Fi. Usando uma conexão de internet a cabo Mediacom de 1 Gbps e um sistema Wi-Fi Eero mesh, testei o K51 perto do roteador e, em seguida, em alguns intervalos a distâncias variadas do roteador e dos beacons.
Testado próximo ao roteador, o K51 conseguiu uma velocidade máxima de download de 227Mbps. No mesmo local, meu Pixel 3 atingiu uma velocidade um pouco mais rápida de 320Mbps. O K52 caiu ligeiramente para 191Mbps a uma distância de 30 pés com algumas obstruções, 90Mbps a 50 pés e obstruções significativas, e depois manteve-se forte a impressionantes 84Mbps a uma distância de cerca de 100 pés na minha garagem.
O K51 não possui exatamente alto-falantes premium, mas este telefone soa melhor do que a maioria dos aparelhos econômicos que testei.
Qualidade de som:alta e surpreendentemente clara
A LG é conhecida por colocar ótimos alto-falantes em seus telefones de última geração. O K51 não possui exatamente alto-falantes premium, mas este telefone soa melhor do que a maioria dos aparelhos econômicos que testei. É alto, alto o suficiente para encher uma sala e há muito pouca distorção, mesmo no volume mais alto. Tudo vem alto e claro em um grau que é realmente impressionante para um telefone nessa faixa de preço.
Para testar a qualidade do som no K51, carreguei o aplicativo YouTube Music e coloquei na fila o cover do Pentatonix de “Radioactive”, que apresenta cordas de Lindsay Stirling. A faixa com voz pesada soou muito melhor do que eu esperava, com cordas claras e brilhantes e quase sem distorção. O algoritmo do YouTube Music lançou o supermix Daft Punk do Pentatonix depois disso, e soou ainda melhor.
O único problema real com o som é que é muito fácil bloquear os três pequenos orifícios do alto-falante na borda inferior do telefone. Bloqueie-os e o som ficará abafado, silencioso e difícil de entender.
Qualidade da câmera/vídeo:tira fotos decentes, mas a qualidade do vídeo não é tão boa
O LG K51 possui um conjunto de três sensores na parte traseira para tirar fotos regulares e fotos em grande angular, e outra câmera na frente para videoconferência e selfies. Os principais sensores na parte frontal e traseira são de 13MP, enquanto a parte traseira também inclui uma câmera ultrawide de 5MP e um sensor de profundidade de 2MP.
A câmera traseira tira fotos decentes, desde que haja luz decente disponível. Fiquei bastante impressionado com o nível de detalhes e cores em fotos externas em particular, tanto de perto quanto de médio alcance. As fotos em grande angular perdem alguns detalhes, mas também ficaram boas. Essa qualidade muda acentuadamente com luz menos do que perfeita, com níveis significativos de ruído.
A câmera selfie frontal também funciona muito bem com boa luz, produzindo fotos de alta qualidade que ficam um pouco enlameadas e barulhentas com pouca luz.
Fiquei bastante impressionado com o nível de detalhes e cores em fotos externas em particular, tanto de perto quanto de médio alcance.
Não fiquei tão impressionado com o vídeo da câmera traseira ou frontal. A câmera traseira funciona bem com boa iluminação, embora eu tenha notado um pouco de desfoque de movimento e dificuldade de foco. Com pouca luz, vi muito ruído que beirava a distorção em alguns casos.
A câmera frontal é boa o suficiente para videoconferência e aplicativos de vídeo se você a posicionar corretamente e tiver uma iluminação decente. Você pode acabar querendo investir em um ring light, já que meus resultados com iluminação natural e regular no quarto resultaram em uma mistura bem misturada. As câmeras frontal e traseira atingem o máximo de 1920x1080 para gravação de vídeo.
Bateria:toneladas de capacidade para uma ótima duração da bateria
O LG K51 possui uma grande bateria de 4.000 mAh, o que é bom porque uma tela desse tamanho consome muito energia. Mesmo com a tela grande, a duração da bateria do telefone foi bastante decente. Consegui passar cerca de dois dias de cada vez sem cobrar, usando o telefone para chamadas, mensagens de texto e alguma navegação leve na web e e-mail.
Para ter uma ideia dos limites exatos da bateria do LG K51, configurei o brilho da tela para máximo, conectei ao Wi-Fi e transmiti vídeos do YouTube sem parar até o telefone morrer. Nessas condições, a bateria durou quase 12,5 horas. Isso não é tão longo quanto alguns telefones econômicos que eu tive, mas é muito bom para um telefone nessa faixa de preço.
Consegui passar cerca de dois dias de cada vez sem cobrar, usando o telefone para chamadas, mensagens de texto e alguma navegação leve na web e e-mail.
Software:a visão da LG sobre o Android não impressiona
O K51 é fornecido com Android 10 ou Android 9, dependendo da operadora de onde você obtém o telefone. Minha unidade de teste foi desbloqueada e veio com o Android 10. Isso é bom, mas o problema é que o K51, como outros telefones LG, não executa exatamente o Android padrão. Ele usa o próprio LG UX 9.0 da LG, do qual não sou muito fã.
A maior mudança do Android 10 para o LG UX 9.0 é que a LG se livrou da gaveta de aplicativos por algum motivo. Em vez disso, você encontrará todos os seus aplicativos espalhados por páginas e páginas da área de trabalho. Isso provavelmente funciona para algumas pessoas, mas parece confuso e desorganizado para mim. Você pode voltar uma aproximação da gaveta de aplicativos nas configurações ou apenas usar um iniciador personalizado, se preferir.
O K51 vem com um punhado de aplicativos pré-instalados principalmente para produtividade que você pode ou não achar útil. Eu tenho meus próprios stand-bys antigos que estão facilmente disponíveis na Play Store e consegui instalá-los bem rápido. O único problema é que em um dispositivo com uma quantidade tão pequena de armazenamento, você pode acabar precisando remover os aplicativos incluídos da LG para abrir espaço para o seu.
Preço:difícil de vencer
O melhor do LG K51 é sem dúvida o preço. Com um preço sugerido de US $ 200 desbloqueado e geralmente disponível por menos da metade disso se você comprar de uma operadora, esse telefone representa um bom negócio nas circunstâncias certas. O processador lento torna um pouco difícil de vender no MSRP, pois você pode obter um telefone significativamente melhor por cerca de US $ 50 a mais, mas se você estiver trabalhando com um limite rígido de US $ 200, este telefone tem muito a oferecer.
LG K51 x Moto G Power
O Moto G Power é um smartphone econômico que custa um pouco mais que o K51, com um preço sugerido de US$ 250. É um telefone menor, com uma tela de 6,4 polegadas e um corpo significativamente menor, mas tira o K51 da água em quase todos os aspectos. Seu benchmark Work 2.0 é quase duas vezes maior que o K51, e sua bateria de 5.000 mAh dura quase quatro horas a mais quando testada nas mesmas condições. Ele também possui uma tela de resolução mais alta, o dobro do armazenamento integrado e câmeras melhores.
O LG K51 ainda vale a pena olhar se você não puder comprar algo como o Moto G Power ou se encontrá-lo à venda, mas não há dúvida de qual deles é o melhor custo-benefício. O Moto G Power dá voltas ao redor do LG K51 em todas as categorias.
Os 7 melhores smartphones econômicos por menos de US $ 300 de 2022Veredicto final
Procure uma promoção. O LG K51 é uma venda difícil no MSRP, mas geralmente está disponível por até US $ 100 e por menos ainda se você o comprar bloqueado em uma operadora. É difícil recomendar este telefone pelo preço total quando você pode obter um hardware significativamente melhor por apenas um pequeno investimento adicional, mas a maioria das minhas reclamações sobre o desempenho desaparecem quanto mais perto você chega desse preço de US $ 100.
Produtos semelhantes que analisamos:
- LG Stylo 4
- LG K30
- LG V40 ThinQ
Especificações
- Nome do produto K51
- Marca do produto LG
- UPC 652810835459
- Preço $ 199,99
- Data de lançamento maio de 2020
- Peso 7,17 onças.
- Dimensões do produto 6,9 x 3,6 x 2,3 pol.
- Cor Cinza Titã
- Garantia de 1 ano
- Plataforma Android 10 (versão desbloqueada, Android 9.0 em algumas operadoras)
- Tela de 6,5 polegadas
- Resolução 1560 x 720
- Processador MediaTek Helio P22 2.0GHz Octa-Core
- RAM 3 GB
- Armazenamento 32 GB
- Câmera PDAF de 13 MP (traseira), super grande angular de 5 MP (traseira), 2 MP (câmera de profundidade), 13 MP (frente)
- Capacidade da bateria 4.000 mAh
- Portas USB-C, entrada para fone de ouvido
- Impermeável Não
- Modelo de processador MediaTek Helio P22 Octa-Core