Os tipos mais comuns de telefones hoje são os smartphones que executam o sistema operacional iOS da Apple ou o sistema operacional Android do Google. Você só pode executar o iOS em iPhones da Apple quando se trata de telefones, mas o Android é executado em uma ampla variedade de tipos diferentes de telefones. Outros sistemas de telefones celulares sem capacidade para smartphones também estão disponíveis, embora tenham se tornado menos populares nos últimos anos.
Telefones inteligentes e telefones comuns
Hoje, os celulares são amplamente divididos em
smartphones e feature phones . Os smartphones geralmente são diferenciados por
interfaces de tela sensível ao toque, acesso rápido à Internet , uma ampla variedade de
aplicativos instaláveis e um corpo alto e largo, mas
fino . Eles provavelmente vieram para substituir os computadores desktop e laptop como ferramentas de computação dominantes de hoje.
Alguns aplicativos de software modernos de assinatura, como aplicativos de redes sociais do Facebook e Snap, aplicativos de namoro como Tinder e Bumble, aplicativos de carona como Uber e Lyft e aplicativos de música como Spotify e Apple Music, estão disponíveis exclusivamente, ou pelo menos amplamente utilizados , em telefones inteligentes.
A maioria dos feature phones atuais são
flip phones , que apresentam um telefone e um teclado de discagem que podem ser abertos com o movimento de uma mão, enquanto alguns são chamados de "
barra de chocolate ", que apresentam uma tela e um teclado sem tampa. Eles geralmente usam
botões físicos em vez de telas sensíveis ao toque. Os telefones inteligentes tornaram-se mais prevalentes nos últimos anos, em parte graças à sua ampla gama de recursos úteis, incluindo aplicativos de navegação, acesso a e-mail e navegação na Web de alta velocidade e aplicativos sociais populares. Ainda assim, embora os feature phones sejam ocasionalmente derivados como "telefones idiotas", eles mantêm seguidores fiéis pela
longa duração da bateria, interfaces simples, preços baixos e durabilidade. A maioria das operadoras de celular pode suportar smartphones e telefones comuns. Planos para feature phones geralmente são mais baratos.
Apple, iPhone e iOS
O sistema operacional iPhone da Apple está entre os sistemas operacionais de celular mais populares do mundo. Lançado pela primeira vez em 2007, ele introduziu ou ajudou a popularizar muitos dos recursos agora considerados padrão em smartphones, incluindo
uma interface de tela sensível ao toque com poucos ou nenhum botão físico , um
navegador da web comparáveis aos encontrados em computadores tradicionais e um
mercado de aplicativos onde os usuários podem comprar e baixar software de terceiros.
Aplicativos vendidos no mercado, conhecidos como
App Store , devem estar em conformidade com os padrões da Apple e receber a aprovação da empresa antes de serem oferecidos ao público.
O sistema operacional do iPhone, apelidado de
iOS , não é executado em uma longa lista de dispositivos móveis. Em vez disso, ele pode ser instalado apenas em iPhones e outros dispositivos Apple, incluindo o
iPad linha de tablet e
iPod Touch , que é semelhante a um iPhone, mas não possui recursos de chamada. Todos os três dispositivos são, de certa forma, descendentes do
iPod original, o popular tocador de música da Apple que se tornou o dispositivo de telefone pré-smart dominante para música portátil e apresentou ao mundo o podcast, uma forma de programa de rádio para download.
A Apple é conhecida por sua disposição de assumir riscos com a plataforma, incluindo a controversa
remoção de recursos como um fone de ouvido físico e uso de cabos de alimentação não compatíveis com celulares de outros fabricantes; introdução de telas e câmeras de alta resolução que mantinham os telefones caros; e lançando o caro iPhone X e outros dispositivos de última geração. Até agora, os aparelhos provaram ser um sucesso entre os consumidores, com a Apple entre as empresas mais valiosas do mundo e as fabricantes de celulares mais vendidas.
Dispositivos Google e Android
Quando se trata de sistemas operacionais móveis, o principal rival do iOS hoje é o
Android do Google sistema operacional, geralmente considerado o sistema operacional mais popular do mundo. Ao contrário do iOS, o
sistema operacional pode ser executado em vários dispositivos de vários fabricantes diferentes, sendo alguns dos telefones Android mais populares os fabricados pela
Samsung, LG e HTC . O Google produz alguns telefones próprios, como os da linha Pixel.
Os telefones Android estão disponíveis em uma variedade de preços e tamanhos diferentes, com um pouco mais de variedade do que está disponível para dispositivos Apple. Os dois sistemas operacionais funcionam de maneira bastante semelhante, permitindo que os usuários usem uma tela sensível ao toque para ativar e interagir com aplicativos instalados pela Internet em mercados de aplicativos. A
Google Play Store é o equivalente à App Store da Apple para Android, e muitos aplicativos estão disponíveis com recursos semelhantes ou idênticos em cada loja.
Alguns dispositivos Android também podem ser operados com uma
stylus , como o popular
Nota da Samsung série de telefones. Alguns, como os telefones Android atualmente fabricados pela BlackBerry, também vêm com um teclado físico.
Às vezes, os aplicativos Android também são compatíveis com alguns dispositivos Chromebook, que são laptops que executam um sistema operacional separado do Google.
A era do BlackBerry
A partir do início dos anos 2000, o
BlackBerry telefones começaram a abrir caminho para muitos dos recursos que os consumidores esperam dos smartphones iPhone e Android de hoje. Os dispositivos ofereciam não apenas chamadas, mas também acesso a vários aplicativos de produtividade e, talvez o mais importante para muitos usuários de negócios que os adotaram,
e-mail . Eles foram desenvolvidos por uma empresa canadense chamada Research in Motion, que mais tarde mudou seu nome para simplesmente BlackBerry.
Os telefones BlackBerry também suportavam um serviço de mensagens instantâneas chamado BlackBerry Messenger, ou BBM, um precursor das ferramentas de mensagens instantâneas atuais, como
iMessage da Apple, WhatsApp do Facebook e Google Hangouts . O BBM permitia que os usuários do BlackBerry se comunicassem, mesmo internacionalmente ou através de redes de celular, muitas vezes sem acrescentar nada às suas contas telefônicas. Tornou-se popular tanto entre os usuários corporativos dos dispositivos quanto aqueles que apenas desejam usá-los para se conectar com os amigos.
Os dispositivos também eram amados por muitos usuários por seus
pequenos teclados físicos , que possibilitou a digitação de e-mails e documentos com as duas mãos. Alguns também ofereciam um
trackball utilizável como um mouse ou trackpad em um computador tradicional. Dispositivos usando apenas telas sensíveis ao toque, lançados pela BlackBerry depois que os dispositivos Apple e Android começaram a se tornar mais populares, a maioria não era tão popular entre os usuários do BlackBerry.
Por fim, a linha BlackBerry começou a ficar atrás dos smartphones baseados em tela sensível ao toque quando se tratava de recursos e disponibilidade de aplicativos. Hoje, o BlackBerry tornou-se menos popular, mas a empresa canadense ainda oferece uma variedade de telefones com Android.
Tipos de telefones da Microsoft
O sistema operacional Windows da Microsoft tem sido dominante em computadores de mesa e laptops por décadas, mas a empresa lutou para se firmar quando chegou ao mundo dos telefones celulares.
A empresa produziu uma variedade de sistemas operacionais sob vários nomes que eram principalmente variações do
Windows Mobile e Windows Phone , e versões posteriores do sistema operacional receberam elogios de críticos e usuários por uma
interface baseada em blocos que era indiscutivelmente mais diferente do Android e do iOS do que os dois sistemas dominantes de smartphones são um do outro.
Mas, em comparação com o Android, os sistemas operacionais Windows nunca estiveram disponíveis em uma linha tão extensa de telefones, e a empresa
muitas vezes se esforçou para recrutar os criadores de aplicativos populares de terceiros para construir versões para seus sistemas, deixando os possíveis usuários sentindo que teriam que abandonar o software favorito para mudar para os telefones Windows.
Em 2017, a Microsoft anunciou que deixaria de lançar novos dispositivos com o
Windows 10 Mobile , sua versão mais recente do sistema operacional.