As câmeras de celular são divertidas e convenientes e muitas vezes oferecem a oportunidade de tirar uma foto quando você não teria uma câmera à mão. Às vezes, vale a pena manter e compartilhar essas fotos; nesse caso, convém fazer backup delas em um disco compacto. Usando um computador capaz de interagir com seu telefone celular, você pode mover suas fotos do telefone para um disco.
Etapa 1
Remova o cartão de mídia do telefone celular. O cartão de mídia é onde as fotos são salvas e geralmente fica em um slot na lateral ou na parte de trás do celular. Não toque nos contatos elétricos (o metal brilhante na parte de trás do cartão), pois a oleosidade da pele pode danificá-los e impedir a transferência adequada de dados.
Etapa 2
Coloque o cartão de mídia em um leitor de cartão de mídia. Existem leitores diferentes para cartões de mídia de tamanhos diferentes, mas você poderá encontrar o leitor apropriado em uma loja de eletrônicos ou em um fornecedor online como a Amazon.com.
Etapa 3
Conecte o leitor de cartão de mídia à entrada USB do computador. O computador deve reconhecer automaticamente o hardware, mas se isso não acontecer, pode ser necessário instalar drivers, que devem vir em CDs com a embalagem original no leitor de cartão. Drivers são simplesmente softwares que permitem que o computador se comunique com determinados dispositivos.
Etapa 4
Abra o cartão de mídia no menu Meu computador. Provavelmente será intitulado algo como "Disco removível (E:)", embora a letra da unidade possa variar dependendo de quantas unidades removíveis você já conectou.
Etapa 5
Abra a pasta que contém as imagens. Dependendo de como o cartão de mídia é formatado, a pasta pode ser chamada de "Mídia" ou "Imagens", mas pode ser outra coisa. Explore até encontrar uma pasta cheia de arquivos .jpg, pois esse é o tipo de arquivo mais comum para fotos de celular.
Etapa 6
Selecione as imagens desejadas. Você pode selecionar vários arquivos de uma vez mantendo pressionada a tecla CTRL e clicando.
Etapa 7
Copie os arquivos selecionados. Ou puxe "Copiar" no menu Arquivo ou pressione CTRL + C.
Etapa 8
Insira o CD gravável em branco na unidade de gravação de CD.
Etapa 9
Abra a unidade de CD através do menu Meu Computador. A unidade de CD deve ter um ícone de um CD próximo a ela e provavelmente será rotulada como unidade de "DVD-Ram" ou "CD-Ram".
Etapa 10
Cole os arquivos de imagem na unidade aberta. Selecione "Colar" no menu Arquivo ou pressione CTRL + V. Esse processo pode levar vários minutos, dependendo do número de arquivos; uma barra de progresso deve aparecer para mostrar quanto tempo resta no processo.
Etapa 11
Pressione o ícone "Gravar arquivos no CD" no canto superior esquerdo do menu da unidade. Isso iniciará o processo de escrita. Você pode querer desligar outros aplicativos que você não está usando para permitir uma escrita suave.
Etapa 12
Feche o CD quando o prompt aparecer perguntando se você deseja fazê-lo. Fechar o CD permitirá que você o visualize em outras máquinas. Manter o CD aberto permitirá que você grave mais arquivos no mesmo computador, mas não permitirá que você visualize os arquivos em outros computadores.
Dica
Ao selecionar os arquivos, você pode querer verificar o tamanho total da seleção para certificar-se de que caberá em um CD. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse em um dos arquivos selecionados e pressionar “Propriedades”. O menu Propriedades informará o tamanho total da seleção. A capacidade do disco deve ser impressa na frente em MB ou GB.