Compramos o Motorola One para que nosso revisor especializado pudesse testá-lo e avaliá-lo minuciosamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto. A linha de telefones da Motorola costumava ser fácil de entender à primeira vista:o Moto Z era o carro-chefe, o Moto G era a marca de orçamento / gama baixa e o Moto E era a oferta de orçamento básico. O Motorola One complicou um pouco essa ardósia, com uma mistura de orçamento e componentes internos de gama média emparelhados com um design inspirado no iPhone X que lhe deu um fascínio de ponta.
Desde o lançamento do Motorola One original no ano passado, a empresa já desmembrou vários outros dispositivos One - incluindo o Motorola One Action e o Motorola One Zoom - que oferecem designs variados, conjuntos de recursos, vantagens e preços. Mas o Motorola One original continua sendo o mais simples e direto do grupo, e agora com preço reduzido, é uma opção sólida para um telefone acessível que não parece barato e se destaca em termos de desempenho.
Design:um imitador mais barato
É inegável à primeira vista:o Motorola One foi claramente projetado para ser a resposta econômica da Motorola ao design do iPhone X da Apple, que agora se estendeu ao iPhone XS e iPhone 11. A Motorola não tentou igualar a Apple em materiais ou elegância geral de design , o que faz sentido, dado o vasto abismo entre os preços - mas, por outro lado, é bastante preciso.
Na frente, o grande entalhe da câmera na parte superior é muito semelhante em tamanho ao dos iPhones da Apple, embora esse entalhe tenha apenas uma câmera selfie padrão (sem sensores de varredura facial 3D). A desvantagem do orçamento aqui é o “queixo” considerável da moldura na parte inferior, bem como o logotipo da Motorola que revela seu status de não-carro-chefe. A moldura metálica brilhante também se parece com o acabamento em aço inoxidável da Apple, mas é de plástico. As aparências podem enganar.
A parte traseira é praticamente de vidro simples (em branco ou preto), como na Apple, embora as duas câmeras sejam separadas em vez de compartilhar um módulo, além do logotipo “asa de morcego” da Motorola na parte traseira também servir como sensor de impressão digital. É rápido em reconhecer seu toque, conforme indicado pela vibração rápida, embora a tela não seja acionada imediatamente, provavelmente devido ao processador mais lento.
É inegável à primeira vista:o Motorola One foi claramente projetado para ser a resposta econômica da Motorola ao design do iPhone X da Apple.
O Motorola One é apenas um pouquinho maior que o iPhone X em todas as dimensões, mas na verdade 12 gramas mais leve, e é ótimo na mão. É um telefone de bom tamanho para uso com uma mão e é fácil de segurar - mas a Motorola inclui uma capa de silicone fina e translúcida na caixa, caso você queira um pouco de proteção extra ou para aumentar a aderência.
Você encontrará apenas 64 GB de armazenamento interno no Motorola One, o que não é muito para brincar, mas você pode adicionar facilmente até 256 GB a mais por meio de cartões microSD acessíveis. O telefone também possui suporte dual SIM para várias operadoras e inclui uma porta de fone de ouvido de 3,5 mm, embora a resistência à água seja limitada à resistência a respingos P2i - basicamente o mínimo.
Processo de configuração:um desafio de atualização de segurança
Logo de cara, configurar o Motorola One foi simples. Basta seguir as instruções na tela, que incluem fazer login em uma conta do Google, aceitar os termos e condições e restaurar de um backup ou mover dados de outro telefone. Você deve estar pronto e funcionando em questão de minutos. O Motorola One vem com o Android 8 Oreo instalado, mas você poderá atualizar para o Android 9 Pie assim que estiver tudo configurado (e posteriormente para o Android 10).
Infelizmente, houve um problema inesperado depois disso:a necessidade de instalar um ano de atualizações de segurança mensais, uma de cada vez. Não encontrei isso com outros telefones Android que revisei e não havia opção de agrupá-los em uma grande atualização. Levou várias horas para instalá-los e atualizar o telefone. Esse foi um começo desagradável para o meu tempo com o Motorola One.
Desempenho:potência suficiente
O Motorola One usa o chip Snapdragon 625 da Qualcomm, que está na extremidade inferior da linha intermediária, juntamente com 4 GB de RAM. Não é tão poderoso quanto o chip Snapdragon 632 encontrado na linha Moto G7 mais recente, mas é claramente um corte acima do chip Snapdragon 435 muito lento no Moto E6 econômico.
No teste de benchmark Work 2.0 da PCMark, registrei uma pontuação de 5.095, colocando-a aproximadamente no quadrado entre o Moto G7 (6.015) e o Moto E6 (3.963). O uso diário se alinha com esse posicionamento, pois o telefone não parece consistentemente ágil e a ativação de aplicativos pode demorar uma ou duas batidas a mais do que o esperado - mas não é prejudicialmente lento como o Moto E6.
Da mesma forma, este não é um telefone construído para jogos de última geração. O jogo de corrida de ritmo acelerado Asphalt 9:Legends teve ataques frequentes de desaceleração durante o jogo, mesmo com qualidade gráfica significativamente reduzida, enquanto Call of Duty Mobile funcionou decentemente apenas com detalhes visuais e taxa de quadros reduzidos. O GFXBench registrou 7,2 quadros por segundo (fps) no benchmark Car Chase e 35fps no benchmark T-Rex. O Motorola One tem a mesma GPU Adreno 506 que o Moto G7, mas apresenta melhores taxas de quadros devido à tela de resolução mais baixa.
Conectividade:sem CDMA aqui
O Motorola One é compatível com redes GSM, o que significa que você pode usá-lo com AT&T ou T-Mobile, mas não com Verizon ou Sprint (que são redes CDMA). Na rede 4G LTE da AT&T, ao norte de Chicago, vi velocidades variadas que atingiram o máximo de download de 60 Mbps, com velocidades de upload chegando a 9 Mbps. Você também pode se conectar a redes Wi-Fi de 2,4 Ghz e 5 Ghz.
Qualidade de exibição:difusa e inferior
Não espere muito da tela do Motorola One. Este LCD de 5,9 polegadas é de baixa resolução a 720p em vez de 1080p/Full HD, além de dar uma aparência muito suave - embora seja decentemente brilhante. Ele simplesmente não tem muito impacto, e a tela maior e de alta resolução do Moto G7 é definitivamente um avanço. Dito isso, é uma tela completamente tolerável, especialmente se você encontrar o Motorola One barato, mas encontrará telas melhores na maioria dos outros telefones hoje.
Qualidade do som:parece bom
O Motorola One tem apenas um alto-falante de disparo inferior e é perfeitamente adequado. A reprodução de música e vídeos soou bem dentro das limitações do design mono e fica alto - embora também soe mais confuso quanto mais alto você sobe na escala. A qualidade da chamada foi sólida tanto no receptor quanto no viva-voz.
Qualidade da câmera/vídeo:acertar ou errar
O Motorola One tem um par de câmeras traseiras, mas apenas uma é realmente usada para tirar fotos:o sensor principal de 13 megapixels. O outro, um sensor de profundidade de 2 megapixels, é usado para capturar dados de profundidade para o modo retrato. Em última análise, a qualidade da imagem está de acordo com as expectativas, dado o preço. Ele pode tirar fotos muito boas ao ar livre quando a luz é abundante, embora as fotos possam parecer um pouco suaves às vezes e o zoom tende a revelar uma boa quantidade de imprecisão.
Com menos luz disponível, especialmente em ambientes internos, o Motorola One é mais errado do que acertado. Mesmo fotos estáveis de objetos imóveis mostram bastante granulação. No preço sugerido de US $ 399 do Motorola One, você pode fazer muito, muito melhor com o Google Pixel 3a, que possui uma câmera de qualidade principal. Mas com o One encontrado por menos da metade desse preço agora, você terá o que paga com qualidade de câmera em um dispositivo econômico.
Bateria:dura bastante
A bateria de 3.000 mAh é a média de um smartphone, mas com uma tela de baixa resolução e um processador eficiente de médio porte, o Motorola One tem um poder de permanência muito bom. Normalmente, terminava um dia com mais de 40% de carga restante, o que é cerca de 10% a mais do que vi com outros telefones com esse tipo de capacidade. Não há carregamento sem fio, apesar do suporte de vidro, mas o TurboCharger USB-C de 15 W incluído fornece recargas rápidas.
Se você está procurando um telefone decente por menos de US $ 200, o Motorola One pode fazer o truque.
Software:benefícios do Android One
O Motorola One é designado como um telefone Android One, o que significa algumas coisas. Primeiro, não é carregado com aplicativos desnecessários (“bloatware”) ou personalizações, o que significa que a interface e a experiência aqui estão muito próximas do Android padrão. A Motorola também oferece algumas habilidades opcionais chamadas Moto Actions, incluindo torcer o pulso duas vezes para abrir o aplicativo da câmera ou fazer um movimento de corte duas vezes para iniciar a lanterna.
O outro benefício vem com dois anos de atualizações garantidas do sistema operacional Android a partir do lançamento, bem como três anos de atualizações de segurança. O Motorola One já foi atualizado para o Android 9 Pie, e alguns usuários relataram que a atualização do Android 10 foi lançada em abril. E, como mencionado, certamente está recebendo as atualizações de segurança; uma vez por mês não é um grande aborrecimento, mesmo que lidar com o valor de um ano tenha sido uma dor desde o início.
Mesmo com uma instalação bastante limpa do Android, como mencionado, o poder de processamento limitado significa que o Android 9 Pie não é tão fluido ou responsivo quanto em alguns smartphones mais caros e mais poderosos. Encontrei pequenos problemas e lentidão aqui e ali, mas não o suficiente para frustrar significativamente (como o Moto E6).
Preço:agora é um acordo
O preço de tabela da Motorola de US $ 400 parece incrivelmente alto para o que você realmente obtém aqui, dada a tela de baixa resolução, potência mediana e qualidade da câmera mais ou menos. No entanto, o telefone não é mais vendido por quase tanto. Até o momento, a Motorola o descontou para US $ 250, mas a Best Buy o comprou por US $ 200 e a Amazon tem vários modelos listados por cerca de US $ 169 a US $ 175.
A esse preço abaixo de US $ 200, é fácil defender o Motorola One como uma verdadeira opção de orçamento - um telefone funcional que parece muito bom e pode funcionar como um telefone comum, mesmo que haja pouco realmente ótimo nele. De qualquer forma, é um telefone geral muito melhor do que o Moto E6 mais novo e mais barato, que custa US $ 150.
Motorola One vs. Motorola One Action
O Motorola One Action mais recente (veja na Best Buy) é um telefone muito diferente do Motorola One, e isso é visível de relance. O Motorola One Action possui uma tela super alta de 6,3 polegadas em uma proporção de 21:9, com um pequeno recorte de câmera na tela em vez de um grande entalhe. É uma ótima tela e, embora o Motorola One Action opte por plástico para o quadro, ainda é um aparelho de boa aparência.
A “Ação” no nome vem da exclusiva câmera de vídeo ultra-larga dedicada, que pode capturar imagens orientadas para a paisagem mesmo enquanto segura o telefone na vertical. Essa é uma vantagem de nicho, mas mesmo que você não se importe com isso, o Motorola One Action é um bom telefone de gama média geral. Ele está listado em US $ 350, mas a Motorola está vendendo pelo mesmo preço de US $ 250 que o Motorola One no momento, e é aproximadamente o mesmo preço que vi em outros varejistas.
Veredicto Final
Um telefone econômico em roupas premium. Se você está procurando um telefone decente por menos de US $ 200, o Motorola One pode fazer o truque. As especificações e funcionalidades são modestas na melhor das hipóteses, incluindo uma tela abaixo do esperado e uma configuração de câmera traseira apenas ok, mas a aparência inspirada no iPhone do Motorola One o diferencia de grande parte do pacote de orçamento. Você tem opções melhores se estiver disposto a gastar um pouco mais de dinheiro, como o Moto G7 e o Motorola One Action, mas com baixo custo, esta é uma opção adequada para Android.
Especificações
- Nome do Produto Um
- Marca do produto Motorola
- Preço $ 400,00
- Data de lançamento novembro de 2018
- Dimensões do produto 5,9 x 2,83 x 0,31 pol.
- Cor Prata
- Garantia Um ano
- Processador Qualcomm Snapdragon 625
- RAM 4 GB
- Armazenamento 64 GB
- Bateria 3.000 mAh
- Câmera 13MP/2MP