Sistemas RO ou sistemas de osmose reversa são aparelhos que não podemos prescindir nos dias de hoje. Eles ajudam a nos fornecer um suprimento constante de água pura e limpa e, assim, nos mantêm longe de problemas de saúde que surgem devido ao consumo de água impura. No entanto, alguns problemas podem surgir neles de tempos em tempos. Esses problemas podem cortar o abastecimento de água e, portanto, é importante diagnosticar o sistema RO rapidamente. Para isso, você deve estar ciente dos problemas mais comuns dos sistemas RO e os principais foram apresentados abaixo junto com seu diagnóstico:
créditos da imagem:commons.wikimedia
1. Uma torneira ou ralo barulhento é um dos problemas comuns dos sistemas RO
Este problema surge como resultado da expulsão do ar. Em alguns casos, o ruído pode não ser muito, mas se for muito difícil de manusear, você pode endireitar o tubo ou verificar todas as partes do sistema RO para ver se algo está errado. Nos casos em que os sistemas RO usam torneiras de entreferro, o ruído é um efeito colateral comum e não haverá muito o que fazer a respeito.
2. Vazamento na torneira
Se a torneira estiver vazando, a causa mais possível disso pode ser peças soltas do sistema RO. Este também é outro dos muitos problemas comuns dos sistemas RO e a melhor maneira de diagnosticar é apertando todas as peças possíveis. Em alguns casos, o vazamento da torneira também pode ser resultado da base da haste da torneira e a única solução para isso é substituir a torneira por completo.
3. Mau cheiro ou gosto ruim da água
Outro problema comum que pode surgir em sistemas RO é a água com gosto ruim ou mau cheiro na água. Em alguns casos, pode-se observar também água leitosa saindo da torneira. Nessas situações, você pode esperar algum tempo para que o mau gosto ou o odor desapareçam e, se isso não acontecer, você pode drenar o tanque de armazenamento algumas vezes ou substituir os filtros.
4. Um sistema que funciona sem parar
Outro problema comum do sistema RO é um sistema em execução constante. Isso pode acontecer devido a vários motivos, incluindo baixa pressão da água de entrada, falha da válvula de desligamento automático, instalação incorreta da membrana, etc.
5. Fluxo de água mais lento que o normal
Você já observou o fluxo de água do sistema RO mais lento que o normal? Bem, este é mais um problema comum que as pessoas enfrentam com esses sistemas e não um que não pode ser corrigido. Isso geralmente acontece quando a pressão da água no tanque não está à altura da marca. Se não estiver no nível desejado, você deve aumentá-lo para 6 psi. Em alguns casos, você também pode precisar substituir as membranas entupidas, pois isso também pode fazer com que a pressão seja mais lenta.