>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

Android 4.4 KitKat:aqui estão as funções ocultas


A maioria das funções relacionadas ao Android 4.4 já foram descobertas desde seu lançamento em 31 de outubro (o próprio ‘Dia das Bruxas’ do Google) e você pode ler a maioria delas em nosso detalhamento de recursos do KitKat. No entanto, o Google fez algumas mudanças e melhorias sob a superfície que não são visíveis à primeira vista, mas que têm um enorme efeito nos controles de smartphones e tablets. Hoje estamos apresentando a você essas funções ocultas.

Aplicativos com armazenamento otimizado


O Google reduziu bastante as demandas do sistema no armazenamento interno para que os dispositivos com 512 MB de RAM também funcionem super bem. Essa otimização para dispositivos de nível básico e intermediário não afeta apenas o sistema principal e aplicativos do Google, como Chrome ou YouTube, porque todos os aplicativos poderão tirar proveito disso. O Google disponibilizou uma nova interface (API) para desenvolvedores para que seus aplicativos possam funcionar com menos armazenamento interno de um dispositivo, além de desativar funções que consomem muita memória. Em termos de vigilância do consumo de memória, há uma opção do desenvolvedor na forma de um gráfico de uso de armazenamento chamado 'Estatísticas do processo'.

Isso significa que os aplicativos usarão os recursos já limitados com mais moderação, para que os dispositivos com menos armazenamento interno possam usar a versão adaptada com uma gama reduzida de funções ativas. Isso faz sentido para os desenvolvedores, pois eles poderão aprimorar a compatibilidade de seus aplicativos.

Melhor aparência, mais fluidez e visualização em tela cheia


Para uma impressão geral mais agradável, o Google atualizou a personalização das interfaces do usuário. Os desenvolvedores agora podem lucrar com uma linha totalmente nova de ajustes de design que os ajudarão a melhorar a aparência e o comportamento de seus aplicativos.

O modo de tela cheia (modo imersivo em tela cheia) permite ocultar os elementos do sistema durante a execução de aplicativos, como as barras de notificação e navegação, por exemplo. Graças a isso, o software se funde bem em segundo plano enquanto o conteúdo permanece visível por meio de barras. O nível de transparência pode ser ajustado individualmente pelos desenvolvedores.

As implicações dessa mudança são interfaces de aplicativos mais agradáveis, uma aparência mais unificada, uma melhor visão geral do conteúdo e mais espaço para alternâncias nas bordas da tela. O modo de tela cheia é especialmente importante para conteúdo visual e é ótimo para desenvolvedores que produzem aplicativos nos departamentos de fotos, vídeos, mapas, livros e jogos. Melhores transições e barras de sistema transparentes entram em vigor com todos os aplicativos.

Mais legendas de imagens unificadas


O Android 4.4 permite uma representação unificada em todo o sistema de legendas de imagens (legendas fechadas). O usuário pode ajustar o idioma de sua preferência, bem como o tamanho, a fonte e o local onde serão exibidos. Além disso, as cores de frente e de fundo podem ser ajustadas.

Isso criará uma experiência de usuário mais unificada, que é o objetivo final. Todos os aplicativos que usam legendas devem tê-las no mesmo estilo do Android 4.4. Eles aparecerão em aplicativos de vídeo com legendas, por exemplo, ou as legendas em aplicativos da web e revistas. A assistência operacional para pessoas com deficiência também achará as possibilidades globais de configuração bastante úteis.

Gerenciamento de arquivos centralizado


O Android 4.4 oferece um novo framework (Storage Access Framework) para a apresentação de todos os dados salvos em um dispositivo, seja um documento, uma foto ou um texto. A interface de usuário padronizada e simples unifica os vários aplicativos como Drive, Dropbox, a pasta de download e a galeria em um local central e mostra todos os dados em uma visão geral limpa.

A nova estrutura para aplicativos de gerenciamento ou armazenamento de dados é realmente útil para os desenvolvedores, pois eles poderão combinar seus aplicativos diretamente em um local centralizado de gerenciamento de arquivos. O usuário terá então uma melhor visão geral de seus arquivos e documentos, porque tudo agora está acessível através de uma interface e também pode ser gerenciado a partir dela.

Reconhecimento e contador de passos


O Android 4.4 inclui suporte nativo de uma nova dupla de sensores:reconhecimento de passos e contador de passos. Graças a esses sensores, os aplicativos serão notificados quando o usuário estiver andando, correndo ou subindo degraus. Esses novos elementos foram implementados na plataforma e no hardware, o que significa que os desenvolvedores não precisam cuidar disso sozinhos nem precisam programar seus próprios algoritmos.

O contador de passos será ótimo para o crescente número de aplicativos de fitness, como Moves ou Runtastic Pedometer, por exemplo. Por enquanto, o reconhecedor de passos e o contador estarão disponíveis apenas no Nexus 5.

Sensor infravermelho


Este ano, alguns smartphones chegaram com um sensor infravermelho (IR). O Android 4.4 oferece aos desenvolvedores uma API correspondente que permite programar aplicativos de controle remoto. A API permite que os aplicativos empreguem o sensor IR e enviem sinais.

Isso significa que cada smartphone com sensor infravermelho possui os recursos de controle remoto necessários. Com a nova API disponível com o Android 4.4, os desenvolvedores agora podem facilmente criar seus próprios aplicativos e usar o IR blaster, permitindo que os usuários empreguem seus smartphones com TVs, aparelhos de som ou até mesmo a porta da garagem!

Se você é um desenvolvedor, está satisfeito com essas mudanças? Você já colocou essas medidas em prática?