A crescente popularidade dos smartphones criou um grande mercado para programadores profissionais e amadores para criar aplicativos pequenos, inteligentes e visualmente atraentes. Centenas de milhares de aplicativos já estão disponíveis para dispositivos Android do Google. Escrever aplicativos Android normalmente envolve escrever o código na linguagem de programação Java usando o ambiente de desenvolvedor integrado Eclipse ou IDE. Se você é um programador experiente em Visual Basic, no entanto, existem outras maneiras de escrever aplicativos Android.
Visão geral do Visual Basic
A sorte da Microsoft começou na década de 1970 com seu interpretador Basic para o computador do kit Altair. A Microsoft fez melhorias contínuas em seu Basic nas décadas seguintes. O Visual Basic combinou o compilador Microsoft Basic com um IDE. Um programador de Visual Basic pode adicionar interface gráfica de usuário ou componentes de GUI, como menus, caixas de seleção, caixas de diálogo, caixas de rádio e caixas de listagem ao seu aplicativo com o clique de um mouse. Versões do Visual Basic até 6.0 compilaram fontes para código nativo Intel x86. Visual Basic compila código que funciona apenas com o .NET Common Language Runtime.
Xamarin para Visual Studio
A linguagem .NET C# e o CLR são funcionalmente semelhantes ao Java e à Java Virtual Machine. Os aplicativos Visual Basic, no entanto, não serão executados na JVM ou na Dalvik JVM do Google da mesma forma. A empresa de software Xamarin vende uma ferramenta para programadores C# que produz aplicativos Android usando o clone .NET sancionado pela Microsoft, Mono. Em 2013, o Xamarin também introduziu um plug-in do Visual Studio que oferece aos desenvolvedores do Visual Studio a capacidade de desenvolver aplicativos para dispositivos iOS e Android. O plug-in suporta construção, implantação e depuração em simuladores e dispositivos móveis.
Basic4android
Basic4android é um subconjunto comercial da linguagem Visual Basic baseado em Windows que apresenta um IDE, um editor visual gráfico, documentação interna, um depurador passo a passo e suporte para objetos. Basic4android compila seu código-fonte básico para bytecode de máquina virtual compatível com Dalvik. Basic4android também ajuda a criar pacotes de aplicativos Android ou arquivos APK para instalação simples no dispositivo Android do usuário. Basic4android suporta versões do Android 1.6 e superiores.
Linguagem simples do Google
Outra solução do tipo Visual Basic para Android é o compilador simples e sistema Runtime gratuito e de código aberto do Google. Simples não é uma linguagem de propósito geral completa, como Visual Basic ou mesmo Basic4android. O objetivo do Simple é produzir uma ferramenta de aplicativo Android que seja fácil de aprender e fácil de usar. Ao contrário do Basic4android, que é apenas Windows, o Simple funciona nos sistemas operacionais Mac OS X e Linux.