>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

Aplicativos gratuitos custam mais do que você pensa:veja como eles fazem isso


Todo mundo adora uma pechincha, e poucos de nós gostam de gastar dinheiro que não precisa. Não é de surpreender, então, que alguns dos aplicativos mais populares sejam gratuitos. Mas às vezes o gratuito não é realmente gratuito, e você pagará por esses aplicativos de outras maneiras. Outras maneiras de lixo. Vamos descobrir o verdadeiro custo de alguns aplicativos gratuitos.
  • Melhores aplicativos Android gratuitos de 2015
  • Como obter aplicativos pagos gratuitamente no Android

A coisa sobre os aplicativos é que os aplicativos são feitos por pessoas, e as pessoas têm que lidar com coisas como pagar aluguel, comprar macarrão e economizar para novos smartphones. Se essas pessoas não têm uma fonte alternativa de renda, isso significa que estão confiando em seus aplicativos para pagar as contas. Há apenas um problema com isso. As pessoas geralmente não gostam de pagar por aplicativos.

Os desenvolvedores precisam comer, então, se eles não podem ganhar dinheiro com a venda de seus aplicativos, eles precisam encontrar uma alternativa. Normalmente, essas alternativas significam veicular anúncios, oferecer compras no aplicativo ou se comportar mal. Todas essas coisas podem causar sérios danos ao seu telefone, à sua carteira ou a ambos.

1. Custo oculto de aplicativos gratuitos:baterias descarregadas


Já sabemos há algum tempo que aplicativos com anúncios tendem a usar mais energia do que aplicativos sem anúncios, porque, é claro, veicular anúncios envolve trabalho extra. Mas agora podemos calcular isso graças a William Halfond e pesquisadores do Rochester Institute of Technology, nos EUA, e da Queen’s University, no Canadá, que testaram os principais aplicativos do ano passado em um Samsung Galaxy S2 carregado de ferramentas de monitoramento.

O que eles encontraram foi interessante.

Os aplicativos suportados por anúncios não usaram apenas um pouco mais de energia. Eles usaram um monte:em média, 16% mais energia do que aplicativos sem anúncios. Em um telefone típico que reduziu a duração da bateria entre meia e dois terços de uma hora. Isso é bastante significativo quando as baterias do telefone ainda lutam para durar o dia todo. Não é apenas a veiculação de anúncios; um estudo anterior da Microsoft descobriu que, em um aplicativo como o Angry Birds, 45% da energia consumida era consumida por serviços de localização que determinavam o paradeiro do usuário para que pudesse decidir quais anúncios exibi-los.

2. Custo oculto de aplicativos gratuitos:desempenho patético


A segunda coisa que a pesquisa descobriu foi que os aplicativos financiados por anúncios tiveram um efeito notável no desempenho de um telefone. Quando um aplicativo está fazendo seu trabalho e exibindo anúncios no topo, isso exige mais do processador do seu telefone - e essa demanda extra representa uma média de 48% mais tempo de processamento, com uso de memória em 22% e utilização de CPU em 46%. Se o seu smartphone estiver com pouca memória, isso é um grande problema.

3. Custo oculto de aplicativos gratuitos:contas de big data


Os pesquisadores encontraram uma terceira área de preocupação, e essa área era o uso de dados. Em um PC de mesa com banda larga, os dados extras envolvidos na veiculação de anúncios realmente não importam, mas no celular - e especialmente no celular onde você paga por dados ou onde você tem um limite de dados que torna sua conexão inútil ou cara quando você atinge o limite - cada bit e byte conta. Os pesquisadores descobriram que os aplicativos com anúncios usavam até 100% mais dados do que os sem anúncios e, em média, usavam 79% mais dados de rede. Se seus filhos estão fazendo aquele “assista a este anúncio em vídeo para ganhar mais moedas” em um jogo, interrompa-os. Pare-os agora.

4. Custo oculto de aplicativos gratuitos:compras insanas no aplicativo


Isso é particularmente óbvio em aplicativos voltados para crianças, muitos dos quais são essencialmente inúteis sem gastar enormes quantias de dinheiro, mas os adultos também podem ser afetados. Existe algo mais irritante do que escolher o que você acha que é um aplicativo gratuito apenas para descobrir que os recursos que você realmente deseja estão por trás de um paywall?

5. Custo oculto de aplicativos gratuitos:malware e conexões secretas


Você conhece a rotina da Play Store:apesar de todas as suas alegrias, também está cheia de porcaria. Um novo estudo descrito no MIT Technology Review demonstra que parte dessa porcaria é uma porcaria profundamente perturbadora. Pesquisadores da Eurecom na França criaram ferramentas que podem ver a quais servidores os aplicativos estão se conectando em segredo e testaram essas ferramentas em 2.000 aplicativos da Play Store.

No total, os aplicativos se conectaram a 250.000 endereços distintos em quase 2.000 domínios diferentes. Por exemplo, um aplicativo, Music Volume EQ, conectado a quase 2.000 endereços de Internet distintos e 10% dos aplicativos testados conectados a mais de 500 URLs diferentes.

Se isso não for ruim o suficiente, quase 30% dos aplicativos se conectam a serviços de rastreamento de usuários - alguns se conectam a mais de 800 em um único aplicativo - e uma proporção pequena, mas significativa, conectada a sites de malware conhecidos. Muitas das conexões dos aplicativos testados podem ser perfeitamente razoáveis, mas claramente muitos deles não são.

Em suma, preferimos pagar por aplicativos sem anúncios do que correr o risco de desempenho reduzido, baterias morrendo e todos os nossos dados pessoais sendo enviados para os federais ou quem quer que Vladimir Putin tenha ocupado os telefones. O que você acha? O custo de alguns aplicativos gratuitos é muito alto? Você encontrou algum infrator em particular? Deixe-nos saber nos comentários.