A água que bebemos todos os dias tem minerais, sais e metais dissolvidos nela. Esses sólidos dissolvidos afetam o sabor, odor e qualidade da água. Qualquer que seja o método de purificação de água (purificadores RO, filtro ou água engarrafada) que você adote, é muito importante conhecer a qualidade da água que você consome.
Alguns dos fatores que determinam a segurança e a qualidade da água potável são:
pH
Significa poder de hidrogênio. Ele mede o quão ácida ou alcalina a água é. A figura varia de 0-14 onde pH 7 sendo neutro ou puro, menos de 7 indica acidez e acima de 7 indica alcalinidade. A faixa de pH da água normal deve estar na faixa de 6 a 8,5.
Dureza
Indica a concentração de íons cálcio e magnésio presentes na água. A dureza da água mede a capacidade da água de reagir com o sabão. A água dura requer grande quantidade de sabão para produzir espuma. A água dura reage com a molécula de sabão e produz precipitado que pode ser visto como deposição branca nas torneiras, louças sanitárias ou utensílios de cozinha.
TDS
É definido como “os sais inorgânicos e pequenas quantidades de matéria orgânica presentes em solução na água. Os principais constituintes são geralmente cátions de cálcio, magnésio, sódio e potássio e ânions carbonato, hidrogenocarbonato, cloreto, sulfato e nitrato”
(Fonte:Relatório da OMS, Diretrizes para a qualidade da água potável, 2ª ed. Vol. 2 . Critérios de saúde e outras informações de apoio). Esses sólidos dissolvidos afetam o sabor e a qualidade da água.
Então, da próxima vez que você ligar para um serviço de RO ou qualquer outra ajuda relacionada a RO, peça ao técnico para testar esses 3 números. A faixa permitida desses números garante a pureza e a limpeza da água potável.
Como prestador de serviços para melhoria e manutenção de casas, a Mr. Right sempre o educará e atualizará sobre casas saudáveis e estilo de vida saudável.