Os microfones estão em uso há mais de um século e são uma parte vital de quase todas as produções, de filmes a música e até produção de palco. Esses dispositivos captam o som e o transformam em um sinal eletrônico, que é então lido e emitido por alto-falantes ou gravado para uso posterior. Existem vários tipos de microfones, mas dois dos mais comuns são os condensadores e os dinâmicos.
Noções básicas
Você encontrará microfones condensadores e dinâmicos em muitas lojas de áudio ou eletrônicos. Embora possam parecer semelhantes, na verdade são muito diferentes não apenas em como funcionam, mas também em como são construídos e em que tipo de gravação de som podem ser mais adequados. Ambos os microfones condensadores e dinâmicos vêm com suas próprias vantagens e desvantagens.
Microfones Condensadores
Os microfones condensadores são considerados o tipo mais comum de microfone. Os microfones condensadores usam diafragmas, que são placas finas e membranosas, como uma placa em um capacitor. Uma tensão corre entre o capacitor e o diafragma, que se move para cima e para baixo à medida que as vibrações sonoras entram no microfone. A distância entre o diafragma e o capacitor é registrada através da carga eletrônica e é transmitida em som eletrônico.
Prós e contras dos microfones condensadores
Os microfones condensadores requerem uma bateria ou phantom power (energia externa usada em produções de áudio), pois uma tensão deve ser mantida constantemente entre o capacitor e o diafragma interno. Os microfones condensadores, devido à sua sensibilidade e velocidade, são adequados para produções em estúdio e para uso na produção de filmes.
Microfones dinâmicos
Microfones dinâmicos são um pouco mais complicados, pois usam indução eletromagnética para transmitir som. À medida que as vibrações sonoras entram em um microfone dinâmico, um diafragma vibra e salta uma bobina embutida no campo magnético de um ímã permanente, criando assim uma corrente que varia de acordo com o som que entra no microfone. Essa corrente variável reproduz o som eletronicamente à medida que é movido para uma saída como um alto-falante.
Prós e contras dos microfones dinâmicos
Os microfones dinâmicos geralmente não são tão precisos ou sensíveis quanto os microfones condensadores e, portanto, geralmente são inadequados para produções em estúdio ou trabalhos em filmes. No entanto, eles não precisam de bateria ou outra fonte de energia e são muito resistentes graças à sua construção 100% mecânica, permitindo que eles sofram muitos abusos e não se deteriorem em qualidade ao longo dos anos. Essa força torna os microfones dinâmicos uma escolha popular para shows ao vivo e outros eventos.