Compramos o Nokia 7.2 para que nosso revisor especialista pudesse testá-lo e avaliá-lo completamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto. O renascimento da Nokia como fabricante de telefones Android (sob a licença da marca HMD Global) veio principalmente por meio de aparelhos acessíveis e econômicos, em vez de modelos extravagantes - bem, além da câmera penta Nokia 9 PureView. A maioria dos lançamentos recentes da Nokia são modelos de bolso que mantêm parte da icônica filosofia de design finlandesa da empresa e a combinam com componentes modestos, normalmente produzindo resultados gerais muito bons.
O Nokia 7.2 é outro exemplo disso, construído a partir do muito bom Nokia 7.2 e entregando um aparelho de capacidade sólida com uma tela grande e bonita e um design que supera sua categoria de preço. Concedido, o espaço de US $ 300-400 é mais competitivo do que nunca graças ao excelente Pixel 3a do Google, mas o Nokia 7.2 ainda é um forte argumento para si mesmo. Testei o Nokia 7.2 por mais de uma semana e no geral fiquei muito satisfeito com este aparelho com bom preço.
Design:impressiona
O Nokia 7.2 é um dos telefones de gama média mais impressionantes que já manuseei, embora a cor provavelmente tenha algo a ver com isso. A versão Cyan Green que analisei oferece um tom lindo que parece muito distinto em todo o mercado de smartphones - e, ao contrário de alguns telefones nessa categoria de preço, ele usa vidro na parte traseira em vez de plástico. O acabamento em vidro fosco deslumbra em Cyan Green, e a edição Ice parece igualmente elegante, embora a versão Charcoal não pareça ter o mesmo nível de impacto.
De frente, o Nokia 7.2 também acompanha as tendências atuais, com uma tela extra alta com um entalhe de câmera estilo gota de água na parte superior e um "queixo" de tamanho médio na parte inferior. No geral, o painel é um pouco mais robusto do que nos telefones principais mais caros, e o logotipo da Nokia na parte inferior também é uma indicação clássica de um telefone de baixo custo - mas essas são pequenas reclamações. A Nokia optou por uma moldura de plástico, mas o visual verde escovado poderia passar por alumínio de longe.
A Nokia colocou o botão de volume e o botão liga / desliga no lado direito do telefone, e o botão liga / desliga tem um truque legal - uma luz branca que brilha e desaparece constantemente se você receber uma notificação. Enquanto isso, o botão no lado esquerdo do telefone permite que você abra o Google Assistant com um toque. Há uma porta de fone de ouvido de 3,5 mm na parte superior do quadro, felizmente, e uma porta USB-C ao lado da grade do alto-falante na parte inferior. O veloz sensor de impressão digital fica na parte de trás logo abaixo do módulo circular da câmera. Como é comum em telefones mais baratos, no entanto, não há classificação IP para resistência a poeira ou água, portanto, tenha cuidado quando chover.
O acabamento em vidro fosco deslumbra em Cyan Green, e a edição Ice parece igualmente elegante, embora a versão Charcoal não pareça ter o mesmo nível de impacto.
O Nokia 7.2 vem com 128 GB de armazenamento interno, o que deve ser suficiente para muitos usuários, mas você pode expandir ainda mais inserindo um cartão microSD (até 512 GB).
Processo de configuração:basta seguir as instruções
Tal como acontece com outros dispositivos Android modernos, configurar o Nokia 7.2 é um processo muito simples. Basta manter pressionado o botão liga/desliga no lado direito da tela por alguns segundos para iniciar a configuração e seguir as instruções do software na tela. Você precisará se conectar a uma rede Wi-Fi ou celular para continuar, fazer login em uma conta do Google, aceitar os termos e condições e escolher entre algumas configurações antes de continuar. Você também pode restaurar a partir de um backup salvo de outro telefone ou transferir dados de um telefone Android ou iPhone.
Desempenho:potência suficiente
O chip Qualcomm Snapdragon 660 no Nokia 7.2 é um processador intermediário, mas é eficaz aqui com o Android 9 Pie instalado. Contornar a interface é suave e rápido, embora eu tenha problemas ocasionais aqui e ali. Isso é comum para telefones desse tipo, mas não é prejudicial o suficiente para ser registrado como uma preocupação séria. Com 4 GB de RAM a bordo, esses pequenos pedaços de desaceleração são felizmente raros.
Em testes de benchmark, registrei uma pontuação de 6.020 no teste de desempenho Work 2.0 da PCMark, que é quase idêntica aos 6.015 vistos no Motorola Moto G7 (Snapdragon 632) e um pouco maior que os 5.757 registrados com o Samsung Galaxy A50 (Exynos 9610). ). O Google Pixel 3a, um pouco mais caro, oferece uma boa lombada com seu chip Snapdragon 670, no entanto, que registrou uma pontuação de 7.413. Surpreendentemente, a pontuação do Nokia 7.2 é ligeiramente inferior aos 6.113 que nosso revisor registrou com o Nokia 7.1 mais antigo - mas os resultados podem variar um pouco de teste para teste. Certamente não é um aparelho de sensação mais lenta.
Pelo menos o desempenho da GPU é claramente melhorado no Nokia 7.2. Usando o GFXBench, gravamos 8,2 quadros por segundo com a demo Car Chase graficamente intensiva e 46 quadros por segundo com o benchmark T-Rex mais simples. Nenhum deles toca o tipo de desempenho visto em telefones principais mais caros, mas ambas as pontuações são melhorias em relação ao Nokia 7.1. Eles também estão bem próximos do que vimos no Galaxy A50 e melhores do que o Moto G7 poderia reunir.
Jogar jogos no Nokia 7.2 provou ser uma experiência totalmente sólida, seja no jogo de corrida Asphalt 9:Legends ou no jogo de tiro competitivo Call of Duty Mobile. Ambos reduziram inteligentemente os detalhes e a resolução para fornecer uma taxa de quadros bastante suave e nenhum deles se sentiu prejudicado pela tecnologia de médio alcance.
Conectividade:não atingiu os picos
Na rede 4G LTE da Verizon, registrei velocidades de download um pouco menores do que vi com outros telefones nesta área de teste. Usando o aplicativo Speedtest.net, registrei velocidades de download entre 24-29Mbps e velocidades de upload de 14-27Mbps. Surpreendentemente, as velocidades de upload foram um pouco mais altas do que o normal.
Nosso revisor do Nokia 7.1 também notou que as velocidades de download estavam um pouco abaixo do esperado, então essa pode ser uma característica recorrente dessa tecnologia. De qualquer forma, é uma questão de alguns megabits no máximo, e o Nokia 7.2 não parecia lento no uso diário. Ele também pode se conectar a redes Wi-Fi de 2,4 Ghz e 5 Ghz, e não tive problemas com nenhum dos meus testes.
Qualidade de exibição:nítida e clara
Você não precisa comprometer o tamanho da tela para economizar um pouco de dinheiro com o Nokia 7.2. Esta tela LCD de 6,3 polegadas parece e parece realmente considerável, embora faça o telefone parecer bastante amplo com quase 3 polegadas de diâmetro.
É uma tela muito agradável de se ver também. Em 2340x1080, é um painel agradável e nítido que inclui 403 pixels por polegada, além da tecnologia PureDisplay da Nokia que significa que é compatível com HDR10 para conteúdo compatível. E também converterá automaticamente o conteúdo padrão em HDR, garantindo que você obtenha uma imagem bastante vívida, independentemente do que estiver assistindo. Embora não seja a tela mais brilhante que já vi em um telefone, ela fará o trabalho.
Qualidade do som:não é um destaque
A qualidade do som é herdada do Nokia 7.1, infelizmente. O Nokia 7.2 tem um único driver bombeando som da parte inferior do telefone, e não é ótimo. A reprodução de áudio é um pouco pequena e não oferece muita resposta de graves. Não recomendamos tocar música em voz alta usando o alto-falante, mas é totalmente bom para assistir a vídeos. Ainda assim, é melhor conectar fones de ouvido (fones de ouvido com fio estão incluídos) ou alto-falantes usando a porta de 3,5 mm ou conectar usando Bluetooth.
Qualidade da câmera/vídeo:às vezes ótima, geralmente boa
O Google Pixel 3a nos estragou pela qualidade da câmera de médio alcance. Como muitos telefones nessa faixa de preço, o Nokia 7.2 é capaz de tirar ótimas fotos, mas não cumpre essa promessa de forma consistente. A Nokia anuncia o módulo de câmera traseira como uma configuração de câmera tripla, embora o sensor de 5 megapixels seja estritamente para dados de profundidade para fotos de retrato / bokeh - você realmente só obtém duas câmeras utilizáveis aqui.
Em iluminação externa ideal, a câmera principal de 48 megapixels pode tirar fotos realmente fortes, com muitos detalhes nítidos com boa faixa dinâmica. Em ambientes fechados, no entanto, ou em cenários com pouca luz, eu captava muitas fotos borradas ou confusas. É muito imprevisível nesses cenários. Enquanto isso, a câmera ultra-larga recua para oferecer uma visão mais ampla para fotos e planos de fundo ambientais. Com apenas 8 megapixels, no entanto, há uma redução notável na qualidade e definição das fotos, mesmo com iluminação forte. Eles geralmente estão bem, mas as fotos da câmera principal são claramente melhores.
Como muitos telefones nessa faixa de preço, o Nokia 7.2 é capaz de tirar ótimas fotos, mas não cumpre essa promessa de forma consistente.
Na frente do vídeo, achei a qualidade de gravação abaixo do esperado. O Nokia 7.2 grava em resolução de até 4K, mas a filmagem resultante parecia muito confusa nos detalhes e um pouco desbotada também. Enquanto a estabilização de vídeo é visível da câmera principal, a filmagem da câmera ultra-larga era muito mais instável.
Bateria:Bom para um dia
A bateria de 3.500mAh no Nokia 7.2 é bastante considerável, proporcionando facilmente um uso confortável de um dia inteiro. Terminamos a maioria das noites com cerca de 30% de uma carga restante, o que significava que poderíamos ter sido mais difíceis em jogos e streaming de mídia durante o dia.
Uma desvantagem, no entanto, é que o telefone carrega apenas 10W. Os telefones de carregamento rápido geralmente oferecem 15W ou 18W, e você não receberá uma recarga tão rápida no Nokia 7.2. Além disso, o telefone não possui carregamento sem fio, o que é bastante típico para um telefone nessa faixa de preço.
Software:permanecerá atualizado
O Nokia 7.2 roda o Android 9 Pie pronto para uso, e a Nokia não fez um trabalho pesado de esfolar o sistema operacional aqui. É bastante limpo no geral e funcionou sem problemas na minha experiência, como observado anteriormente.
Uma mudança notável é que o Nokia 7.2 tem a navegação por gestos permanentemente habilitada, e a opção de mudar para a barra de navegação clássica de três botões não foi encontrada nas configurações. Na maioria das vezes, tudo bem - o sistema baseado em furto para alternar entre aplicativos e chegar em casa funciona bem, embora qualquer pessoa acostumada ao sistema de três botões possa encontrar uma curva de aprendizado íngreme. Além disso, deslizar para cima na barra inferior para abrir a tela de seus aplicativos não parece tão suave e perfeito quanto em outros telefones Android atuais.
O Nokia 7.2 também é um telefone Android One, o que significa que você promete pelo menos dois anos de atualizações do sistema operacional Android, além de três anos de atualizações de segurança. Isso significa que você receberá o Android 10 em algum momento (começou a ser lançado em março) e provavelmente também o Android 11 se o padrão de atualização anual usual do Google continuar.
Preço:parece um bom negócio
O Nokia 7.2 não se parece com um telefone de US$ 349, graças ao seu design elegante - incluindo vidro de fundo fosco e uma cor verde marcante, pelo menos na versão que analisei. Ele também tem uma tela grande e grande que impressionou. Em outros lugares, o desempenho e a qualidade da câmera são mais típicos para um intermediário, mas essas grandes vantagens ajudam o Nokia 7.2 a parecer um forte valor pelo preço.
Competição:muitos rivais de médio porte
Na categoria intermediária, US$ 50 pode fazer muita diferença. Economize US$ 50 e você terá o Motorola Moto G7 de US$ 299 (veja na Motorola), um telefone comparável em alguns aspectos, mas com um design muito menos distinto e dificuldades para rodar jogos 3D. O Nokia 7.2 também tem uma ligeira vantagem na qualidade da câmera.
Aumente mais US $ 50, no entanto, e você atualiza para o Google Pixel 3a de US $ 399 (veja no Google). O Pixel 3a padrão tem uma tela menor de 5,6 polegadas, mas também possui a única câmera com qualidade de carro-chefe nessa faixa de preço, oferecendo excelentes snaps consistentes que o Nokia 7.2 não consegue igualar. Se você tiver dinheiro para gastar, vale a pena.
O Pixel 3a XL de 6 polegadas com tela maior é vendido por US$ 479 (veja no Google), com um abismo muito maior entre ele e o Nokia 7.2. Se uma tela grande é mais importante para você do que a qualidade constante da câmera - e você não quer chegar perto de gastar US $ 500 em um telefone -, o Nokia 7.2 pode ser sua melhor escolha, afinal.
Você também pode considerar o Samsung Galaxy A50 de US $ 349 (veja na Samsung), que também possui uma tela grande e parece bastante liso (apesar do suporte de plástico). Ele tem um pouco menos de poder de processamento a bordo, mas tira fotos muito boas e tem uma bateria forte. No geral, nós o colocaríamos lado a lado com o Nokia 7.2 em termos de valor.
Veredicto Final
Desempenho impressionante pelo preço. O Nokia 7.2 é um smartphone forte de menos de US$ 400, com design atraente e uma ótima tela, além de energia sólida e duração da bateria. A qualidade da câmera impede que seja um rival de pescoço a pescoço do Pixel 3a do Google - mas se essa não for sua preocupação número um ou se você não for vendido no próprio Android do Google, vale a pena dar uma olhada no Nokia 7.2.
Especificações
- Nome do produto 7.2 Telefone
- Marca do produto Nokia
- Preço $ 350,00
- Data de lançamento setembro de 2019
- Dimensões do produto 5,89 x 2,85 x 0,34 pol.
- Cor Ciano Verde
- Garantia Um ano
- Processador Qualcomm Snapdragon 660
- RAM 4 GB
- Armazenamento 128 GB
- Câmera 48MP/8MP/5MP
- Bateria 3.500 mAh