Não estou brincando quando digo que há coisas no Android 5.0 Lollipop que vão literalmente mudar sua vida. OK, não estou falando de um despertar espiritual nem nada, mas eles vão mudar absolutamente a maneira como você sempre usou seu smartphone Android. Então, vamos mergulhar e dar uma olhada nos cinco melhores recursos do Android 5.0.
- Tudo o que você precisa saber sobre o Android 5.0 Lollipop
- Quando meu smartphone receberá o Android 5.0 Lollipop?
Bateria do Android 5.0
Não importa qual telefone você tenha, a duração da bateria provavelmente não é o que você gostaria. Quando o Android 5.0 chegar, mesmo que você não tenha um dispositivo Nexus ou Motorola rodando Android padrão, a duração da bateria do seu telefone vai melhorar drasticamente. Claro, muitos telefones Android já têm modos de economia de bateria, mas o Android 5.0 o incorpora no firmware Android padrão, fornecendo um nível de otimização de bateria com o qual os OEMs só podem sonhar.
- Duração da bateria do Android 5.0:tudo o que você precisa saber
Suspeito que você ainda obterá modos de economia de energia extrema ou ultra em cima do modo de estoque em dispositivos Samsung e HTC, por exemplo. Imagine que tipo de vida útil da bateria será possível com um Galaxy S5, otimizado com a tecnologia LucidLogix, executando o modo de economia de energia Ultra além dos aprimoramentos de bateria e otimizações de energia já no Android 5.0. A frequência com que você procura por tomadas elétricas está prestes a diminuir drasticamente.
Câmera Android 5.0
Há todo tipo de coisas novas acontecendo no Android 5.0 em relação à câmera, mas talvez a parte mais importante para o obturador médio seja que aplicativos de terceiros podem acessar dados de imagem RAW da câmera. Isso significa que você estará capturando dados de imagem no estilo DSLR sempre que tirar fotos em vez de um jpeg compactado.
- Baixe o aplicativo de câmera do Android 5.0 agora mesmo.
A mudança na forma como a câmera do Android 5.0 captura as informações significa que você pode exportar os dados RAW para um editor de imagens para algum trabalho criativo ou simplesmente convertê-lo em um jpeg enquanto define seus próprios parâmetros para um jpeg ainda melhor do que você obtém atualmente predefinição. Não subestime quão boa será essa mudança (se você se incomodar em fazer uso dela).
Android 5.0 Tap and Go
Os dias de transferência meticulosa de aplicativos, dados e arquivos para um novo telefone, apenas para ter que lidar com lançadores alternativos, configurações e personalizações da tela inicial (papéis de parede, ícones, pastas etc.) chega.
- O que é NFC e como funciona?
Com o Tap and Go, basta colocar o telefone antigo e o novo lado a lado e deixar o emparelhamento NFC e a transferência de dados Bluetooth fazer o trabalho por você. Seu telefone antigo se transportará magicamente para o seu novo telefone, economizando tempo, dores de cabeça e erros.
Segurança do Android 5.0
Esta é uma faca de dois gumes. A Samsung doou a plataforma de segurança Knox para o Google para inclusão no Android 5.0 para que o próprio Android seja mais atraente para as empresas com o sand box integrado sob a iniciativa Bring Your Own Device. Mas Knox não é só cerveja e boliche. Ou pirulitos e andróides, conforme o caso.
- Quer saber mais sobre o Knox da Samsung?
Knox significa duas coisas:que você pode usar com segurança um dispositivo para uso profissional e pessoal, porque o trabalho e o lazer são mantidos separadamente em seus próprios recipientes, com as duas faces do telefone nunca se encontrando de maneira desconfortável. Ligue o Knox para o seu dia de trabalho e desligue-o em casa. Mas Knox também significa que você encontrará problemas com contadores de garantia e flash se for o tipo de fã do Android que gosta de mexer no seu brinquedo.
Raiz do Android 5.0
O que me leva ao último ''recurso'' que mudará a forma como você usa seu telefone (estes dois últimos são reconhecidamente do lado mais sombrio do novo Android). Sob o novo sol do Android 5.0, fazer root no seu Android será muito mais difícil do que era antes e potencialmente até impossível.
- Os melhores aplicativos raiz para Android
O lendário desenvolvedor XDA Chainfire vem falando sobre raiz quebrada no Android L há muito tempo. Embora o desenvolvedor ainda tenha conseguido habilitar o root por meio de um kernel personalizado na última visualização L, não se sabe quantas alterações no SELinux chegarão ao código final do Android 5.0. Isso determinará quantas falhas de segurança restarão para os desenvolvedores explorarem para obter acesso no nível raiz. Se o script necessário para o root não puder mais ser executado na inicialização, encontraremos soluções alternativas ou teremos que dizer adeus aos privilégios de root?
Outros recursos do Android 5.0 que você deve conhecer
Se você quiser saber o que mais há de novo no Android 5.0, dê uma olhada abaixo para a minha cobertura original do que era então a prévia do desenvolvedor do Android L, como foi demonstrado no Google I/O em junho.
Projeto Android
O Android é um ecossistema em constante evolução e o mesmo pode ser dito dos princípios de design que o Google espera de quem faz uso de sua plataforma. Os aplicativos oficiais do Google estão sempre na vanguarda do que esperar de futuras versões do Android e fornecem um modelo para desenvolvedores e designers perspicazes para basear suas próprias revisões de interface. Este ano não é diferente, com um forte foco na melhoria do design em todo o Android. Por isso, já vimos visualizações no novo aplicativo do Google+ e outros vazamentos.
''Material Design'' é a nova linguagem de design que veremos no Android, na web e no desktop, e é divertida, colorida e mais plana do que nunca. No entanto, as sombras também são um elemento-chave da nova linguagem com novas opções para os desenvolvedores integrarem visualizações 3D com sombras em tempo real em seus aplicativos, permitindo camadas facilmente reconhecíveis de informações, guias e muito mais. O Android também tem uma revisão da fonte do sistema Roboto e todas as novas animações, incluindo feedback de toque. Animações entre aplicativos, atividades e telas podem ser feitas em toda a estrutura do Material Design e o tema Material será filtrado para os aplicativos do Google nos próximos meses.
Link para o vídeo
Há uma nova diretriz de design unificada para desenvolvedores disponível no site de design do Google. O uso de sombras pega elementos das pilhas de cartões do Google Now e os espalha por toda a interface, para que você possa ver, através do uso de sombras e camadas, que um elemento será animado sobre o outro quando você tocar nele, deslizar ou rolar até ele. Os efeitos são ótimos e as animações parecem suaves e criativas.
Notificações, multitarefa e acesso
As notificações agora estão disponíveis diretamente na tela de bloqueio. Como vimos com os vazamentos do Projeto Hera, notificações e alertas podem acessar instantaneamente o aplicativo relevante sem deixar o que você estava fazendo (deslizar o dedo descartará as notificações para que você possa continuar o que estava fazendo se estiver ocupado). Se você estiver usando um smartwatch, estiver em casa ou tiver configurado sua voz para ser reconhecida, seu smartphone pode ser mantido desbloqueado. As soon as you leave your ''unlocked'' space, stop speaking or remove your Bluetooth device, your smartphone will assume it should go into lockdown. ''Personal unlocking'' means you'll no longer need to endlessly enter your PIN or password every time you unlock your device.
ART runtime, graphics and battery optimizations
As we've known for a while now, ART is replacing Dalvik as the default runtime in the L release of Android. ART pre-compiles apps the first time you install them, so you'll be getting faster app launches every time, right from the beginning. ART also supports 64-bit processing. ART is reportedly twice the speed of Dalvik and will be an Android-supported update for all apps, costing app developers nothing at all to implement. There's also major improvements to graphics performance for hi-res gaming and impressive changes to battery demands through system-wide optimizations covered under the umbrella of Project Volta. A default battery saver in the L release will bring the same kinds of extreme power saving options we've been seeing on 2014's flagship devices to all Androids on the L release.
Google Play Services and security
Google Play Services updates ship every six weeks, meaning users always have the latest malware definitions, constant security patches and the long-awaited kill switch (although they never called it that specifically) so you can remotely disable or wipe your device if it is stolen. Google Play Services will now be the agent responsible for pushing security patches, rather than via firmware updates, meaning security will be much more responsive than it has been previously. The L release will also allow you to use your personal device at work, with built-in sandboxing (like we've seen in Samsung's Knox platform) to keep your personal and professional experiences separate, even within the same device. Universal Data Controls let you manage all of your app privacy settings in one place.
Android Wear and Google Fit
As expected, Android Wear and wearables at Google I/O.
Google Fit is a new set of APIs designed to take all kinds of data from your fitness apps and the sensors on your smartphone and wearable devices and centralize them in one place, so all of your fitness data is instantly accessible. Of course, you can also grant apps permission to access that data as well, so you can pick and choose amongst the variety of health manager apps available. Google is really taking the health aspect in Android L to new heights.
What are your thoughts on Android L? What other features do you want to see?