Lee Kun Hee Lee Kun-hee (9 de janeiro de 1942 a 25 de outubro de 2020) foi um magnata empresarial sul-coreano que presidiu o Grupo Samsung, o maior chaebol sul-coreano. Ele era o terceiro filho do fundador da Samsung, Lee Byung-chul. Lee Kun-hee nasceu em 9 de janeiro de 1942, em Daegu, Coreia do Sul. Ele se formou em economia pela Universidade Waseda em Tóquio, Japão, em 1965. Ele então ingressou no Grupo Samsung e rapidamente subiu na hierarquia, tornando-se presidente em 1987, após a morte de seu pai.
Sob a liderança de Lee Kun-hee, o Grupo Samsung deixou de ser uma pequena empresa familiar e passou a ser um gigante tecnológico global. Ele é creditado pela filosofia de "Nova Gestão" da Samsung, que enfatiza inovação, qualidade e satisfação do cliente. As receitas do Grupo Samsung aumentaram de US$ 8 bilhões em 1987 para US$ 200 bilhões em 2020.
Lee Kun-hee também foi um grande filantropo. Ele doou bilhões de dólares para diversas causas de caridade, incluindo educação, saúde e artes. Ele também fundou a Fundação Lee Kun-hee em 1996 para promover a cultura e as artes coreanas.
Lee Kun-hee morreu em 25 de outubro de 2020, aos 78 anos. Ele deixou sua esposa, Hong Ra-hee, e seus três filhos, Lee Jae-yong, Lee Boo-jin e Lee Seo-hyun.