As leis que regem a gravação de conversas telefônicas variam de acordo com o estado. Se você suspeitar que suas ligações estão sendo gravadas sem o seu consentimento, primeiro determine se o seu consentimento é legalmente exigido em seu estado. Determinar se uma chamada está sendo gravada pode ser difícil, pois as técnicas modernas de gravação digital deixam poucos rastros para os equipamentos eletrônicos identificarem. De acordo com o Comitê de Repórteres para a Imprensa Livre, "quase sempre é ilegal" que indivíduos gravem uma conversa da qual não fazem parte, não podem ouvir por meios normais e não têm permissão para gravar.
Etapa 1
Preste atenção às mensagens gravadas que antecedem sua ligação telefônica para uma empresa ou agência governamental, pois muitas divulgam que sua ligação pode ser gravada. Se você for alertado para a possibilidade de que a chamada possa ser gravada, assuma que será.
Etapa 2
Ouça o som de um sinal sonoro regular durante a chamada telefônica. Alguns estados exigem esse sinal sonoro para alertar os usuários do telefone de que uma gravação está em andamento.
Etapa 3
Observe quaisquer ruídos estalantes incomuns e recorrentes, cliques na linha ou breves rajadas de estática durante uma chamada. Estes são indicadores de que alguém está monitorando e possivelmente gravando a conversa.
Etapa 4
Pergunte à pessoa com quem você está falando se sua ligação está sendo gravada. Em alguns estados é crime gravar uma conversa sem alertar a outra parte sobre a chamada. Isso não é o mesmo que consentimento, o que significa que ambas as partes dão permissão para gravar. Significa simplesmente que a pessoa que está sendo gravada deve ser informada de que uma gravação está em andamento.