Manter o ar ao seu redor saudável é importante, pois ele entra em seu corpo. Podemos contribuir para tornar o ar externo mais limpo, mas isso levará muito tempo. Mas, é possível manter o ar dentro de sua casa limpo e saudável. Isso pode ser feito tomando algumas medidas de precaução e usando um purificador de ar. Os purificadores de ar absorvem os contaminantes presentes no ar e melhoram a qualidade do ar. Um purificador de ar vem em vários modelos e com vários recursos. Para obter os melhores resultados, é necessário obter o melhor purificador de ar para sua casa. Para obter o melhor, você deve conhecer os recursos obrigatórios de um purificador de ar. Saber o que você precisa, ajuda a tomar uma decisão melhor. Então, deixe-nos saber sobre alguns recursos que você deve procurar ao comprar um purificador de ar interno.
Como funciona um purificador de ar?
O ventilador do purificador de ar absorve o ar externo e o empurra em direção ao filtro instalado dentro do purificador. O filtro purifica o ar e o libera para tornar o ar dentro de sua casa limpo. Esses filtros são feitos de fibra de vidro, fibra, papel ou malha. O filtro usado em um bom purificador de ar tem várias camadas, tornando-o ideal para capturar contaminantes minúsculos presentes no ar. Os filtros podem ser limpos em intervalos regulares e reutilizados.
Você pode escolher um purificador de ar entre as seguintes recomendações: - Purificador de ar LEVOIT para casa
- Purificador de ar HATHASPACE para casa
- Purificador de ar True HEPA Vremi Premium
- Purificador HEPA True Coway Airmega AP-1512HH(W)
- Blueair Blue Pure 211+ Purificador de ar automático para grandes áreas
- Purificador de ar profissional Coway para casa
- Philips AC1215/20 Purificador de ar
Os recursos indispensáveis para um purificador de ar
Os avanços tecnológicos trazem novos e melhores recursos que podem ser adicionados ao purificador de ar. Isso também significa que existem vários tipos de purificadores disponíveis no mercado agora. Mas nem todo purificador será adequado para você. A resposta para qual purificador de ar é melhor para você depende de suas preferências. Existem alguns recursos obrigatórios para um purificador de ar e, a seguir, você deve procurar:
1. Proteção contra bactérias e vírus
Livrar-se de bactérias e vírus nocivos do ar dentro de sua casa é um dos principais objetivos de um purificador de ar. Tornou-se ainda mais importante devido à atual pandemia de Covid-19. Com base no tipo de sistema de filtragem usado, alguns purificadores de ar podem reduzir as partículas do vírus e protegê-lo do Covid e de outras infecções e gripes. Um purificador de ar com filtro HEPA e/ou luz ultravioleta pode reduzir as bactérias e vírus no ar ao seu redor.
2. Remoção de alérgenos
Existem inúmeros alérgenos presentes no ar externo e podem ser a causa de muitas infecções. Alguns alérgenos comuns são esporos de mofo, ácaros, pólen, fumaça, pêlos de animais, baratas, etc. Esses alérgenos podem entrar em sua casa com o ar e afetar sua saúde. Na ausência de um purificador de ar, a poeira e os alérgenos ficam presos nas aberturas e no sistema HVAC. Estes são então espalhados por toda a sua casa com o ar que vem deles. Por isso, é importante ter um purificador de ar que remova esses alérgenos do ar. Um sistema de purificação de ar com filtro HEPA é o melhor para se proteger contra alérgenos.
3. Segurança contra VOCs
VOCs ou Compostos Orgânicos Voláteis são gases que são produzidos por produtos domésticos. Alguns dos produtos domésticos que podem ser fonte de VOCs são tintas e vernizes, aerossóis, pesticidas, produtos de limpeza, móveis, impressoras, materiais de construção, etc. Muitas vezes a concentração de VOCs é maior dentro de casa do que fora. Quando exposto a esses compostos, o efeito pode variar de dores de cabeça, problemas de pele, irritação nos olhos e na garganta, fadiga, falta de ar, etc. Os purificadores de ar que utilizam a técnica de ionização e/ou filtração de carbono são muito capazes de remover VOCs do ar.
4. Remoção de mofo e odor
Embora o mofo se enquadre na categoria de alérgenos, requer atenção especial. O mofo pode ser uma causa de alguns problemas graves de saúde, afetando o sistema imunológico. Uma alergia ao mofo pode levar a tosse, espirros, coceira, problemas de pele, congestão, etc. O mofo pode crescer dentro de uma casa devido ao excesso de umidade no ar, falta de ventilação, exposição ao mofo em outro lugar que é levado para casa, etc. Obtenha um purificador de ar que pode destruir o mofo em nível molecular e descontaminar sua casa dele .
Outra coisa que os purificadores de ar ajudam a eliminar é o mau cheiro. Embora o odor não tenha um efeito tão ruim em sua saúde, é desagradável. Além disso, mesmo que o odor em si não seja perigoso, a fonte do odor pode ser prejudicial à sua saúde. O odor pode emanar de alérgenos, animais de estimação, compostos orgânicos voláteis e produtos químicos. Os purificadores de ar podem proteger sua casa do odor removendo pequenos mícrons e gotículas que contêm gases, partículas, etc.
5. Filtro HEPA
Os filtros HEPA são os melhores quando se trata de filtros de ar, seja para condicionadores de ar ou purificadores de ar. Esses filtros podem remover quase 99% do material particulado no ar. Isso, por sua vez, ajuda a remover os VOCs, vírus, alérgenos e mofo. Ao obter um purificador de ar, certifique-se de obter aquele que usa um filtro HEPA junto com as outras tecnologias usadas nos sistemas de purificação de ar. Verifique novamente se o filtro é HEPA e não apenas “HEPA Type” ou “HEPA Like”.
Alguns filtros recomendados para purificadores de ar: - Filtro de substituição do purificador de ar LEVOIT
- Germ Guardian FLT4825 HEPA GENUINE Filtro de substituição do purificador de ar
- Filtro de carvão ativado série 1000 Philips AC1215
- Mi Air Purifier HEPA Filter
6. Design e facilidade de uso
Design e facilidade de uso são outras coisas importantes para garantir que o purificador de ar seja o melhor para você. Um purificador de ar que combine bem com a sua decoração interior e satisfaça as suas necessidades será o mais adequado para si. Considere a facilidade de configuração e uso, portabilidade, acessibilidade wi-fi e estética ao comprar um purificador de ar para sua casa e previna-se dos efeitos nocivos da poluição do ar.
7. Nível de ruído
Um purificador de ar é um aparelho que deve ser usado por mais tempo durante o dia e a noite. Mas, se fizer muito barulho, você evitará usá-lo tanto quanto for necessário. Embora os níveis de ruído do purificador de ar variem de acordo com as configurações do ventilador, há um nível de ruído padrão para cada configuração. Na configuração mais baixa do ventilador, o nível de ruído deve estar entre 20 a 40 dB e no nível mais alto do ventilador, o ruído mais alto que um purificador de ar deve produzir é entre 50 a 70 dB. Esses níveis são silenciosos o suficiente para proporcionar um ambiente tranquilo em sua casa, além de fornecer ar limpo para respirar também.
8. Disponibilidade de peças substituíveis
Muitas vezes acontece com os aparelhos que é difícil encontrar as peças de reposição em caso de qualquer problema de manutenção. A maioria dos aparelhos é produzida com vida útil artificial limitada. Após o término desta vida útil, os aparelhos ficam praticamente inutilizados se houver algum dano em alguma parte dele. Portanto, ao adquirir um purificador de ar, certifique-se de que suas peças substituíveis estejam disponíveis no mercado, caso você precise delas no futuro.
9. Consumo de energia
Cuidar do consumo de energia de seus eletrodomésticos é uma das coisas mais importantes. Isso ocorre porque, se você não for cuidadoso o suficiente, suas contas de eletricidade podem ser altas. Portanto, para controlar seus custos de consumo de energia, procure unidades que não usem mais de 100 watts, mesmo na configuração mais alta.
10. Custo de manutenção
A vida útil de um purificador de ar pode variar de alguns meses a anos. A vida útil do purificador de ar depende da tecnologia de filtragem utilizada e da contaminação do ar. Ao comprar um purificador de ar, considere o custo do purificador e o custo de manutenção que você pode ter que incorrer no futuro. Além disso, adicione o custo anual de substituição do filtro, considerando se o custo do purificador de ar será justificável de acordo com suas necessidades ou não. Certifique-se de observar também a garantia e a política de devolução do purificador de ar.
Conclusão
Ter um purificador de ar em sua casa é uma necessidade nos dias de hoje. Mas, antes de adquirir um purificador de ar, certifique-se de considerar todos os recursos que ele possui e os recursos que você precisa. Lembre-se de procurar os recursos obrigatórios mencionados acima para um purificador de ar. O purificador de ar certo manterá seu ar interno limpo sem sobrecarregar seu orçamento.