Plano de fundo
Dentro de um telefone celular, uma placa de circuito é um dos principais componentes, juntamente com várias outras seções individuais, como a tela de cristal líquido (LCD), antenas, microfone, bateria, alto-falante e teclado. A placa de circuito do telefone celular é considerada, para todos os efeitos, a área do cérebro do telefone. Ele roda todo o sistema. Existem vários componentes da placa de circuito que trabalham juntos para garantir o bom funcionamento do celular.
Chips de computador
Placas de circuito de telefone celular consistem em alguns chips de computador. Existem chips de computador de conversão digital para analógico e analógico para digital dentro da placa de circuito. Eles convertem os sinais de áudio que saem do analógico para o digital e, em seguida, convertem os sinais de áudio do digital de volta para o analógico. O processador de sinal digital da placa de circuito, que geralmente é classificado como tendo 40 MIPS (milhões de instruções por segundo) funciona para realizar cálculos de manipulação de sinal de maneira muito rápida. Ele lida com compressão e descompressão dos sinais.
Memória Flash e Chips ROM
A memória flash e os componentes ROM da placa de circuito do telefone celular servem como local de armazenamento para o telefone. Eles armazenam as opções personalizáveis do celular, assim como todo o sistema operacional. As seções de energia e radiofrequência da placa de circuito funcionam na recarga do telefone, bem como no gerenciamento de energia. Ele também controla várias centenas de canais FM. Os amplificadores de RF concentram-se nos sinais que entram e saem das antenas do telefone.
Microprocessador
O microprocessador é responsável por lidar com todas as tarefas que devem ser executadas pela área de exibição e teclado do celular. Ele também se concentra nos sinais de controle do telefone (de e para a estação base) e nas opções de comando. Ajuda a interligar todas as funções principais do teclado.