Os telefones celulares evoluíram rapidamente desde que os telefones celulares portáteis apareceram pela primeira vez na década de 1970. Hoje, um telefone de 1990 ou mesmo um do final da década de 1990 parece ridiculamente primitivo para as pessoas acostumadas a ver um smartphone rodando iOS ou Android. Geralmente, os telefones evoluíram para serem mais compactos, com maior duração da bateria e para permitir a adição de recursos além de fazer chamadas, como executar aplicativos e enviar mensagens de texto.
Linha do tempo da evolução dos telefones celulares
A Motorola lançou os primeiros grandes telefones celulares portáteis por volta de 1973. Esses aparelhos pesavam cerca de 900 gramas cada.
Desde então, os telefones celulares deixaram de ser dispositivos caros que complementam linhas fixas para trabalhadores e viajantes ocupados para os únicos telefones que muitas pessoas usam ou carregam. Eles passaram de dispositivos grandes e desajeitados com sinais ruins para instrumentos confiáveis que podem ser facilmente guardados no bolso ou na bolsa.
A indústria também fez mudanças na infraestrutura e políticas de telefonia celular, desde a introdução de planos de chamadas ilimitadas até a padronização de redes para que os telefones possam fazer roaming de um sistema de operadora para outro, muitas vezes sem incorrer em taxas ou perder chamadas.
Indo além da chamada
É fácil esquecer quando se pensa na evolução dos telefones celulares e na linha do tempo em que os recursos se desenvolveram, quão recentes são alguns atributos agora universais dos telefones celulares. O serviço de mensagens curtas, usado para mensagens de texto, não apareceu até 1992. Toques para download, usados para sinalizar uma chamada ou mensagem recebida, não estavam disponíveis até 1998. Emojis, essas representações de humor, alimentos e outros símbolos, não eram apresentado até o ano seguinte.
Os telefones com câmeras embutidas, outro recurso que moldou o mundo da fotografia e como entendemos os eventos atuais, surgiram a partir de 2000. O BlackBerry, um dos primeiros dispositivos amplamente usados que permitia às pessoas enviar e receber e-mails de um telefone, estreou em 1999, mudando a forma como as pessoas mantinham contato com colegas de trabalho fora do escritório.
iPhone e Android
Hoje, os modelos mais populares de telefones são os iPhones fabricados pela Apple e vários telefones que executam o sistema operacional Android do Google de fabricantes como Samsung, HTC e LG.
Ambos os tipos de telefone são considerados smartphones e permitem que os usuários instalem aplicativos de terceiros, como clientes de e-mail, processadores de texto, videogames e ferramentas de namoro. Eles geralmente incluem câmeras de alta qualidade que podem tirar fotos e vídeos atraentes para compartilhar nas mídias sociais, bem como aplicativos integrados para acessar a web, visualizar mapas interativos, enviar e receber e-mails e, claro, lidar com chamadas e textos. As redes de telefonia celular em evolução, agora muitas vezes executando a chamada tecnologia 4G e LTE, garantiram conexões rápidas à Internet em todo o mundo.
Os telefones inteligentes são computadores essencialmente poderosos por si só e, para muitas pessoas, eles podem substituir outros dispositivos, desde unidades de GPS independentes até laptops e telefones fixos.
Obviamente, como será a próxima iteração do celular, ainda não sabemos.