O desenvolvimento de protocolos sem fio padrão facilitou muito o crescimento de conteúdo móvel ao redor do mundo . Anteriormente, cada operadora usou seu próprio sistema proprietário para a transmissão e exibição de conteúdo , forçando os criadores para atender a uma série de padrões diferentes para atingir os clientes . Padrões de colocar o ônus da personalização do fabricante, forçando-os a garantir que o seu hardware e sistemas podem interpretar páginas criadas com o padrão comum . Assim , os autores podem ter certeza de que qualquer usuário pode visualizar o seu conteúdo , não importa o dispositivo que eles usam.
WAP
O Wireless Application Protocol é uma plataforma originalmente concebido em final de 1990 para padronizar o conteúdo móvel. Ele originalmente apresentado uma versão modificada do HTML conhecido como Wireless Markup Language, e a capacidade de converter sites para esse formato em tempo real usando gateways de proxy. A versão 2.0 do padrão , no entanto , cair WML em favor de codificação padrão XHTML . WAP também envolve versões modificadas do UDP e TCP para transmissão de pacotes , conhecidos como WDP e WTP , respectivamente , que são melhor adaptados para lidar com a perda de pacotes comum para conexões sem fio ao invés do congestionamento de pacotes comum em conexões de Internet padrão. WAP se tornou a plataforma de escolha para o Reino Unido e Europa, mas caiu em desuso em quase todos os principais mercados .
I-mode
A protocolo de i-mode tornou-se o padrão para o conteúdo wireless no Japão logo após a ascensão do WAP. Além das versões modificadas usuais de TCP , UDP, e HTML, o sistema também possui um controle centralizado através de uma única interface, ea empresa NTT DoCoMo supervisiona todas as operações de gestão de conteúdo, controle e faturamento. Os usuários podem acessar o conteúdo de terceiros com seus dispositivos , mas apenas se os criadores têm modificado para atender os padrões de i -mode. A plataforma i-mode permanece sucesso no Japão e desfrutou de um breve período de popularidade em todo o mundo , mas hoje continua a ser uma plataforma de minoria em todos os lugares , exceto o seu país de origem.
Hoje
Enquanto WAP e i-mode ainda existem, o avanço dos smartphones e outros dispositivos reduziu a necessidade de contar com um padrão especializado para a visualização de conteúdo online sem fio . A maioria dos celulares agora simplesmente interpretar HTML como qualquer outro dispositivo seria , e os desenvolvedores da Web se adaptaram através da adopção de design de conteúdo leve para páginas móveis . Alguns aspectos do WAP sobreviver no mercado móvel de hoje , no entanto, porque o protocolo Multimedia Message Service , que permite aos usuários enviar mensagens de áudio e vídeo cresceu fora do padrão WAP.
Tecnologia eletrônica © [www.351231.com]