A escuta de telefones para fins ilegais não terminou com Watergate. Na verdade, com o advento dos telefones celulares, ficou mais fácil do que nunca espionar as pessoas. Muitos aplicativos de software de telefone celular não autorizados permitem que as pessoas toquem em telefones celulares. Isso permite que estranhos ouçam chamadas telefônicas, recuperem mensagens de texto (mesmo que já tenham sido excluídas) e até determinem sua localização exata seguindo o GPS do seu telefone. Felizmente, federais e locais estão cientes desse problema, e existem várias maneiras de se proteger de ter seu celular grampeado.
Etapa 1
Desligue o celular sempre que não estiver usando. Isso impedirá que os espiões tenham acesso constante às suas mensagens de texto e registros de chamadas telefônicas. Muitos programas de spyware para telefones celulares impedem que você desligue o telefone, portanto, desligar o telefone também é uma boa maneira de determinar se o telefone foi grampeado.
Etapa 2
Desative o recurso Bluetooth do seu telefone quando não o estiver usando. Só aceite conexões Bluetooth de pessoas que você conhece. Além disso, desative sua conexão GPS quando não estiver usando, pois os espiões podem usar um software espião para rastrear sua localização física.
Etapa 3
Instale um software anti-spyware. Alguns sites, como Mobileshox.com, oferecem programas anti-spyware para download diretamente da Internet. Outras empresas, como a North Antivirus, oferecem programas antivírus e antispyware para computadores e celulares. Se você usa a Internet em seu celular, considere investir em ambos os tipos de software para proteção extra. Instale uma senha de segurança em seu telefone.
Etapa 4
Entre em contato com seu provedor de serviços móveis se os problemas de espionagem persistirem. Eles podem colocar seu próprio toque no telefone para rastrear possíveis espiões. Se necessário, peça ao seu provedor que limpe a memória do celular como precaução extra. Você também pode precisar trocar números ou telefones para ter certeza absoluta de que o problema foi resolvido.
Dica
A prevenção é a chave para se manter a salvo de espiões. Lembrar de desligar o celular quando não o estiver usando, instalar programas anti-spyware e não aceitar conexões Bluetooth de pessoas que você não conhece ajudará bastante a se proteger de espiões de celular.
Aviso
Ter seu celular grampeado pode ser psicologicamente traumático. Chamadas e mensagens estranhas ou indesejadas, não conseguir desligar o celular e a ideia de que estranhos estão ouvindo suas conversas – essas podem ser situações assustadoras. Esteja preparado para o estresse e a frustração ao tentar se livrar de espiões de celular.