O Pixel 5 marca uma mudança de direção para o Google:ao contrário de todos os modelos principais anteriores, não é um telefone topo de linha e rico em energia. Aparentemente buscando um melhor equilíbrio de desempenho, vantagens e preço, o Google equipou seu modelo Pixel 5 singular (sem XL maior desta vez) com um processador de médio porte, mas manteve alguns dos outros itens interessantes de telefones premium, como carregamento sem fio e uma taxa de atualização de 90Hz mais rápida para animações de tela mais suaves.
Emparelhado com mais uma configuração de câmera Pixel brilhante, o resultado final é um telefone forte e versátil que, embora não seja tão chamativo ou empolgante quanto alguns outros smartphones Android, não possui grandes deficiências de hardware ao fornecer conectividade 5G. No entanto, US $ 699 ainda parece caro para um telefone que não possui um processador top de linha, e o Google provavelmente prejudicou suas próprias tentativas aqui com o Pixel 4a 5G muito semelhante por US $ 499. Resumindo:bom telefone, mensagens duvidosas.
Design:compacto, mas sem graça
O Google tem três modelos de smartphones atuais:o Pixel 4a, mais econômico, o Pixel 4a 5G, que será lançado em breve, e o Pixel 5. À primeira vista, todos parecem praticamente idênticos. Olhe mais de perto e pegue o Pixel 5, no entanto, e algumas diferenças importantes ficam claras.
O maior é que o Pixel 5 usa um suporte de alumínio reciclado revestido de resina em vez de plástico básico e barato. É texturizado para uma melhor aderência e uma sensação mais premium e, embora possa ser apenas um truque da mente, o telefone parece mais pesado ao meu alcance, apesar de ser fisicamente menor e mais leve que o Pixel 4a 5G. Verdade seja dita, cheguei ao Pixel 5 depois de usar o enorme Samsung Galaxy Note 20 Ultra por alguns dias, e parecia um pequeno telefone de bebê em comparação. Mas quanto mais eu usava o Pixel 5, mais eu apreciava um telefone compacto que você pode controlar de forma mais prática com uma única mão, graças à sua altura de 5,7 polegadas e largura de 2,8 polegadas.
Caso contrário, o layout traseiro permanece o mesmo, com um pequeno logotipo “G” próximo à parte inferior, um módulo de câmera quadrado arredondado no canto superior esquerdo e um sensor de impressão digital responsivo logo abaixo. E também não é apenas preto:há um modelo verde silenciado Sorta Sage disponível no Pixel 5 também. Na frente, há um pequeno, mas bem-vindo, ajuste, pois o painel ao redor da tela é totalmente uniforme no Pixel 5, sem o “queixo” um pouco maior dos modelos Pixel 4a e quase todos os outros telefones Android que optam por uma tela inteira enfrentar. É uma daquelas vantagens que a Apple manteve sobre a maioria dos rivais durante a era do design de entalhe/furo, mas é um pequeno benefício que ajuda a maximizar a imersão do uso do telefone.
Mesmo com esses ajustes, o Pixel 5 ainda parece bastante anônimo em meio à atual safra de smartphones de destaque. O clássico floreio de fundo de dois tons foi eliminado com o Pixel 4 e o botão liga / desliga lateral aqui é uma prata brilhante em vez de uma cor de destaque brilhante, então o resultado final é um pouco sem graça. Pelo menos o suporte texturizado é mais atraente tanto para a aparência quanto para o toque do que o plástico simples do Pixel 4a.
Curiosamente, o Pixel 5 omite a porta de fone de ouvido de 3,5 mm vista nos modelos mais baratos, mas felizmente adiciona resistência à água e poeira IP68. Você obtém 128 GB de armazenamento interno, que é um cache de tamanho sólido com o qual a maioria das pessoas deve se dar bem, especialmente com o Google Fotos, que oferece armazenamento em nuvem ilimitado para versões de alta qualidade de suas fotos. No entanto, não há modelo de maior capacidade e você não pode inserir um cartão microSD para armazenamento adicional, então você realmente não tem escolha com o Pixel 5.
Processo de configuração:é fácil
Começar a usar este telefone com Android 11 é felizmente um empreendimento sem estresse. Mantenha pressionado o botão liga / desliga no lado direito por alguns segundos e siga as instruções que aparecem na tela, que eventualmente o guiarão para a tela inicial. Você precisará fazer login ou criar uma conta do Google, aceitar os termos e condições e escolher se deseja restaurar de um backup ou copiar dados de outro telefone, mas é tudo muito simples.
Quanto mais eu usava o Pixel 5, mais eu apreciava um telefone compacto que você pode controlar de forma mais prática com uma única mão.
Desempenho:responsivo, mas fica atrás dos rivais
Graças à mudança de estratégia do Google, o Pixel 5 é na verdade um telefone menos poderoso que o Pixel 4. Isso porque, enquanto todos os Pixels principais anteriores usavam o mais recente chip da série Qualcomm Snapdragon 800, o Pixel 5 dá um passo para o menos. robusto Snapdragon 765G.
Aqui está a coisa, no entanto:você provavelmente não notará uma diferença no uso diário. O Pixel 5 é bastante responsivo em todos os aspectos, e a taxa de atualização extra suave de 90Hz apenas mantém a sensação de que tudo é perfeitamente ágil. Não é surpreendente, já que mesmo os modelos Pixel 3a menos potentes foram bastante rápidos; O Google fez um ótimo trabalho ao otimizar seu sistema operacional Android para o hardware. E com 8 GB de RAM ao lado, não notei os ocasionais bits de lentidão que surgiram no Pixel 4a 5G - que tem o mesmo processador, mas menos RAM - às vezes ao alternar entre aplicativos.
O teste de benchmark é onde você verá a diferença na quantidade de energia bruta que o Pixel 5 tem em comparação com outros aparelhos modernos. Registrei uma pontuação de 8.931 no teste de desempenho Work 2.0 da PCMark, que na verdade é um aumento dos 8.378 registrados no Pixel 4a 5G. No entanto, o Samsung Galaxy S20 FE 5G com Snapdragon 865 - que também é vendido por US $ 699 - obteve uma pontuação muito maior de 12.222 no mesmo teste. Há uma lacuna significativa entre eles, e é uma que pode surgir ao longo do tempo, pois o Pixel 5 precisa enfrentar aplicativos e jogos mais poderosos em um ano ou dois.
O GFXBench também mostrou um desempenho gráfico modesto, com apenas 12 quadros por segundo registrados na demonstração do Car Chase e 45 quadros por segundo na demonstração do T-Rex. Ambas as marcas estão alinhadas com o que o Pixel 4a 5G registrou e ambas estão bem aquém do que é possível com o Galaxy S20 FE 5G e outros telefones de nível principal. Dito isto, os jogos para celular 3D se adaptam bem ao hardware, e jogos brilhantes como Call of Duty Mobile e Asphalt 9:Legends rodam sem problemas no Pixel 5 com configurações gráficas um pouco reduzidas (como por padrão).
Conectividade:mmWave 5G é incrível
O Pixel 5 suporta as variedades mmWave amplamente usadas (mas modestamente rápidas) sub-6Ghz e extremamente rápidas (mas atualmente levemente implantadas) do serviço de rede 5G, e pude testar ambos na rede 5G da Verizon. Há um
enorme diferença entre os tipos. Com a cobertura nacional 5G (sub-6Ghz) da Verizon, normalmente via velocidades de download entre 50-70Mbps - uma ligeira melhoria em relação às velocidades 4G LTE na mesma área de teste ao norte de Chicago.
Gravei uma velocidade máxima de download de 1,6 Gbps na rede 5G Ultra Wideband da Verizon. Essa é a velocidade mais rápida que eu já vi
em qualquer lugar em
qualquer coisa .
Atualmente, a cobertura 5G de banda ultralarga com tecnologia mmWave da Verizon está concentrada em áreas muito pequenas e de alto tráfego. Encontrei um único bloco de cobertura nas proximidades do lado de fora de um cinema e de uma estação de trem e registrei uma velocidade máxima de download de 1,6 Gbps. Essa é a velocidade mais rápida que eu já vi
em qualquer lugar em
qualquer coisa . Você realmente pode baixar filmes completos em meros segundos com esse tipo de velocidade na torneira, mas ainda é cedo para a implantação do 5G e a cobertura de banda ultralarga da Verizon é muito, muito escassa por enquanto. Ainda assim, você pode experimentar agora e estará pronto para quando a cobertura 5G se tornar muito mais fácil de encontrar.
Qualidade de exibição:navegação suave
A tela de 6 polegadas do Pixel 5 é um pouco menor do que o painel de 6,2 polegadas do Pixel 4a 5G, mas mantém a mesma resolução de 2340x1080 e é mais nítida por conter a mesma quantidade de pixels em um espaço físico menor. Não consegui perceber a diferença a olho nu, mas tudo bem:é um painel OLED colorido e solidamente brilhante. Mas o Pixel 5 tem uma clara vantagem com a taxa de atualização de 90Hz mencionada acima ou o recurso Smooth Display, que oferece rolagem e animações mais suaves. Tudo parece muito mais rápido e mais responsivo como resultado.
Qualidade do Som:Audível
O Pixel 5 produz uma saída de áudio sólida por meio de seu alto-falante e fone de ouvido acima da tela, que se combinam para fornecer som estéreo. O streaming de música via Spotify parecia claro e equilibrado, e era perfeito para tocar algumas músicas em um piscar de olhos ou assistir a vídeos. A qualidade das chamadas também foi ótima, inclusive via viva-voz.
Qualidade da câmera/vídeo:um atirador nítido
O Google nem sempre tem a maioria das câmeras ou as mais especificadas no papel, mas a empresa sabe claramente como fazê-las cantar por meio de software brilhante e algoritmos de processamento. Isso é verdade desde o primeiro Pixel, e definitivamente ainda é o caso do Pixel 5.
Entre uma câmera grande angular de 12 megapixels e uma câmera ultra grande angular de 16 megapixels na parte traseira, você vai tirar ótimas fotos com o mínimo de esforço. Os resultados normalmente são mais naturais do que você verá nas câmeras emblemáticas da Samsung, por exemplo, que tendem a fornecer uma aparência excessivamente vibrante que nem todos gostam. Da natureza a rostos, animais de estimação e lugares, o Pixel 5 está bem equipado para tirar fotos nítidas e detalhadas em praticamente qualquer cenário.
Isso é verdade mesmo com pouca luz, graças ao recurso Night Sight do Google. Ele fica cada vez melhor a cada ano, transformando paisagens noturnas e salas escuras em fotos atraentes e com iluminação sólida, além de você poder capturar paisagens estreladas com o modo de astrofotografia. A qualidade do vídeo também é excelente, gravando com resolução de até 4K a 60 quadros por segundo e oferecendo várias opções de estabilização de vídeo para oferecer o nível e o tipo de suavidade que você preferir.
Bateria:uma das melhores
A bateria de 4.080mAh é bastante robusta para um telefone desse tamanho; é um pouco maior que o celular do Samsung Galaxy S20, por exemplo, e esse telefone tem uma tela maior e de maior resolução e um processador principal. Mas mesmo com a expectativa de que o Pixel 5 entregaria um forte dia de atividade, fiquei impressionado com a pouca duração da bateria que ele consome ao longo do dia.
Durante vários dias de uso sólido (mas não esmagador) com a tela com brilho total, nunca caí abaixo de 50% de uma carga restante quando fui dormir à noite. Em dias mais leves, era comum chegar perto de 70%. Este é um dos smartphones mais resistentes que já testei, e é justo dizer que usuários mais casuais podem estender confortavelmente até dois dias de uso com uma única carga. A bateria é um benefício surpreendente do Pixel 5 e uma reviravolta bem-vinda dos modelos Pixel 4 do ano passado, que lutavam com a duração da bateria devido em parte ao truque do sistema de radar Motion Sense, que consome muita energia.
Embora os telefones com suporte de metal normalmente não tenham carregamento sem fio, este tem um pequeno recorte abaixo da superfície para permitir recargas sem fio. Essa é uma jogada inteligente da parte do Google e oferece outra opção de carregamento, além do carregamento rápido com fio de 18 W usando o bloco de alimentação fornecido.
Software:o melhor e mais recente
O Pixel 5 vem com o mais recente sistema operacional Android 11, trazendo vários ajustes e melhorias para a interface. Nenhum é especialmente grande, mas o Android está em boa forma há algum tempo, e o próprio sabor do Google é sem dúvida o melhor.
Como mencionado, a interface parece realmente responsiva no Pixel 5, e o espírito de design minimalista do Google mantém as coisas simples enquanto aprende com suas tendências, apresentando informações e recursos quando acha que você mais precisa deles. Você também obtém benefícios como o recurso de tela de chamadas, que pode poupar algum estresse e aborrecimentos quando os operadores de telemarketing ligam. Além disso, o Pixel 5 tem a garantia de receber pelo menos três anos de atualizações do sistema operacional e atualizações de segurança, para que você possa ficar tranquilo sabendo que o telefone será bem suportado.
O Pixel 5 é essencialmente um telefone de médio porte com preço de carro-chefe, e não se encaixa muito bem.
Preço:um pouco alto pela potência
A jogada do Google para um Pixel de núcleo mais acessível era usar um processador menos potente, mantendo muitas outras vantagens que você esperaria. Justo. Mas US $ 699, enquanto na extremidade inferior do espectro principal, ainda sugere um telefone de última geração. O próximo iPhone 12 mini da Apple, por exemplo, tem o mesmo preço e oferece o chip de smartphone mais rápido do mercado, embora com uma tela menor a bordo.
É uma questão de percepção. O Pixel 5 não parece lento e nem parece atrapalhado em comparação com telefones com hardware mais rápido, mas é difícil abalar a noção de que você está pagando dinheiro por um telefone que não pode suportar totalmente seu peso contra rivais com preços semelhantes . O Pixel 4a 5G mais barato atinge um ponto ideal de preço e recursos, especialmente porque possui o mesmo processador e câmeras, mas as vantagens adicionais do Pixel 5 podem convencê-lo a gastar o dinheiro extra.
O Pixel 5 fica em um meio termo estranho entre a potência de médio alcance e os principais recursos e vantagens, mas você pode achar uma compensação razoável para o que é, em última análise, um telefone 5G capaz e atraente.
Google Pixel 5 x Samsung Galaxy S20 FE
A Samsung escolheu um caminho diferente para seu novo telefone de US $ 699:aparando algumas vantagens premium do telefone principal Galaxy S20 de US $ 999. O Galaxy S20 FE 5G opta por suporte de plástico em vez de vidro e desce da resolução QHD + para 1080p, mas ainda se compara favoravelmente ao Pixel 5. Ele possui o Snapdragon 865 mais rápido, como observado anteriormente, juntamente com um ótimo sistema de câmera tripla , duração da bateria estelar e uma tela suave de 6,5 polegadas e 120Hz.
O telefone do Google oferece uma duração de bateria ainda melhor e tem o benefício da compatibilidade mmWave 5G, enquanto o Galaxy S20 FE 5G suporta apenas o tipo sub-6Ghz. Ainda assim, se fossem meus US $ 699 para gastar, eu optaria pelo Galaxy S20 FE 5G, que oferece desempenho de primeira linha em um pacote geral muito forte. Nem todas as operadoras oferecem o mmWave 5G, e a cobertura é super escassa no momento para aqueles que o fazem.
Veredicto Final. Um telefone Android 5G completo, apesar de alguns compromissos.
Mesmo que seja um telefone menos potente, o Pixel 5 é um pacote geral melhor do que seu antecessor. Sem truques e focado nos fundamentos básicos de um smartphone, ele tem um bom desempenho em quase todos os aspectos e impressiona principalmente nas frentes da câmera e da duração da bateria. Enquanto o uso de um processador de nível intermediário complica a equação de valor para um aparelho de US $ 699, o Pixel 5 parece suave e responsivo em uso e a tela de 90Hz é uma beleza.
Especificações
- Pixel 5 do nome do produto
- Marca de produto Google
- UPC 193575012353
- Preço $ 699,00
- Dimensões do produto 5,7 x 2,8 x 0,3 pol.
- Cor Preto, Verde
- Garantia de 1 ano
- Plataforma Android 11
- Processador Qualcomm Snapdragon 765G
- RAM 8 GB
- Armazenamento 128 GB
- Câmera 12MP/16MP
- Capacidade da bateria 4.080 mAh
- Portas USB-C
- IP68 à prova d'água