>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> Telemóveis

Revisão do Unihertz Atom XL


Unihertz nos forneceu uma unidade de revisão para um de nossos escritores testar, que ele enviou de volta após sua avaliação completa. Leia a versão completa dele.

O Atom XL é um smartphone robusto e compacto com recursos de walkie-talkie DMR integrados. Destinado diretamente a um público que está cansado de ver seus sanduíches de vidro quebrarem sob pressão, o Atom XL parece um telefone construído para enfrentar os rigores da vida cotidiana. Passei algumas semanas com um Atom XL, testando seus recursos como telefone e walkie-talkie, conectividade, desempenho, duração da bateria e muito mais para ver se esse prodígio de tamanho pequeno realmente aguenta o hype.

Design:estética robusta e atraente em um pacote pequeno


A Unihertz é uma empresa interessante com algumas ideias interessantes. Eles nos trouxeram o Atom verdadeiramente minúsculo em 2018, e uma versão interessante de um telefone com teclado físico no ano seguinte. O Atom XL é essencialmente uma versão ampliada do Atom, com todas as mesmas sugestões de design.

À primeira vista, o Atom XL se parece muito com um telefone pequeno, algo como um iPhone SE, envolto em uma capa de telefone resistente. Esse case robusto é, na verdade, parte de sua construção, com uma parte traseira de borracha texturizada, laterais metálicas e pára-choques robustos nos cantos para absorver o choque de cair.

Apesar de seu tamanho pequeno, o Atom XL não é uma flor murcha. Parece sólido na mão, e parte disso tem a ver com suas dimensões e peso. Embora o telefone em si seja bastante pequeno em comprimento e largura, ele tem mais de duas vezes a espessura do meu Pixel 3 sem caixa e pesa significativamente mais. Ainda é bastante leve, com apenas 8,6 onças, mas definitivamente pude sentir a diferença. O formato se encaixa muito bem na minha mão, pequeno o suficiente para envolver os dedos para uma aderência sólida, e o peso aumentado em comparação com a maioria dos smartphones faz com que pareça substancial.

Destinado diretamente a um público que está cansado de ver seus sanduíches de vidro quebrarem sob pressão, o Atom XL parece um telefone construído para enfrentar os rigores da vida cotidiana.

Além do exterior robusto, a maior diferença entre este telefone e a maioria da concorrência é a inclusão de uma antena opcional. A porta é ocultada por um plugue de borracha e aparafusar a antena dá acesso ao recurso de walkie-talkie DMR. As outras portas, USB-C e um fone de ouvido, não são protegidas por plugues.

Qualidade de exibição:ótima, mas muito pequena para alguns aplicativos


O Atom XL possui uma tela de 4 polegadas coberta por Gorilla Glass e possui uma camada oleofóbica para mantê-lo limpo. Ele possui uma resolução não padrão de 1136 x 640 pixels que, devido ao pequeno tamanho da tela, parece muito boa nas condições de iluminação corretas.

Os dois problemas com a tela são que é difícil ver em plena luz do sol e é muito pequena para algumas aplicações. O problema do brilho da tela é um grande problema, já que este telefone foi claramente projetado para uso externo. Enquanto eu era capaz de usá-lo ao ar livre, encontrei-me procurando sombra, ou fazendo-o com as mãos, mesmo com o brilho no máximo.

O Android faz um bom trabalho ao acomodar diferentes tamanhos de tela, mas você pode achar que alguns aplicativos são um pouco estranhos para usar em uma tela tão pequena. É definitivamente mais confortável de usar do que o Atom original, mas este dispositivo claramente não é voltado para pessoas que passam muito tempo em seus telefones fazendo qualquer coisa além de falar.

Os dois problemas com a tela são que é difícil ver em plena luz do sol e é muito pequena para algumas aplicações.

Desempenho:Surpreendentemente poderoso para seu tamanho e preço


Você pode esperar que um telefone que negocie com sua robustez e tamanho diminuto economize no departamento de hardware, mas fiquei impressionado com o desempenho do Atom XL. Ele vem com um Helio P60 Octa-Core com clock de 2,0 GHz e passou por tudo o que eu joguei nele sem nem um solavanco.

Para começar, baixei o PCMark e executei o benchmark Work 2.0 para ter uma ideia sólida dos recursos básicos do telefone. Ele marcou 6.934 decentes no geral, com 13.438 na categoria de edição de fotos e 5.374 relativamente baixos na categoria de manipulação de dados. Devido ao seu tamanho pequeno e à tela diminuta, a maioria das pessoas se apega principalmente a tarefas como navegar na web e escrever e-mails, nas quais obteve 5.644 e 7.390, respectivamente.

No uso diário, descobri que o Atom XL tem um desempenho admirável. Consegui abrir mais de uma dúzia de guias no Chrome sem sofrer nenhum atraso, transmitir vídeos do YouTube, Disney+ e outras fontes, enviar e receber e-mails e textos, fazer anotações no Google Docs e muito mais sem problemas além da pequena tela sendo um obstáculo às vezes.

Eu então executei alguns benchmarks do GFXBench. O primeiro que corri foi o Car Chase, que conseguiu apenas 20fps. Isso é um pouco baixo, já que 30fps é geralmente considerado um alvo de baixo custo para uma jogabilidade confortável. O próximo que corri foi o T-Rex, que é um pouco menos exigente. Isso funcionou a 57fps significativamente mais altos, o que é muito bom para um telefone desse tamanho e preço.

Como um teste de tortura, tanto para o Atom XL quanto para mim, instalei a surpresa de aventura de mundo aberto Genshin Impact. O jogo funcionou perfeitamente, para minha surpresa, quando entrei no mundo pictórico de Teyvat para rodar alguns diários. As taxas de quadros permaneceram suaves como seda mesmo durante o combate, embora eu tenha sido significativamente prejudicado pela tela pequena e pelo fato de a versão móvel do jogo usar controles na tela.

Não se engane, este não é um telefone que você vai comprar especificamente para jogar. A tela é muito pequena. Mas se você quiser carregar algo para passar o tempo, não ficará desapontado com o desempenho.

Conectividade:um pouco fraca em ambientes internos, melhor em algumas operadoras do que em outras


O Atom XL é um telefone dual-SIM com Wi-Fi 802.11ac 2.4/5GHz e suporte para Bluetooth 4.2. Para testes de dados celulares, experimentei o Google Fi (T-Mobile) e os SIMs AT&T, e não fiquei muito impressionado com os resultados de ambos. Vou descartar os resultados da AT&T, pois não consegui conectar o telefone ao 4G LTE, apesar do SIM funcionar bem no meu roteador Nighthawk M1 e no iPad.

Independentemente da localização, as velocidades mais rápidas que consegui do Atom XL no Google Fi foram de 2,79 Mbps para baixo e 0,25 Mbps para cima. Sentado na minha mesa, meu Pixel 3 atinge 15 Mbps para baixo e 2 Mbps para cima. Do lado de fora, o Pixel 3 atinge cerca de 20Mbps abaixo. No mesmo local externo, vi cerca de 2Mbps do Atom XL. O Atom XL também mostrou consistentemente um sinal mais fraco que o Pixel 3 quando verificado em locais idênticos.

O Atom XL obteve resultados igualmente decepcionantes quando conectado à minha rede Wi-Fi. Eu tenho uma conexão gigabit Mediacom com um sistema Wi-Fi de malha tri-band Eero, e o Atom XL nunca conseguiu gerenciar mais de 33,2 Mbps para baixo e 43,3 Mbps para cima, independentemente da localização. Quando medido perto do roteador ao lado do Atom XL, meu laptop HP Spectre x360 reduziu 230Mbps.

Embora as velocidades de dados que vi no Atom XL fossem universalmente baixas em comparação com o hardware que uso diariamente, ainda consegui usar o Atom XL para a maioria das tarefas sem muito problema. As velocidades do Wi-Fi eram rápidas o suficiente para transmitir vídeos e músicas do YouTube, e eu pude assistir a alguns destaques do futebol no YouTube pela conexão de dados do celular em 480p.

Além do básico, o Atom XL também possui funcionalidade walkie-talkie de rádio móvel digital (DMR) integrada. Para acessar esse recurso, basta aparafusar a antena incluída e iniciar o aplicativo incluído. É totalmente programável, permitindo configurar canais personalizados para comunicação individual e em grupo, com alcance teórico de quase 5 milhas com linha de visão e condições perfeitas.

Qualidade do som:alto o suficiente, mas um pouco oco


O Atom XL parece ter dois alto-falantes frontais, acima e abaixo da tela, mas não. Na verdade, ele possui um único alto-falante voltado para trás localizado próximo à parte inferior do aparelho. Como prova de quão bem o telefone está selado, colocar o dedo sobre a grade quase o silencia e você pode sentir o ar vibrando.

O alto-falante é alto e claro o suficiente na maior parte, mas o som é oco e metálico. Por exemplo, eu coloquei na fila “Believer” do Imagine Dragons, e soou bem durante os vocais. Quando o instrumental começou, soou como uma bagunça oca e lamacenta, e eu não consegui escolher instrumentos individuais.

A boa notícia é que o telefone vem com um fone de ouvido, para que você possa conectar seu conjunto favorito de fones de ouvido e esquecer o alto-falante completamente, se quiser. E como um bônus adicional, ele possui um rádio FM embutido que usa o cabo do fone de ouvido como antena. Consegui conectar alguns fones de ouvido e sintonizar dezenas de estações de rádio locais. Em uma situação de emergência, com a Internet e as conexões de dados celulares, isso pode realmente ser útil.

A qualidade da chamada é excelente, e isso é realmente importante em um telefone projetado principalmente para o trabalho.

A qualidade da chamada é excelente, e isso é realmente importante em um telefone projetado principalmente para o trabalho. As vozes eram cristalinas ao ligar para conexões Wi-Fi e celulares pelo Google Fi, e ninguém teve problemas para me entender, mesmo em ambientes barulhentos.

Qualidade da câmera e do vídeo:sensor decente com resultados questionáveis


Com uma câmera de 48MP, eu estava ansioso para tirar ótimas fotos com este telefone. Infelizmente, os resultados são significativamente piores do que os obtidos com a câmera de 12,2 MP do meu Pixel 3 de dois anos. As fotos que tira são boas, mas sofrem de exposição irregular, reprodução de cores ruim e são ainda mais borradas do que eu recebo do Pixel 3.

A câmera possui um modo profissional que permite ajustar coisas como ISO, exposição e balanço de branco manualmente, mas não consegui obter resultados notavelmente melhores do que o padrão.

Os resultados foram igualmente decepcionantes ao gravar vídeo. Funciona e está disponível se você precisar, mas este não é o telefone que você está procurando se fotos e vídeos fantásticos são algo com o qual você se importa muito.

Bateria:bateria grande e robusta e carregamento rápido para uso durante todo o dia


O Atom XL vem com uma grande bateria de 4.300mAh, que é uma capacidade normalmente associada a telefones maiores com telas maiores. Com sua pequena tela de consumo de energia, descobri que o Atom XL tinha energia suficiente para durar mais de dois dias de uso regular entre as cargas. Isso o torna perfeitamente adequado para caminhadas de fim de semana, onde a energia não é exatamente excedente.

Se você estiver usando este telefone no local de trabalho, com o aplicativo DMR ativo o dia todo, sua experiência provavelmente será diferente. O aplicativo DMR consome bastante energia, então você provavelmente acabaria carregando todos os dias em vez de pular dias.

Software:Android 10 com alguns ajustes questionáveis


O Atom XL vem com uma versão ligeiramente modificada do Android 10 que funciona muito bem. A maior diferença entre essa implementação e o estoque é que ela não possui uma gaveta de aplicativos. Isso mesmo:os aplicativos instalados são apenas despejados na tela inicial como um iPhone. Consegui restaurar a funcionalidade da gaveta de aplicativos com bastante facilidade instalando um iniciador personalizado e estava a caminho.

O telefone também possui três botões físicos na parte inferior, em vez dos botões de software na tela vistos na maioria dos telefones Android modernos. O esquerdo funciona como um botão de volta, o do meio é o botão home familiar, inicia o Google Assistant com um toque longo e também funciona como um sensor de impressão digital, e você pode tocar duas vezes no botão direito a qualquer momento para abrir o alternador de aplicativos.

Fora isso, parece um Android 10 bastante padrão pelo que pude dizer. Era perfeitamente utilizável, apesar do pequeno tamanho da tela.

Preço:preço fantástico para o que você recebe


O Atom XL tem um preço sugerido de apenas US $ 330, o que é muito bom para um telefone tão pequeno que funciona bem e inclui recursos extras como rádio FM, walkie-talkie DMR, resistência à água / poeira IP68 e um MIL-STD- Classificação de durabilidade de 810G. Os primeiros adeptos conseguiram pegá-lo por ainda menos do que isso através do Kickstarter de grande sucesso, mas ainda é um ótimo negócio pelo preço atual.

Unihertz Atom XL vs. Kyocera DuraForce PRO 2


É difícil encontrar um concorrente direto para o Atom XL devido ao seu tamanho, preço e conjunto de recursos, mas o Kyocera DuraForce PRO2 é definitivamente direcionado ao mesmo mercado.

Com um preço sugerido de $ 450, o DuraForce PRO2 (ver na Amazon) é definitivamente mais caro. No entanto, ele oferece uma construção robusta semelhante, com a mesma certificação MIL-STD-810G e um impressionante impacto Dragontrail PRO e tela resistente a arranhões. O DuraForce PRO2 também possui uma tela de 5 polegadas um pouco maior e uma bateria de 3.240mAh um pouco menor. Também é um pouco mais fino, embora pese aproximadamente o mesmo no geral.

Enquanto o DuraForce PRO 2 foi projetado para suportar o mesmo tipo de uso áspero que o Atom XL, ele não possui DMR. Isso significa que o Atom XL será sua escolha, se você quiser abandonar seu dispositivo DMR físico e usar seu telefone. Se você não usa o DMR diariamente, o Atom XL ainda é a escolha mais forte devido ao seu preço, desde que você não se importe com a tela pequena.
Os 7 melhores smartphones robustos de 2022
Ainda precisa de mais algum tempo antes de tomar uma decisão? Veja nosso guia para os melhores smartphones.
Veredicto Final
Vale a pena dar uma olhada, mesmo que você não precise do recurso de walkie-talkie.

O Atom XL é um dispositivo de nicho de uma empresa especializada em encontrar nichos e fornecer o produto exato que o nicho exige. Já deve estar no seu radar se você usa DMR todos os dias e, se não, ainda é um telefone impressionantemente pequeno e robusto que também executa o mesmo tipo de tarefas que você pode solicitar a qualquer telefone Android sem reclamar. A pequena tela será um problema para alguns, mas é perfeita para quem quer um telefone que simplesmente funcione e não esteja muito interessado em trollar o Pinterest ou o Instagram e jogar em seu tempo livre.

Produtos semelhantes que analisamos:

  • LG G8 ThinQ
  • LG K30
  • OnePlus 7 Pro

Especificações

  • Nome do produto Atom XL
  • Marca do produto Unihertz
  • Preço $ 329,99
  • Data de lançamento julho de 2020
  • Peso 8,6 onças
  • Dimensões do produto 5,3 x 2,56 x 0,69 pol.
  • Cor Preto
  • Garantia de 12 meses
  • Processador Helio P60 Octa-Core @ 2,0 GHz
  • RAM 6 GB
  • Armazenamento 128 G
  • Tecnologia de biometria Impressão digital e desbloqueio facial
  • Sistema operacional Android 10
  • Capacidade da bateria 4300mAh, carregamento rápido
  • Câmera 48MP AF Traseira, 8MP FF Frontal
  • Porta USB C, 3,5 mm
  • À prova d'água IP68 resistente à água/poeira MIL-STD-810G