Há uma preocupação crescente com os níveis de poluição do ar externo e interno, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA).
É possível poluir o ambiente interno cinco vezes mais do que o ar externo. Muitos contaminantes transportados pelo ar continuam a florescer no interior, pois o ar interno tem menos circulação em comparação com o ar externo.
O ar estagnado pode ser atualizado por purificadores de ar e pode minimizar a possibilidade de quaisquer condições médicas causadas por poluentes internos. A poluição do ar interno pode resultar em muitos problemas respiratórios e até mesmo causar problemas neurológicos. Também pode aumentar os sintomas da asma.
Purificadores de ar de qualidade removem vários tipos de contaminantes e poluentes do ar interno e, assim, nos mantêm seguros.
Os purificadores de ar possuem filtros com tecnologia HEPA que têm a capacidade de eliminar 99,7% das partículas de MP ou partículas (PM) transportadas pelo ar que circulam em nossas casas. Confira algumas boas recomendações deste artigo.
A remoção desses contaminantes levará a muitos benefícios à saúde a curto e longo prazo. Você pode esperar ter uma melhor qualidade de sono e, eventualmente, ter uma expectativa de vida maior.
Estas são as três principais maneiras pelas quais um purificador de ar pode ser bom para nossa saúde:
1. Remove compostos químicos tóxicos de espaços fechados
Fechar nossas portas e janelas não implica que contaminantes potenciais como dióxido de nitrogênio ou monóxido de carbono possam ser evitados. Esses gases podem entrar facilmente em sua casa se você mora em uma área com tráfego intenso de veículos motorizados.
Um estudo da National Library of Medicine indica que, se você estiver exposto ao monóxido de carbono e ao dióxido de nitrogênio PM, isso aumentaria o risco de doença de Alzheimer e demência.
Seu ambiente doméstico também pode estar contaminado, mesmo que você não more em grandes cidades com altas emissões de veículos. Substâncias perigosas, como amônia, ftalatos e cloro, são encontradas em muitos produtos de limpeza doméstica diários.
Pequenas quantidades de exposição a esses produtos químicos podem ser inofensivas, mas a exposição consistente pode levar a graves problemas de saúde, como tumores, câncer, e também pode causar vários problemas cardiovasculares ou neurológicos.
Se tivermos instalado um purificador de ar eficiente, o grau de consumo dessas substâncias tóxicas reduz significativamente. Esses compostos químicos podem ser limpos através de purificadores de ar com a ajuda de carvão ativado, evitando a possibilidade de muitos problemas de saúde. Neste processo de filtragem de carbono, um tipo de carbono altamente poroso é utilizado para reter produtos químicos e reciclar o ar fresco de volta para dentro da sala.
2. Combate odores desagradáveis
Algumas substâncias se decompõem à temperatura ambiente normal e criam um odor exalado como o que você encontraria na gasolina, benzeno ou formaldeído. Esses produtos químicos são frequentemente usados em tintas, purificadores de ar, sprays de aerossol ou móveis estofados são chamados de compostos orgânicos voláteis (VOCs). O odor de COV pode causar náusea, falta de ar e, às vezes, até afetar suas funções cognitivas.
Certos testes dentro do NIH demonstram que baixos níveis de VOC no ar ambiente aumentam a qualidade e a eficiência. Os purificadores de ar com filtro HEPA e carvão ativado são eficientes e eficazes na captura de gases e partículas. Assim, auxiliam na redução de contaminantes no espaço interior.
Se você tiver um purificador de ar instalado, não precisa se preocupar com a fumaça ou o cheiro de óleo de cozinha e especiarias se tornando um incômodo se você receber visitas. Todos os tipos de mau cheiro são eliminados pelos purificadores de ar, deixando sua área limpa e desobstruída.
3. Promove um sono melhor
Reações alérgicas ou febre do feno podem ser induzidas por alérgenos internos, incluindo ácaros, bactérias e fungos. Um nariz escorrendo causa febre do feno, que pode durar dias ou até semanas.
Alguns sintomas alérgicos comuns são espirros excessivos, tosse, nariz entupido, irritação nos olhos ou dor de garganta, interrompendo o sono. A falta de sono suficiente induz sonolência diurna, afetando os níveis de produtividade da manhã seguinte.
É melhor usar purificadores de ar HEPA para evitar esses distúrbios, pois eles eliminam a maioria dos alérgenos e poluentes de seus quartos. O ar mais limpo permite que você tenha um sono profundo à noite.
Conclusões finais
O mundo em que vivemos agora é altamente industrializado, então esperar ar puro e água na ordem natural é inútil. Em tais circunstâncias, temos que adotar técnicas feitas pelo homem para diminuir os danos causados por resíduos tóxicos. Portanto, o purificador de ar beneficia seus usuários de mais de uma maneira e se tornou um requisito primordial em vários lares.