Embora o Instituto Nacional do Câncer afirme que nenhum dado científico vincule de forma conclusiva o uso de telefones celulares ao câncer, muitos proprietários têm preocupações com dispositivos móveis e radiação. Um fone de ouvido com fio reduz significativamente a exposição à radiação; um fone de ouvido Bluetooth pode abaixá-lo ainda mais.
Telefones celulares e radiação
Todos os telefones celulares são minúsculos transmissores que produzem radiação na forma de ondas de rádio. Enquanto você fala ao telefone, sua cabeça e cérebro absorvem uma pequena quantidade dessa radiação. No entanto, a quantidade de exposição diminui bastante com a distância, e os acessórios ou fones de ouvido Bluetooth permitem que você coloque distância entre a cabeça e o telefone.
Dica
Observe que, ao contrário dos raios X e outros tipos de radiação, as ondas de rádio do seu celular são consideradas fracas demais para afetar diretamente sua saúde.
Sobre SAR
Nos testes, os cientistas usam um número chamado Taxa de Absorção Específica para medir a exposição à radiação de telefones celulares. Um SAR mais alto significa que a cabeça absorve mais radiação das ondas de rádio. Entre outros fatores, o SAR leva em consideração que apenas parte das ondas de rádio de um telefone celular são absorvidas pelo corpo humano; o resto vai para o ar com uma pequena porção atingindo a torre de celular.
Fone de ouvido com fio
De acordo com o Escritório Federal Suíço de Saúde Pública, o uso de um fone de ouvido com fio reduz os valores de SAR em 8 a 22 vezes. O fio que conecta o telefone ao fone de ouvido funciona como uma antena, levando uma pequena parte da energia do rádio até a cabeça; quando o cabo está próximo ao corpo, grande parte da radiação vai para o corpo onde seus efeitos são menos prejudiciais do que para a cabeça. Um pequeno dispositivo de metal chamado cordão de ferrite pode diminuir ainda mais o fator SAR. Quando deslizado para o fio, o grânulo retém parte da radiação antes de atingir o fone de ouvido.
Fone de ouvido Bluetooth
Um fone de ouvido Bluetooth substitui uma conexão com fio a um dispositivo móvel por um pequeno sinal de rádio. Além de eliminar emaranhados de fios, o Bluetooth reduz o SAR porque suas ondas de rádio transportam quantidades minúsculas de energia. Tal como acontece com um fone de ouvido com fio, você obtém o máximo benefício de um acessório Bluetooth quando o telefone está longe do seu corpo. Os testes mediram uma redução na SAR para fones de ouvido Bluetooth em até 34 vezes em comparação com segurar o telefone no ouvido. A redução exata de SAR depende do próprio acessório e das condições em que é usado.