Os dados em cache são ótimos em teoria:permitem que aplicativos e o próprio Android obtenham informações rapidamente. É por isso que carregar um aplicativo da tela multitarefa é muito mais rápido do que executá-lo a partir do frio, porque o aplicativo já possui alguns dados úteis armazenados no cache prontos para serem acessados rapidamente. Veja como limpar o cache no Nexus 7 (2013).
- Dicas e truques do Nexus 7 (2013)
- Notícias da atualização do Android Nexus 7 (2013)
O cache nem sempre funciona como pretendido, porque código ruim, bugs, travamentos e reinicializações do sistema podem deixar os dados entupindo o cache e deixando seus aplicativos mais lentos em vez de acelerá-los. Veja como limpar o cache do seu Nexus 7 (2013) e começar de novo do zero.
Limpando o cache de um aplicativo
Cada aplicativo em seu Nexus 7 (2013) tem seu próprio cache onde armazena dados importantes para referência rápida. Se o cache ficar muito pesado ou dados corrompidos entrarem, isso pode se tornar mais um obstáculo do que uma ajuda, e é aí que entra a limpeza do cache.
Vá para a página Aplicativos em Configurações e toque em uma página de aplicativo individual - você pode ver quantos dados temporários do aplicativo são armazenados no cabeçalho Cache. Para se livrar dele, toque no botão Limpar Cache.
Você também pode optar por limpar os dados em cache de todos os aplicativos instalados de uma só vez. Vá para a seção Armazenamento do aplicativo Configurações e toque em Dados em cache - você será perguntado se deseja limpar o armazenamento de dados temporário de todos os aplicativos em seu Nexus 7 (2013), então toque em OK para confirmar.
Isso normalmente apagará dados temporários dentro de seus aplicativos - como onde você estava em uma lista de reprodução em um aplicativo de música - mas você não deve perder nada de significativo. Em alguns aplicativos, pode ser necessário reconfigurar uma ou duas configurações ou redefinir uma permissão que a limpeza do cache apagou.
Limpando o cache do sistema
Você também pode optar por limpar o cache do sistema, que tem a mesma finalidade de um cache de aplicativo, mas para o Android como um todo. O processo é um pouco mais complicado, mas é uma boa maneira de atualizar seu tablet sem perder nenhum dado e também é útil para solucionar problemas.
Desligue o tablet Nexus 7 (2013) e, em seguida, mantenha pressionados os botões Liga/Desliga e Diminuir volume para acessar o menu do carregador de inicialização (não se preocupe, não vamos fazer root no seu dispositivo ou quebrá-lo). Use os botões de volume para acessar o modo de recuperação e pressione Power para confirmar sua escolha.
Quando você chegar ao robô Android deitado de costas com a mensagem No command, pressione e segure Power e Volume Up por cerca de três segundos e solte o Volume Up. Escolha Wipe cache partition na lista de opções que aparece. Feito isso, selecione Reinicializar o sistema agora.
Se você instalou uma ROM personalizada em seu tablet, o processo será um pouco diferente - verifique a documentação fornecida com a ROM de sua escolha para obter instruções completas, mas deve haver alguma opção disponível para limpar o cache do sistema e fornecer ao seu Nexus 7 (2013) uma lousa limpa.