Bem, aqui está algo para se preocupar - ou intrigado -:se você tiver um Moto X, Moto G ou Moto E com um iniciador personalizado instalado, poderá acessar as configurações da Qualcomm anteriormente ocultas sem a necessidade de root. Embora isso possa ser legal para alguns, é uma grande falha de segurança para outros.
[U pdate:a Motorola comentou essas alegações em uma resposta oficial ao AndroidPIT.] As configurações ocultas da Qualcomm permitem que os usuários desativem sensores, definam limites de dados, desativem o armazenamento USB e muito mais. Embora esse buraco não seja considerado crítico pela Motorola (perguntamos), é definitivamente algo que vale a pena saber se você gosta de mexer ou tropeçar cegamente nas configurações do seu telefone. Se você já acidentalmente reformatou seu computador, é de vocês que estou falando.
Claro, demora um pouco para realmente chegar ao menu de configurações ocultas, mas esses tipos de opções geralmente exigem permissão de nível de raiz por um bom motivo. Afinal, o usuário que os descobriu o fez praticamente por acidente. Aparentemente, também é um problema particularmente da Motorola, pois o Android padrão no Nexus 5 com Nova ou Apex instalado não revela o mesmo menu. Nos dispositivos Moto, os lançadores personalizados misteriosamente permitem que o usuário ignore a segurança usual do sistema raiz para acessar determinados processos do sistema nativo, como aqueles associados à Qualcomm. Você pode ver como isso pode ficar confuso.
Claro, sabemos que alguns de vocês estão ansiosos para entrar nesse menu e brincar, então se você está confortável com as possíveis consequências, ou realmente quer apenas dar uma olhada, então aqui está o que você precisa fazer (você precisa ter o inicializador Apex ou Nova instalado no seu Moto primeiro).
Como acessar o menu de configurações ocultas da Qualcomm
1. Pressione e segure a tela inicial para abrir a janela de ações do iniciador.
2. Selecione Atalhos.
3. Na lista Atalhos, selecione Atividades.
4. Role a lista para baixo até ver as
com.qualcomm.qualcommsettings entrada. Toque nisso.
5. Agora você terá acesso às configurações do sistema Qualcomm.
Novamente, esteja avisado que mexer nessas configurações sem saber o que você está fazendo pode causar problemas. Teoricamente, qualquer aplicativo que possa fornecer um atalho para atividades é capaz de fornecer acesso a coisas às quais você não deseja ter acesso. Embora essas opções possam ser divertidas, elas também contêm possibilidades arriscadas geralmente restritas àqueles que as procuram especificamente. Tenha cuidado e ajuste com responsabilidade.
Atualização:em resposta ao AndroidPIT, a Motorola enviou a seguinte declaração sobre a violação de segurança: Você sabia sobre essa falha de segurança? Você já descobriu outros para o seu Moto?