>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> Telemóveis

Cabo de alto-falante XLR vs. Cabo de microfone XLR


Ambos compartilham um conector do tipo XLR comum, mas a anatomia dos cabos de microfone XLR versus os cabos de alto-falante XLR é fundamentalmente diferente. Não mais usados ​​para conexões de alto-falantes modernas, os conectores XLR são o padrão profissional para conexão de equipamentos de áudio de nível de microfone e linha. Como alguns modelos de alto-falantes e amplificadores mais antigos equipados com conectores XLR ainda estão em serviço, é importante usar o cabo correto para se adequar à aplicação para evitar danos ao som e ao equipamento.

Anatomia e uso do cabo de microfone


Cabo de microfone é um termo genérico para um cabo de áudio "balanceado". Este cabo relativamente fino de calibre 18 a 24 consiste em dois fios condutores - positivo e negativo - mais um fio terra blindado equipado com conectores XLR de três pinos para interconexão de componentes de áudio. Microfones, entradas de amplificadores de potência, mixers de som, equipamentos de modificação de som e alguns instrumentos musicais usam esse tipo de cabo quase que exclusivamente em aplicações profissionais. O cabo balanceado permite longas distâncias; nenhuma interferência eletrônica externa devido ao fio blindado e o conector XLR permite a correspondência universal de plugue e tomada. Esses dispositivos emitem baixas tensões para as quais o cabo balanceado de diâmetro fino é adequado.

Anatomia e uso do cabo do alto-falante


Cabo de alto-falante é um termo genérico para cabo de dois condutores não blindado - positivo e negativo - equipado com conectores correspondentes a uma saída de alto-falante do amplificador com conectores de entrada de alto-falante. Os amplificadores de potência são o último dispositivo de saída em qualquer cadeia de áudio e fornecem tensão de nível de alto-falante para os alto-falantes para serem convertidos em som. Esta tensão é maior do que a de outros dispositivos de áudio conectados, dispensando a necessidade de fio blindado, mas exigindo um cabo de diâmetro mais grosso de 16 a 12 gauge, do que o cabo balanceado. Como os cabos dos alto-falantes não são balanceados nem blindados, eles não são adequados para conexão de qualquer outro dispositivo, independentemente do conector. Os conectores XLR podem ser conectados para serem compatíveis com equipamentos mais antigos, mas a maioria dos alto-falantes e amplificadores emprega plugues de telefone de 1/4 de polegada, plugues "banana" ou o conector "Speakon" padrão da indústria.

Cabos de microfone para conexões de alto-falantes com alimentação


A única exceção para o uso de cabos de microfone XLR para conexões de alto-falante XLR é quando são empregados alto-falantes amplificados. Esses alto-falantes contêm amplificadores internos e fiação de alto-falante e, portanto, são considerados um dispositivo de nível de linha para o qual um cabo de microfone XLR padrão e balanceado é perfeitamente adequado. A maioria dos alto-falantes amplificados está equipada com um conector de entrada XLR balanceado, alguns incluindo um conector de 1/4 de polegada não balanceado adicional para uso com cabos de instrumentos musicais blindados para conexão direta de guitarras, teclados e outros equipamentos de nível de linha que exigem cabo não balanceado blindado. Alto-falantes energizados nunca devem ser conectados a outro dispositivo com cabo de alto-falante não blindado, pois a falta de blindagem produzirá zumbido audível e ruído de interferência de rádio em níveis de distração.

Perigos da substituição do cabo


O uso de cabos de alto-falante para conectar dispositivos de áudio de nível de microfone ou linha resultará em zumbido, ruído de interferência de rádio, operação inadequada ou não e danos ao equipamento em alguns casos. Conectar cabos de microfone a alto-falantes pode resultar em baixa saída de som (devido à incapacidade do cabo fino de transportar uma tensão de nível de alto-falante mais alta) e pode causar danos graves aos amplificadores. Sempre use etiquetas ou códigos de cores para identificar diferentes tipos de cabos que compartilham conectores comuns.