A tecnologia dos telefones celulares começou em 1843, quando um químico analítico chamado Michael Faraday começou a pesquisar o espaço para ver se ele poderia conduzir eletricidade. Avancemos para 2011, e o celular se tornou parte de nossas vidas diárias. Muito mais do que apenas um telefone, o celular continua a revolucionar a forma como nos comunicamos.
Supercomunicação
O principal objetivo do celular é manter as pessoas conectadas, independente da distância que as separa. Os telefones celulares, assim como os telefones tradicionais, permitem que você faça e receba chamadas. Ao contrário dos telefones tradicionais - como telefones públicos ou fixos - o celular é móvel, permitindo que você faça uma chamada enquanto estiver em movimento, desde que tenha bateria. Quando a bateria do celular acaba, o aparelho precisa ser recarregado. As cargas podem ser conectadas a qualquer tomada e também são portáteis. Antenas, transmissores e receptores foram montados em todo o mundo para criar uma rede celular, permitindo que os telefones celulares operem. Estes são muitas vezes referidos como torres de celular.
Mais do que conversa
Chamada em espera, secretárias eletrônicas integradas e chamadas de três vias, onde alguns dos recursos adicionais oferecidos pelos telefones tradicionais. Os telefones celulares têm tantos recursos adicionais que dificilmente podem ser chamados de telefones. Por exemplo, muitos celulares modernos podem ser equipados com a Internet, permitindo que os usuários naveguem na web ou verifiquem suas contas de e-mail em trânsito. Câmeras foram incorporadas aos telefones celulares, permitindo que os usuários capturem memórias e as enviem para amigos. Os entusiastas de videogames podem desfrutar de jogos em um celular. Os telefones celulares alteraram a maneira como nos comunicamos, com muitos usuários enviando mensagens de texto em vez de fazer chamadas. As mensagens de texto são ideais quando você precisa enviar uma informação rápida. No entanto, esses recursos adicionais são determinados pelo tipo de celular que você compra e pelo tipo de plano que você estabelece com a empresa de telefonia celular. Certifique-se de ler seu contrato com atenção, antes de assinar um plano de celular.
Segurança
O celular permite que qualquer pessoa em caso de emergência entre em contato com a ajuda que deseja imediatamente. Quem viaja longas distâncias deve sempre ter um celular totalmente carregado à mão, em caso de emergência. Em Cingapura, um desenvolvedor de celulares criou o celular EPI Life, que tem a capacidade de medir seu pulso e chamar uma ambulância para você, se necessário. Um receptor embutido verifica o pulso quando você aplica pressão do dedo nele. Os resultados são então enviados para um call center médico que funciona 24 horas por dia. O EPI Life tem um preço inicial estimado de $ 700, a partir de 2011.
Contatos
O celular funciona como uma biblioteca para todos os seus contatos mais importantes. Longe vão os dias de anotar os números de telefone de todos que você conhece em uma folha de papel. Esses números agora podem ser armazenados no celular e adicionados a uma lista de contatos. Os números armazenados podem ser apagados ou alterados em segundos. A lista de contatos - que você cria - inclui os nomes e números daqueles que você conhece. No entanto, se o celular for perdido ou danificado, esses contatos não poderão ser recuperados. Ter informações de contato armazenadas em outro lugar ainda pode ser uma boa ideia, afinal.