Receber um telefonema de assédio ou indesejada pode ser uma experiência assustadora. Você provavelmente vai querer saber quem fez a ligação, mesmo que seja apenas para evitar outra. Infelizmente, você pode ter que fazer algum trabalho braçal, independentemente de a chamada ter sido feita por uma linha telefônica de fio de cobre ou VoIP (Voice Over Internet Protocol).
Etapa 1
Anote a data e a hora da chamada. Se alguém estiver tentando assediá-lo, anote o que o interlocutor disser. Você precisará dessa informação ao apresentá-la à polícia.
Etapa 2
Use a função de identificação de chamadas em seu telefone. Pode fornecer uma leitura do número de telefone, mesmo que seja de um serviço VoIP.
Etapa 3
Disque "*69" no seu telefone. Um serviço automatizado informará as informações da última chamada, incluindo a hora e o número de telefone. Ele ainda rastreia as chamadas nas quais o chamador colocou um bloqueio em seu ID ou número de telefone.
Etapa 4
Entre em contato com sua companhia telefônica, que pode rastrear a identidade do chamador. No entanto, você pode ter que pagar uma taxa para iniciar este serviço.
Etapa 5
Examine sua conta de telefone. Você receberá detalhes sobre suas chamadas recebidas, incluindo datas, horários e números de telefone. Você pode usar esse número de telefone para identificar o chamador.
Etapa 6
Entre em contato com o departamento de polícia local. Explique que você iniciou um registro de rastreamento com sua companhia telefônica. Um investigador pode vir à sua casa para registrar um relatório. Com as informações da companhia telefônica, a polícia pode visitar o chamador e avisá-lo. Se ele infringiu a lei, ele pode enfrentar acusações criminais.
Dica
Você sempre pode colocar um bloqueio no número de telefone do chamador para evitar que a ligação dele chegue até você. O VOiP usa a Internet e outras redes IP para fazer chamadas. Skype, Phone Power, Via Talk e Vonage são alguns dos serviços VoIP mais populares.