Se um telefone não responder ou estiver agindo de forma irregular, é possível que seu dispositivo tenha um vírus. Um celular com vírus pode deixar de fazer ligações, desligar sozinho ou fechar aplicativos inesperadamente, e isso pode ser frustrante. A maioria dos celulares básicos não corre o risco de contrair vírus, enquanto os celulares mais avançados, como smartphones, PDAs ou tablets, são mais suscetíveis a vírus de celular devido aos seus sistemas operacionais. Quanto mais complexo o telefone, mais oportunidades ele tem de contrair um vírus celular. Felizmente, você pode remover um vírus de um telefone celular e devolvê-lo ao funcionamento.
Identifique a ameaça
Etapa 1
Registre os sintomas do seu telefone que levam você a acreditar que um vírus infectou o dispositivo. Seja o mais específico possível. Inclua o que você estava fazendo no telefone quando os sintomas do vírus do telefone apareceram e uma lista de todas as alterações ou downloads recentes que você fez no dispositivo.
Etapa 2
Anote todas as mensagens de erro que aparecem no seu celular.
Etapa 3
Localize a marca e o modelo do seu dispositivo. Eles podem ser encontrados na parte de trás do telefone sob a bateria em um adesivo ou em "informações do telefone" no dispositivo.
Etapa 4
Procure a mensagem ou os sintomas de erro e o número do modelo do dispositivo no site do fabricante do telefone celular ou no site de suporte do seu provedor de serviços de celular.
Fazer backup de informações pessoais
Etapa 1
Baixe um programa de backup ou sincronização para o seu dispositivo. Eles estão disponíveis no fabricante do dispositivo ou no provedor de serviços de celular.
Etapa 2
Faça um backup de seus contatos, fotografias, músicas e vídeos. Salve esses itens em um cartão de memória ou com um cabo USB em um computador que não esteja infectado com vírus e esteja funcionando corretamente.
Etapa 3
Visualize ou localize arquivos depois que eles forem criados. Os itens de backup do seu provedor podem estar disponíveis em seu site após o login em sua conta pessoal. Certifique-se de que os itens importantes sejam copiados.
Livre-se do vírus
Etapa 1
Siga as instruções específicas do dispositivo para redefinir seu dispositivo. Isso retornará seu telefone a um status como novo e eliminará suas informações pessoais e o vírus. Esse processo às vezes é chamado de redefinição mestre do seu telefone celular.
Etapa 2
Ligue o dispositivo novamente e teste os sintomas do vírus do telefone celular.
Etapa 3
Reative seu telefone e comece a restaurar seus dados pessoais. Adicione itens pessoais ao dispositivo individualmente (primeiro contatos, depois fotografias, depois música etc.).
Etapa 4
Teste seu dispositivo quanto a sintomas recorrentes de vírus de telefone celular após restaurar cada item. Se os sintomas voltarem após a adição de um arquivo específico, ele pode estar corrompido e a origem do problema. Remova o item e não o restaure no telefone.
Dica
Baixe apenas programas e imagens de fontes confiáveis. Leia todas as análises de aplicativos antes de baixá-los.
Se você ligar para o suporte técnico, use um telefone diferente do infectado.
Aviso
A falha em fazer backup de informações pessoais antes de redefinir um telefone celular resulta em perda de informações.