>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> Telemóveis

Visita à fábrica da Orient Electric:um dia bem passado com fãs incríveis


Não é todo dia que você é convidado a fazer um tour pela linha de montagem de uma das maiores fabricantes de ventiladores de teto do mundo. Sim, estou falando da Orient Electric. No ano passado, eles lançaram uma nova série de fãs premium chamada Aero Series. Eu até escrevi sobre o primeiro modelo que lançaram. Desde então, pensava em poder visitar o lugar onde a Orient Electric estava revolucionando a indústria de ventiladores de teto.

Bem, o dia finalmente chegou. Foi uma oportunidade disponível apenas para um punhado de blogueiros e editores de estilo de vida – mas para mim, foi um dia cheio de conhecimento e diversão em formação. Fomos convidados para a fábrica de Faridabad da Orient Electric.

Orient Electric:abrindo caminho para ventiladores silenciosos e com baixo consumo de energia


Para quem não conhece a empresa (embora eu duvide muito disso), a Orient Electric é uma das poucas empresas que existiam antes da independência. Aqui está um roteiro dos marcos que eles alcançaram ao longo do caminho, incluindo vários elogios nacionais e internacionais.



Eles primeiro se aventuraram em fãs e construíram sua base nesse domínio. Mas nos últimos 10 anos, eles também se aventuraram nos segmentos de iluminação e eletrodomésticos, tornando-se um nome familiar comum na Índia.

Sua primeira oferta na série Aero de ventiladores, o Aeroquiet, rapidamente desmascarou vários preconceitos sobre ventiladores de teto residenciais. Desde então, tornou-se um dos ventiladores mais vendidos no segmento de ventiladores de teto premium na Índia.

Como o Aeroquiet foi o primeiro de seu tipo, ele estava disponível em apenas um acabamento:Branco Brilhante. Mas devido à sua popularidade e crescente adoção, a empresa agora lançou o Aeroquiet em vários outros acabamentos, incluindo acabamento em madeira, luz de fundo, chocolate, acabamento em fibra de carbono e assim por diante. O Aeroquiet acabou sendo um passo revolucionário para criar o mercado para um segmento totalmente novo de ventiladores premium acessíveis; um que poderia facilmente competir tanto com os fãs tradicionais da economia quanto com os fãs de designers premium. De qualquer forma, voltemos à visita à fábrica.

Boas-vindas e prefácio


Os convidados chegaram um a um. Fomos recebidos com sorrisos calorosos (e cafés quentes) e todos nos reunimos na sala de exposições também conhecida como sala de experiência – uma sala de exibição onde uma grande variedade de todos os tipos de ventiladores fabricados pela Orient Electric foram expostos. Acho que haveria cerca de 70-80 modelos diferentes em exibição naquela sala. Para minha surpresa, soube (mais tarde) que era apenas 1/3 do catálogo da empresa. Bem, as coisas certamente estavam ficando mais interessantes. Antes do encontro começar, eu até fiz um tour virtual pela fábrica de Faridabad por meio do dispositivo VR.



Logo fomos acompanhados pelo Sr. Atul Jain, Diretor de Negócios, Fãs e outros membros de liderança da equipe de marketing, que rapidamente nos guiaram por todo o perfil da empresa:missão, visão, valores, prêmios e elogios, ofertas, investimentos em P&D, mercado cap, presença mundial - as nove jardas inteiras. Se quiser saber mais, leia brevemente sobre isso aqui .



Tivemos a nossa sessão de perguntas e respostas, mesmo sobre seus próximos planos também – algo que você (geralmente) não consegue em ambientes e reuniões públicas.

Então, o que envolveu um tour pela fábrica da Orient Electric?






Começamos sendo informados sobre a capacidade de produção de sua fábrica de Faridabad. Fizemos um tour completo pela linha de montagem da fábrica de Faridabad – onde tudo se encaixa. Por mais que eu ou qualquer outra pessoa na sala adorasse tirar fotos e vídeos da planta (de dentro), fomos solicitados a abster-nos de tirar qualquer um. Também não conseguimos acessar seus laboratórios de P&D (por razões óbvias), pois essas câmaras contêm os segredos e inovações mais bem guardados em que a empresa está trabalhando.










Então, todos nós, visitantes, nos reunimos como um rebanho e seguimos o gerente da fábrica que também era nosso guia turístico. Nos sentimos como nosso primeiro dia de estágio em uma fábrica gigante.

Dentro da Fábrica


Vimos de tudo, desde lâminas suspensas a máquinas de pintura automatizadas, unidades de montagem de motores a robôs bobinadores, testes de controle de qualidade até a embalagem final. Cada baia tinha um propósito específico e foi muito legal de assistir, principalmente o processo de automação. Tudo estava se movendo como um relógio, não apenas máquinas, mas também pessoas, alinhando todas as peças perfeitamente para aquele modelo em particular.

A planta era arejada, bem ventilada e bem iluminada. Em algumas baías era um pouco barulhento. Mas o que mais você pode esperar de um lugar que abriga centenas de pessoas e milhares de peças móveis e máquinas. Embora nossa visita tenha acontecido em uma tarde ensolarada de verão escaldante, o passeio pelas instalações foi muito agradável e nem suamos. Há uma ótima utilização da luz solar e amplos espaços para se movimentar e caminhar livremente por toda a planta.

A fábrica de Faridabad produziu mais de impressionantes 70 lakh de fãs no ano passado, pelos quais também receberam o 'Recorde Nacional' certificação do Limca Book of Records . É de longe a maior produção no segmento de uma única instalação em um ano.

Eu não tenho uma contagem de quantos funcionários estavam trabalhando na fábrica, mas todos pareciam pertencer lá. Todos estavam completamente equipados com sua parcela de trabalho e cada parte se movia de um lugar para outro como um relógio.

Também nos deparamos com diversos banners e cartazes espalhados pela fábrica sobre os marcos da empresa. Percebi que eles não apenas funcionavam como bons cartazes de vendas, mas também incutiam um sentimento de orgulho entre os funcionários e por seu trabalho em criar esse impacto.

Então, como me senti? Esmagador para dizer o mínimo


Cada ventilador que estava sendo embalado por lá já foi encomendado por um cliente ou empresa, na Índia ou em um dos mais de 35 países para os quais a empresa exporta hoje. Os ventiladores são carregados em caminhões enormes e normalmente deixados em centros de distribuição antes de passarem por seu canal de logística individual.

Praticamente todos que vimos e conhecemos na fábrica estavam bastante engajados em seu trabalho que tudo parecia funcionar tão bem. Vendo como todos trabalhavam, parecia que era difícil as coisas darem errado ou os produtos saírem como abaixo do padrão daquela instalação.

De fato, foi uma ótima experiência, e sou grato por ter sido convidado para a primeira turnê exclusiva que a Orient Electric já organizou para qualquer pessoa além da equipe da empresa.

Mas, ao mesmo tempo, tenho a sensação de que não será a última.